quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bayer - Benfica

Lembro-me bem da última vez que jogámos contra esta equipa pois foi a equipa mais difícil que defrontámos esse ano na Liga Europa (à 2 anos). Apenas conseguimos ganhar os 2 jogos graças a um trabalho tático estupendo de Jorge Jesus, que conseguiu transmitir à equipa exatamente aquilo que ela podia ou não fazer. Este ano o treinador é outro mas mantém-se grande parte dos jogadores, bem como da ideia de jogo. O melhor do Bayer continuam a ser os ataques (onde coloca muitos jogadores na frente) e o início da transição defensiva, conseguindo aqui recuperar muitas bolas na 1ª zona de pressão e daí originar situações de muito perigo. Obviamente que quando esta 1ª zona de pressão é batida não têm um JJ no banco para lhes ensinar a defender 2x2, 3x3 ou mesmo 2x3 ou 3x4. Aqui poderá ser o 1º ponto onde poderemos tirar vantagem: o Bayer vai querer atacar desde início e com muita gente, podendo o Benfica alcançar a vantagem com uma transição rápida; artistas para sair daquela pressão temos e muitos... para além disto, outras das desvantagens, a meu ver, do Bayer é a defesa HxH que faz nos lances de bola parada; aqui o Benfica poderá tirar partido de uma das suas típicas jogadas de bola lançada para o 2º poste para um central que devolve para o meio para alguém finalizar. Será importantíssimo o Benfica não se encontrar nunca em desvantagem no marcador para que possa tirar partido das maiores fragilidades do Bayer.
Preocupações relativamente ao Benfica são as mesmas de sempre... Jardel com a bola no pé e a passar, e o ainda não entendimento global do que lhe é pedido por parte de Samaris.
11 para hoje:
Júlio César; André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu; Samaris, Enzo, Gaitan, Ola John, Sálvio; Lima;
É importante ganhar, mas é muito importante pontuar.

3 comentários:

  1. É um onze possível num sistema que defendo, sobretudo, em jogos de grau de dificuldade superior. Mas, o nosso amigo Jota Jota não deve ir na conversa e não deve mexer no seu 4-4-2!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa análise Bruno. Gosto muito desse 11, mas parece-me pouco provável... veremos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fuck... foi mau demais...crónica pra breve...

    ResponderExcluir