quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jorge Jesus

Começo este post por afirmar que sou um acérrimo defensor de Jorge Jesus. Sempre preferi um treinador que falasse com o coração do que um que fosse politicamente correto e que não cometesse erros de português. Não me interessam as biqueiradas na gramática ou a arrogância com que afirma que é um dos melhores do mundo, até porque concordo com esta afirmação.

Desde há anos que vejo o futebol de uma forma completamente diferente e isso deve-se ao blog lateral-esquerdo. Parece que se me abriu um novo mundo de futebol. O que aí é dito tem uma base de sustentação infinitamente superior a qualquer outra argumentação que eu tivesse utilizado anteriormente numa conversa sobre futebol. Foi também devido a muita leitura e observação de futebol que hoje consigo saber (ou pelo menos acho que sei) bastante mais do que sabia.

Tudo isto é para chamar a atenção sobre quem é Jorge Jesus - um treinador que fala a linguagem dos jogadores, que trabalha 24 x 7, com ideias próprias que são desconhecidas para 99% dos  treinadores. Sim, porque (tal como o próprio diz) o que ele ensina não se aprende na universidade. O que ele diz resulta da prática e do estudo de não sei quantos anos de carreira como jogador e como treinador.

Com Jorge Jesus, um jogador treina todos os dias com um mister que lhe ensina coisas novas e o obriga a uma superação diária. Se esse jogador passa para as mãos de um treinador que sabe menos que aquilo que o próprio jogador já aprendeu então a motivação desce para níveis catastróficos. Foi isso que aconteceu em várias equipas que tinham um treinador de excelência e passaram a ter um treinador “apenas bom". Lembro-me das equipas de Mourinho, e também do Barcelona após a saída do guru catalão, mas também me lembro do FCP de Vítor Pereira. Não é que Paulo Fonseca fosse um mau treinador mas a cultura tática e as capacidades de leitura do jogo e do adversário de Vítor Pereira são efetivamente gigantes, enquanto que as de Paulo Fonseca serão “apenas boas". Sem dúvida que os jogadores sentem a diferença. Os jogadores do Benfica também a sentirão no dia em que JJ abandonar a Luz.

Este ano o Benfica tem um plantel que não tem ainda um grande conhecimento do jogo. Tal como não tinham os jogadores mais antigos antes de JJ chegar. É necessário dar tempo a JJ para ensinar estes novos jogadores. Por alguma razão eles não saltam do banco em jogos mais importantes: porque o seu conhecimento tático e do modelo de jogo da equipa ainda é reduzido. Claro que poderiam entrar e resolver um jogo, mas a probabilidade de o resolverem contra a sua própria equipa seria ainda maior. O modelo que JJ defende vive de equlíbrios delicados e obriga a uma disciplina tática imensa. Podia não ser assim, mas é. E eu gosto.

Claro que os reforços deviam ter chegado mais cedo para terem tempo de assimilar os novos conceitos, claro que JJ comete erros... Há muitas coisas que são claras. Tal como claras são as explicações para algumas dessas opções.

O afirmar que uma opção foi certa ou errada é feita à posteriori e depende, quanto a mim, do facto de ter ou não aproximado a equipa do sucesso; no entanto, outra coisa é se a opção fazia ou não sentido à partida. E aí sim, o treinador deve ser criticado.

Aguardo por comentários que demonstrem este último caso, ou seja, que situações para vocês é que à partida eram claramente erradas e sem justificação?

Gostaria também que me indicassem nomes de treinadores, dentro do alcance financeiro do Benfica,  que estejam pelo menos no mesmo patamar de Jorge Jesus e que o poderiam substituir.

5 comentários:

  1. Fácil... Situações que eram claramente erradas e sem justificação, nenhuma!! O JJ é que trabalha diariamente com os jogadores e ele saberá coisas que ninguém sabe... a única que me deixa um amargo e a permanência de pizzi em detrimento de Bernardo Silva, mas lá está ele saberá e terem planos para os 2 que desconhecemos.
    Treinador para o substituir... só se fosse Vítor Pereira, mas lá está...

    ResponderExcluir
  2. Ponto prévio: fui a favor da renovação de JJ na época em que perdemos tudo, 2012/13. Acho que é importante frisar isto para se perceber um pouco sobre o que se acredita ou não na pessoa em questão. Adiante.
    Para te responder à primeira questão, temos de saber na íntegra quem decide as contratações para o Benfica. Se é, única e exclusivamente, JJ, então apresenta lacunas graves no que respeita a analisar o potencial dos jogadores, tal a quantidade de entulho que entra no Benfica todos os anos. É um desperdício brutal de €! No entanto, é notório que o homem tem uma capacidade tremenda de potenciar jogadores. A nível de Recursos Humanos, é um desaparecer de jogadores de umas para outras épocas, que é surreal. Porquê?! Porque apostou-se em gajos que não valem um cú.
    Quanto à segunda questão, a minha escolha, sem pensar duas vezes, seria esta: Frank de Boer.

    Acho que JJ, quando defendeu que seria sempre ele a definir a estrutura, devia ser antes mais uma pessoa na estrutura. E que, acima dele, devia ter alguém que efectivamente percebesse de gestão, de negócio e que se fizesse acompanhar de uma ou mais pessoas com grande capacidade para detectar talentos.
    Talvez assim, perante um plantel formado e sem possibilidade de ser alterado, mais surpresas agradáveis fossem aparecendo, do que aquelas que aparecem por necessidade. Como no ano passado, Oblak e Rodrigo.
    Bom post.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. concordo com o post! Sou tb defensor de JJ pela exigencia que ele faz a todos os que trabalham com ele e porque consegue assim retirar o maximo de todos os que trabalham com ele!Sou um dos sortudos que já pode ver o centro de estagios por dentro e saber de varias coisas que se passam lá dentro,por isso vos digo JJ é o lider! Alguem para o substituir? Ronald Koeman,ou Michel preud-home! situaçoes erradas e sem justificação?Esqueçam lá isso...Ele nao brinca em serviço, agora a bola é redonda e por vezes falhas imcompreensiveis de certos jogadores deitam por terra qualquer estrategia!
    Quanto ao Rusty e ao seu comentario permita-me que nao esteja de acordo consigo em algumas coisas que disse: JJ não é o gestor de negocios de jogadores, desde que SAD, fundos etc entraram no mundo do futebol esta coisa passou a ser impressionante... Sim é verdade que JJ manda listas de jogadores que poderão servir ao SLB,mas nao tem culpa que lhe comprem a 5ª opção para medio ofensivo por exemplo, por ser do empresario x ou y, ou fundo A ou B, e que por vezes o clube para fazer uma compra se veja obrigado a comprar por arrasto mais um ou dois jogadores, que efectivamente nunca vão chegar a ter lugar no SLB!Lembram-se de Di Maria?veio um rapaz com ele de nome Andres dias?onde anda? eram do mesmo empresario... Mas há mais,há muitos mais e isso é feito em muito clubes por este mundo fora principalmente em clubes que precisam de bons jogadores... repararam no Mitrovic?o central? veio com quem do mesmo empresario? A malta adepta tem que estar atenta aos jogos de bastidores e esquecer a comunicaçao social que so manda farpas....Por falar em Bernardo Silva, sabem que o paizinho foi armar banzé ao Estadio da luz e perguntar se o filho ia ser titular ou nao esta época?Porque se nao fosse titular queria exigia que fosse emprestado ou vendido?Pois....por vezes quando não se sabe do que está por trás atira-se pedras,mas a meu ver a direcção e o JJ tomaram a atitude correta, porque ceder aos caprichos dos papás dos jogadores,já lá vai o tempo e vamos ver se não queimou o filho com essa postura! O pai do Dier fez o mesmo no sporting,foi vendido...Lembram-se do Moreira? Guarda redes formado no SLB e que muitos achavam que devia ser titular? pois tambem teve que ser posto a andar,pois a qualidade como se viu depois nao era assim tanta como a imprensa amiga dele(porque ele foi apanhado a bufar-se para a CS) apregoava...É tudo muito giro,mas quem está lá dentro é que sabe! E acho bem que seja assim!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com muita coisa sobre o JJ.

    Quanto aos erros não vou apontar nada pois não sou arrogante e não me vou arrogar possuir conhecimentos que não tenho, para o fazer.

    Só se devem apontar erros quando conhecemos tudo o que levou uma pessoa a tomar uma determinada decisão. Como não tenho prefiro não ter opinião. Não quero aumentar o ruído feito pela CS e por adeptos dementes que já é demasiado.
    "Melhor estar calado e passar por tolo do que falar e confirmar isso"!

    Além disso quem sou eu para apontar erros a uma pessoa que sabe muito mais do que eu sobre essa matéria?

    Acho de muito mau gosto estarmos já a fazer o papel de fdp, indicando nomes de treinadores quando ainda temos muito para conquistar este ano, quando não sabemos se JJ fica para o ano, que eu espero que sim, dando munições aos fdp da CS e aos desmiolados dos adeptos para irão começar já a especular tentando criar instabilidade no clube para nos impedir de ganhar o que temos ainda para ganhar esta ano, que é muito!

    Temos de ser mais espertos do que isso! Só unidos podemos vencer e não é começando já a especular sobre um eventual futuro treinador que se unem as tropas! Acho até que é um sinal de traição ao nosso treinador que tem de ser apoiado SEMPRE!

    ResponderExcluir
  5. Quamanho, o Bernardo fez força para sair. Adoro o puto, acho que pode vir a ser dos melhores do mundo mas parece que o papá o anda a tramar...
    Rusty, quanto aos negócios o nonickname já te respondeu...quanto ao Rodrigo e Oblak é bom relembrar que o Cardozo salvava-nos os jogos quase todos nessa altura e o Artur manter-se a titular é o q realmente não entendo...tal como Emerson por ex. Quanto ao Frank de Boer não conheço em pormenor o trabalho dele.
    Nonickname só não concordo com esses 2 nomes (Koeman então era penoso o q ele fazia...)...era um tremendo passo atrás (apesar do Saint Michel ter sido o melhor GR que vi atuar e ter imensa estima por ele enquanto pessoa). Obrigado por tanta info :)
    Manuel, como deves calcular, por mim o JJ passará muitos anos no Benfica. Pelo menos enquanto for a melhor opção para o clube como penso que é neste momento (e q também defendi mesmo após termos perdido tudo). É só para os energúmenos que passam a vida a dizer mal do treinador (seja ele quem for!) e a lançar nomes para cima da mesa. -> claro que todos temos o direito a criticar, mas há aqueles q criticam sempre...e esses é q me chateiam...

    ResponderExcluir