sexta-feira, 2 de março de 2012

Gosto de ficar nervoso...

Antes de um jogo importante do SLBenfica fico sempre nervoso. Gosto dessa sensação, pois lembra-me que estou vivo e que vivo com paixão o SLBenfica. Felizmente paixão é o que não me falta na vida e as coisas que realmente gosto na vida, vivo-as com paixão.
O 1º ano que fui convidado pelo meu primo para comprar cativo no SLBenfica foi demasiado bom para eu conseguir antever o que se iria passar. Os festejos do título com Trappattoni devolveram-me a alegria de festejar um título como nunca havia festejado na vida. O último estava a caminho dos 11 anos e, apesar de me lembrar bem da festa que foi na escola, a realidade é que é muito diferente quando podemos pegar no carro e ir ao Marquês festejar com meio mundo. A tosga foi tal que não consegui ir ao Estádio esperar a equipa, tive que pedir para me levarem a casa. E não foi por não querer, foi mesmo por não conseguir. Foi, sem dúvida, a maior bebedeira da minha vida.
Na altura estava na faculdade e o stress dos exames e dos projetos era totalmente deixado à entrada da Porta 10. Esses e todos os problemas que pudessem existir, nunca entraram na Catedral. Não porque eu fizesse questão, mas porque quando era revistado pelos seguranças, sem eu me aperceber, havia sempre a pergunta: "Tem problemas?" E caso eu respondesse afirmativamente, seguia-se o pedido de "então deixe-os aqui sff, não pode entrar com isso para o Estádio."
Essa foi a principal razão porque ano após ano renovo o cativo. Porque a capacidade que eu encontro na Catedral de espairecer a cabeça é inexplicável. E o inexplicável só se explica através do inexplicável, e, é por isso, que o espairecer é conduzido pela paixão ao SLBenfica. É essa paixão que me faz vibrar e gritar com cada lance, como se dele fosse depender o destino do SLBenfica. É que no meu entender, vai mesmo... e não há conselhos de comprimidos debaixo da língua ou de "rapaz acalma-te" que me façam mudar de atitude ou de opinião.
Para amanhã estou particularmente nervoso por tudo o que aconteceu o ano passado e por saber as implicações que o jogo terá. Tal como já disse, não acredito minimamente que uma derrota amanhã possa permitir a conquista do título pelo SLBenfica. E não acredito porque se perdemos em casa contra o mais direto rival, então, é porque eles são melhores do que nós! E se são melhores, a classificação final assim o dirá. Não há espaço para vitórias morais. Nunca gostei delas e amanhã muito menos gostarei. Dou-a de bom grado aos portistas se assim o quiserem. Com um sorriso estampado na cara e o título de campeão em mente.
Se seguir a lógica dos jogos que vi este campeonato, o SLBenfica ganhará. Não por facciosismo, mas porque na minha cabeça a lógica que surge assim o diz. Empatámos em terreno adversário, passámos a Champions e eles não, num grupo bem mais difícil do que o deles. Em primeiro lugar! Temos 3 derrotas desde Agosto! Eles não sei quantas já têm... ganhámos os jogos TODOS em casa relativos ao Campeonato. O único que não sofremos golos foi contra o SCP, pelo que, seria engraçado e peculiar que o mesmo acontecesse apenas contra FCPorto e SCBraga. O FCPorto não jogou bem ainda esta época. O SLBenfica já e por várias vezes foi arrasador...nós temos JJesus, eles têm Vitor Pereira...nós temos Luisão e Garay, eles têm Rolando e Maicon...nós temos o Super Maxi, eles o Sapunaru...nós temos o Emerson, eles o Álvaro...pois...o Álvaro Pereira...OK, 4-1. O trio de meio-campo do FCP é um luxo. O nosso também...sinceramente não consigo colocar Javi atrás de Fernando, Witsel atrás de Moutinho ou Aimar atrás de Lucho... temos Gaitan (o génio, não o displicente!) e eles Hulk. Temos o maluco do Nolito e eles têm o James. Temos Cardozo e eles o Janko (5-1 aqui!). Temos o Rei Artur e eles o Helton elástico...muito equilíbrio... resultado final: 6-1 -> Rodrigo marca um saído do banco...olha 6-1...não foram eles que...pois...mais uma razão...

Grande parte do segredo para o jogo de amanhã estará em tapar as peças-chave da equipa adversária. O SLBenfica tem que conseguir jogar com um extremo direito que acompanhe as subidas de Álvaro Pereira - que falta faz Ruben Amorim para este jogo...FDSSS...e depois tapar as saídas de bola a partir do trio do meio-campo. Jesus que se relembre do que fez o ano passado no dragão para a Taça. Desta vez, colocaria o "Nolito passado dos carretos" a cobrir a saída de bola para o Fernando, com Cardozo a encostar na esquerda entre Maicon e Sapunaru. Dali não vem perigo...Gaitan na direita desde que estivesse disposto a defender até cá abaixo quando Álvaro Pereira subisse. Aimar a cobrir Moutinho e Witsel a cobrir Lucho. Javi para as dobras todas para não variar. Assim ganharíamos o meio-campo e recuperaríamos muitas bolas logo no meio-campo ofensivo. Lembro-me de um belo jogo que o CFOsBelenenses fez contra o SportingCP este ano. Mérito do treinador? Sim. Muito! Principalmente quando percebeu que se tapasse todas as linhas de passe ao Capitão América, este iria começar a subir com a bola até errar um passe. O papel de Capitão América no filme de amanhã tem que ser desempenhado por Maicon. Apenas o final do filme será diferente. Não ganhará a equipa do Capitão América...

Amanhã acabarei o trabalho cedo e seguirei viagem para Lisboa. Irei ao final da tarde para as roulottes do alto dos moinhos e começarei a malhar imperiais. Não muito cedo porque com os nervos com que vou estar, as imperiais iriam escorregar que nem enguias impedindo-me de ver o jogo sóbrio e, o espetáculo que vai ser, quero vê-lo sóbrio. Afinal de contas, não é todos os dias que se vê o SLBenfica a espetar 4 secos ao FCPorto...é esse o meu prognóstico movido a paixão e nervos. Irracional. Como o futebol tem que ser vivido (no bom sentido pois claro...). Cardozo 3 e Rodrigo 1 (com apenas 1-0 ao intervalo por Tacuara). Um último aviso para o gang que compra o bilhete que dá direito apenas a ver 85 minutos de jogo. Não façam isso amanhã porque senão vão para casa sem saber que afinal foram 4...4 golos e "4" pontos de distância para o FCPorto.

Para terminar, quero ver o estádio inteiro assim:


Força SLBenfica, vence por nós!

Um comentário:

  1. Eu acredito!!!

    E se esse cântico estiver a troar pelo estádio aos 85 minutos, com o Benfica a vencer, eu vou chorar porque esta semana tem sido demais...

    Carrega Benfica!!!!

    ResponderExcluir