sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Tens coragem de prever?

Gosto de reparar nos adeptos que são radicais e “oscilantes” nas suas apreciações. Dizem: "Eu já sabia que isto ia acontecer porque o jogador/treinador x é muito mau! Não presta mesmo para nada!". Passados uns dias o x tem um bom desempenho e então já lhes parece espetacular e fantástico! Trata-se do típico adepto que tem o melhor treinador do mundo quando ganha e o pior do mundo quando perde.

Gosto de reparar neles porque me sinalizam imediatamente que não vou ser capaz de ter uma conversa com eles. Porque eu não acredito no mau hoje e bom amanhã. Acredito no trabalho que é realizado, ou seja, acredito no processo.

Por detrás de um resultado, existe sempre um processo que permitiu chegar a esse resultado. Claro que o conhecimento do processo não é por si condição suficiente para adivinhar o desfecho final pois, no futebol, existem muitas variáveis que influenciam os acontecimentos.

No entanto, o processo marca toda a diferença. Uma equipa com um mau processo, até pode ganhar muitos jogos seguidos mas jamais conseguirá ser campeã (a não ser que todos os outros tenham processos igualmente maus; lembram-se do Boavista?). Já uma equipa que tenha um processo bom, ou mesmo espetacular, não garantirá o título nacional (especialmente se houver várias equipas com processos igualmente espetaculares; lembram-se de 2011/2012 e 2012/2013?). Mas quem tiver um processo melhor do que os outros estará mais perto de conquistar o que pretende.

Pensemos num processo da agricultura (da qual não percebo nada). Suponha-se que há dois agricultores: um deles trata todos os dias da sua árvore e o outro deixa-a abandonada. Na época da recolha da fruta, não é certo que o primeiro recolha mais frutos do que o segundo (a terra do segundo pode ser melhor, a chuva pode ter caído na medida certa, pode ter tido a sorte de não ter tido nenhuma infestação, etc.). No entanto, se pensarmos a médio e longo prazo podemos afirmar que o primeiro agricultor irá sempre melhorar os seus resultados e acabará por recolher mais e melhores frutos. Porque um bom processo não dá garantia da recolha de frutos imediata, mas garante-nos que acabaremos por recolhê-los, em função da intensidade e inteligência do trabalho realizado. A lei dos grandes números ajuda a perceber esta tese.

Quem observa de fora, não consegue ter a perceção global do processo, apenas pode inferir algumas coisas, olhando para os acontecimentos observáveis. Assim sendo, hoje é a minha vez de, depois de ter tentado perceber o processo, tentar adivinhar alguns resultados finais.

Aqui vai:
1 - Portugal vai ganhar na Dinamarca.
2 - Se jogarem os “onzes” normais, o Sporting será eliminado da Taça de Portugal pelo FCP.  Bruno de Carvalho disse que esperava não sair morto do dragão: errou, vai sair morto pelo menos para esta competição; menos uma para não sobrecarregar o calendário.
3 - Daqui a três jornadas haverá pelo menos um candidato ao título que terá reforçado ou reduzido em muito as suas possibilidades de ganhar o campeonato (nessa altura explicarei quem é o quê).

Deixo um desafio ao leitor!  Se as minhas previsões te parecem erradas, regista aqui as tuas (usa o zona dos comentários) e depois, se tiveres acertado (e só se tiveres acertado!) podes vir aqui gozar comigo. :)

3 comentários:

  1. Bom texto e subscrevo!

    Quanto às tuas previsões, tenho algumas dúvidas no primeiro ponto. No segundo, sou da mesma opinião do que tu. No último, fico a aguardar o teu próximo texto!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o blog... e gostei.

    Vou colocar o link no xuto e espero retribuição.

    Saudações benfiquistas

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que gostaste xuto na xinxa! Blog adicionado!
    Abraço!

    ResponderExcluir