sexta-feira, 30 de março de 2012

Vamos tornar as coisas claras...

  1. Javi não é central.
  2. Matic não é trinco.
  3. Tu, JJesus, não és parvo.
Conclusão: metes o Javi a central e eu parto-te a boca toda ainda antes do jogo começar! Fds não compliques pah!!!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Será a cabeça ou o coração?

Antes do jogo com o Chelsea se me dissessem que o SLBenfica ia perder 1-0 em casa, teria dito peremptoriamente que a eliminatória teria ficado resolvida. Após ter visto o jogo, terei sido o único a pensar que isto pode ainda não ter acabado?? Não sei se terá sido o coração (esperança) ou a cabeça (jogo) a falar... espero que seja a cabeça, pois o coração, diz-me sempre que temos hipóteses...
Ver os jogadores e o treinador a afirmarem, com a crença que o fizeram, que a eliminatória não está acabada, foi como ver o reflexo daquilo que senti. Jogámos melhor, merecíamos ter ganho e somos claramente superiores. Será que o conseguiremos ser em Londres? A ver...
Temos todas as hipóteses da nossa época acabar 4ªFeira. Basta para isso não ganharmos no sábado, o FCPorto ganhar e sermos eliminados pelo Chelsea... prefiro pensar que vamos ter o Estádio cheio e que conseguiremos ganhar ao SCBraga. Caso ganhemos ao SCBraga, acredito que podemos ir a Londres vencer o Chelsea e passarmos a eliminatória. Mesmo que não passemos, não é uma vergonha chegarmos aos Quartos de Final da maior competição de clubes. Mas sinceramente, esperava mais desta equipa, esperava que fôssemos capazes de eliminar o Chelsea.
Quanto ao campeonato, a vitória é o único resultado possível (ou pelo menos um empate caso seja esse o resultado do FCPorto contra o Olhanense). Jogo após jogo, este campeonato tem-nos trocado as voltas e tudo tem ficado adiado apesar dos maus resultados...resta-nos ganhar no sábado e esperar pelo que possa acontecer no Braga-Porto. Óbvio que um empate seria o melhor resultado, mas independentemente disso, essas contas só podem ser feitas após ganharmos ao Braga. E como temos tantos jogos em que pensar, prefiro não me preocupar muito com os jogos dos outros: não gosto de perder tempo com coisas sobre as quais não posso fazer nada. Porque é que estou a pensar no jogo de sábado então? Porque posso fazer alguma coisa. Posso apoiar incondicionalmente a equipa do 1º ao último minuto. E assim o será. Caso não possa lá estar, alguém estará com o meu Red Pass. Sob a mesma condição pois claro!

Artur, Maxi, Luisão, Miguel Vitor, Capdevilla; Javi, Witsel, Nolito, Bruno César e Gaitan; Cardozo.

PS: Se o SLBenfica ganhar e um dos golos for do Luisão vou para o Marquês festejar o título. O Capitão tem marcado nos jogos-chave dos nossos títulos (SLB-SCP em 2005 e SLB-Braga em 2010) e acredito que este ano isso tornará a acontecer. Força SLBenfica, força Capitão!

Rui Costa - O Maestro - O nosso 10

O prazer de levar a bola colada ao pé sem ter que olhar para ela, o prazer de rematar de qualquer sitio e fazer a bola beijar as redes, o prazer de colocar o prazer de jogar à frente doutro praz€r, o prazer de ser um homem com ética, o prazer de falar com o coração, o prazer de ser benfiquista como nós somos, o prazer de estares no nosso clube...todos esses prazeres são quase tão grandes como o prazer de te ter visto a jogar à bola. Como jogador para sempre recordado, como homem ainda com muitas coisas para fazer. Que continues a festejar aniversários e muitos títulos no nosso clube. Obrigado Rui Costa. Muitos parabéns Maestro!

terça-feira, 27 de março de 2012

Ultrapassar as dificuldades

Um homem não se mede pela quantidade de vezes que cai, mas pela quantidade de vezes que se levanta. Homologamente um clube não se mede pela quantidade de vezes que perde mas pelas que ganha. E hoje é dia de medição no Estádio da Luz! Infelizmente devido a um problema de saúde não poderei lá estar. Já passei o bilhete a outro, mas estarei em casa deitado e a sofrer ainda mais. Que haja respeito por quem após tantas desilusões ainda enche a Catedral, e por quem, após tantos insucessos ainda tem o coração a bater pelo Sport Lisboa e Benfica!
É para ganhar. Sem desculpas.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Não acredito que ganhemos hoje...II

Tal como aqui, torno a dizer que não acredito que ganhemos hoje. Pode ser que o resultado seja o mesmo...esperemos...

quinta-feira, 22 de março de 2012

O jogo mais importante

O jogo em olhão vai ser muito difícil. SCP e FCP não ganharam lá. JJesus nunca ganhou lá enquanto treinador do SLBenfica. Os jogadores estão cansados com o jogo contra o FCP e poderão já estar a pensar nos Quartos da Champions, no jogo com o Braga e contra o Sporting.
Estes jogos (Braga e Sporting) de nada servirão se o SLBenfica não ganhar amanhã em Olhão. Se ganhar, acredito que o Paços consiga colocar o SLBenfica na liderança no final desta jornada. Mesmo que não coloque, não há problema, temos tempo, há apenas que continuar a ganhar. O busílis da questão coloca-se mesmo no SLBenfica ganhar ao Olhanense...e ou está toda a estrutura do SLBenfica a pensar nisso, ou então amanhã dizemos adeus ao campeonato.
Aqui fica o aviso...

Todos têm que perceber a importância deste jogo! Há que esquecer tudo e concentrar-mo-nos a 100% na preparação do mesmo.

Artur, Maxi, Luisão, Jardel e Emerson; Matic, Aimar, Gaitan e Nolito; Rodrigo e Cardozo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Controlar o meio-campo poderia ser uma boa ideia...

Gosto de JJesus. É um bom treinador, tem muitos defeitos mas igualmente muitas virtudes. Não consigo no entanto perceber a razão porque JJesus não consegue desmanchar o nó criado por Vitor Pereira, que, quanto a mim, é infinitamente inferior ao treinador do SLBenfica. No entanto, e mesmo assim, a superioridade do meio-campo portista sobre o benfiquista é quanto a mim inequívoca. Na fase de construção de jogo a partir de trás do SLBenfica, os centrais abrem nas alas, os laterais sobem e Javi desce para o meio dos centrais. Este é um dos erros de JJesus a jogar contra o FCPorto. Como é que é possível que durante o jogo todo para o campeonato e a 1ªparte do jogo de ontem para a taça da liga, JJesus não tenha encontrado uma solução que não o jogo direto? A sorte do SLBenfica neste caso, foi que Lucho estoirou ao intervalo e a partir daí, o SLBenfica conseguiu fazer melhor o que costuma fazer: construir a partir de Javi. Ora atente-se: Javi desce, Lucho acompanha sempre Javi, ficando bastante mais à frente Witsel a ser vigiado por Moutinho, Aimar entre linhas (defesa e meio-campo) vigiado por Defour. Ora o SLBenfica fica sem possibilidade de construir o jogo pelo corredor central. Javi, no jogo para o campeonato, muitas vezes não baixava para junto dos centrais preferindo (muito inteligentemente) ficar mais subido, deixando os centrais sozinhos a tentar construir, mas ao menos sem a pressão de Lucho por perto - que quando feita com sucesso permitia lances de 2x3 ou mesmo 3x3. JJesus não é capaz de mandar Witsel descer com Javi, formando uma linha de 4 - caso Moutinho não acompanhasse Witsel até essas zonas - e deixando o meio-campo todo entregue a Pablo Aimar frente a Defour ou Fernando, com o apoio nas laterais dos extremos e de Cardozo mais à frente. Aimar saberia concerteza tirar partido do 1x1 pelo desequilíbrio que consegue criar com uma finta de corpo ou a simulação de um passe. Outra hipótese mais viável, quanto a mim, era pedir aos extremos para na fase de construção fazerem o papel de médios interiores, ficando Javi/Lucho, Witsel/Moutinho, Aimar/Defour e os 2 extremos do SLBenfica sozinhos no centro do terreno, à espera do passe vertical dos centrais (e aqui Garay teria sido valiosíssimo!). Caso os laterais do FCPorto acompanhassem os extremos até ao meio (o que duvido!) seria lançar Super Maxi pela direita e Emerson pela esquerda (sim, porque Hulk recuar é mentira, neste caso até Emerson faria boa figura!). O que é aconteceu inúmeras vezes? Javi coberto a trocar a bola com os centrais que pressionados pelo ponta-de-lança, enviavam a bola para Emerson que acabava por a perder ainda no nosso meio-campo, originando jogadas perigosíssimas do FCPorto.
Ontem durante a 1ª parte aconteceu o mesmo e o SLBenfica chega ao 1ºgolo numa recuperação de bola fantástica, quando está em cima do FCPorto e ao 2º num lance de bola parada. O 3º é uma transição rápida feita de uma forma espetacular e simples. 1-2 com passe para o espaço vazio, com a defesa do FCPorto muito larga e subida - já sem Lucho em campo...
O FCPorto também não foi muito inteligente a atacar...mérito de Vitor Pereira...Aimar encosta num central, Nelson Oliveira noutro, bola muitas vezes em Bracalli. No meio campo, Lucho-Moutinho-Defour contra Witsel e Javi...3 para 2...por onde é que o FCPorto tenta começar a construir?? Pelas alas! Boa Vitor Pereira! Boa JJesus se percebeu que Vitor Pereira não ia reparar nisto...

Percebe-se a partir daqui a quantidade anormal de golos que existiu nos 2 jogos. Se as defesas não conseguem começar a 1ª fase de construção de jogo, perdendo logo a bola ainda no seu meio-campo, é normal que esses lances criem perigo, acabando em finalização direta ou indireta (através de lances de bola parada originadas em faltas decorrentes dessas perdas de bola). Claramente que os pontos mais fracos de FCPorto e SLBenfica são as suas defesas (FCPorto especialmente na direita, SLBenfica na esquerda) e isso sentiu-se nestes jogos, levando a uma anulação de vários jogadores no meio-campo e a um jogo de muitas transições e velocidade. Raramente se jogou com a cabeça e nisso quem fica a perder é o SLBenfica pois, com cabeça, tem JJesus no banco(apesar de muita casmurrice...), enquanto o FCPorto não tem ninguém.

Porque não o uso de um losango para ganhar ao trio de meio-campo do FCPorto? É que por acaso, até acho que foi nesse sistema que empatámos no dragão, ganhámos na Luz e goleámos na final da Taça da Liga no Algarve à 2 épocas atrás. Os jogadores eram outros? Sim, claro que eram. Mas Javi, Witsel, Matic/Gaitan e Aimar não poderiam formar um losango que ganharia de certeza o meio-campo ao FCPorto? Com Rodrigo e Cardozo lá à frente, talvez os resultados fossem melhores. Quanto mais não seja porque a pressão psicológica pelo peso de ter que ganhar ao FCPorto não se conseguiria traduzir numa pressão efetiva dentro de campo pois seríamos mais no meio-campo e teríamos muito mais posse de bola...

Nota final: penso que Capdevilla e Jardel poderiam ter sido MUITÍSSIMO úteis no jogo de ontem. Um arrumava o Lucho e o outro arrumava o Hulk ou o Moutinho. Era o final do campeonato para eles e a única forma que vejo destes dois jogadores serem úteis ao SLBenfica...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Amanhã há um SLB-FCP

Parece que o jogo de amanhã está a passar ao lado de toda a gente...eu próprio só descobri que o jogo é amanhã no final da semana passada...
No entanto, este jogo tem a sua importância - vale um acesso à final da 3ª competição interna mais importante - e poderá servir para aliviar os nossos fantasmas e colocar um outro clube a tremer um bocadinho...
Não sou da opinião que se deva menosprezar a Taça da Liga e muito menos este jogo. Não concordo que Nelson Oliveira seja titular pois isso implicaria jogarmos com 2 pontas-de-lança contra o FCP...a não ser que Cardozo saísse por estar cansado...só por estar cansado. Caso contrário é para jogar. Sei que temos que jogar 45minutos com 2 portugueses e isso pode ser garantido com a entrada do Nelson ao intervalo e a saída do Cardozo ou caso não estejamos a ganhar, a entrada do Miguel Vitor para central. É aliás esta hipótese que para mim me parece mais adequada, mas logo de início, a titular. Quanto a mim colocaria:
Eduardo, Maxi, Luisão, Miguel Vitor e Capdevilla; Javi, Witsel, Gaitan, Nolito e Bruno César; Cardozo.

Caso Aimar esteja bem fisicamente, seria titular no lugar de Nolito, derivando Bruno César para a ala esquerda.

É importante fazer a gestão física dos jogadores, mas também mostrar a ambição de querer ganhar ao FCP.
2/3 poupanças no máximo, onde se o 1º não puder jogar por estar fisicamente debilitado, joga o 2º:
Aimar -> Bruno César
Witsel -> Matic
Gaitan/Nolito/B.César -> jogam 2
Cardozo -> Nelson Oliveira

Todos os outros têm que jogar obrigatoriamente. Não concebo um Matic no lugar do Javi ou alguém em vez do Luisão ou do Super Maxi.

Capdevilla tem que jogar, para se ganharmos, podermos dizer q ganhámos com a 2ª equipa :P

Estádio:
Meia lotação contra o FCP apenas??? Muitoooooooooooooo pouco... eu ainda não comprei bilhete, mas daqui a umas horitas, estarão mais 4 ou 5 comprados pelo menos ;) 12,50€ não me parece exagerado...

sábado, 17 de março de 2012

As nossas hipóteses de passar acabaram de aumentar significativamente...

Os grandes sucessos obtidos pelas equipas portuguesas frente a equipas inglesas têm um factor em comum: a sobranceria demonstrada pelos ingleses.
Como se pode ver pelo vídeo, há quem não aprenda com os erros dos outros. Talvez haja oportunidade para aprenderem com os seus...


Quero ir à Luz ver os grandes jogos! Quero apoiar a equipa e vê-los vencer!! Quero estar errado quando acho que os 8 pontos nos tiraram o campeonato e a ambição nos vai tirar a Champions.

Força SLBenfica, força JJesus!! Mostra-nos que tinhas razão ao preferir o Chelsea e quando dizes que o campeonato ainda não acabou.

Campeonato, Meias da Champions e Taça da Liga. Por esta ordem de importância, nesta época, nada pode falhar!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Escolha de adversário para os Quartos da Champions

Primeiro que tudo acho muito interessante a capacidade que cada pessoa acha que tem de influenciar o resto do universo ao pensar na escolha que mais gostaria. Eu apesar de não ter essa capacidade, tenho Meo. E isso faz todaaaaa a diferença! Já avancei com a programação até ao dia de amanhã e já vi o sorteio! Foi ótimo no meu entender!
APOEL - SLBenfica

Se passarmos, defrontamos o vencedor do jogo Chelsea - Marselha!

Do outro lado, já não me lembro bem, mas acho que era um Real Madrid - Bayern e Barcelona - Milan.

Ah, e já agora, também já avancei com o comando e vamos mesmo à final com o Real Madrid! Aí perdemos mas eu saio do estádio com um sorriso de orelha a orelha pois ainda não me esqueci da festa que fiz no Marquês uns dias antes. Até na derrota fomos grandes. Jogámos para xuxu e o próprio José Mourinho admite que não esperava um SLBenfica tão forte. Senão fosse o golo do Maicon Ronaldo em fora de jogo...2-1...grande jogo!

Há quem diga que o sonho comanda a vida. No meu caso, foi o comando do Meo...

segunda-feira, 12 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

Continuo a não acreditar que vamos passar aos Quartos...

...e assim continuarei em todos os jogos até esta porcaria resultar!

Contra bruxo, bruxo e meio lololol

PS: ficou 2-0, golos de maxi e nélson oliveira (xupaaaaaaaa lebre ;)), e eu sei q passámos :D

Não acredito que ganhemos hoje...

Não acredito que ganhemos hoje e passemos a eliminatória...

segunda-feira, 5 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

Gosto de ficar nervoso...

Antes de um jogo importante do SLBenfica fico sempre nervoso. Gosto dessa sensação, pois lembra-me que estou vivo e que vivo com paixão o SLBenfica. Felizmente paixão é o que não me falta na vida e as coisas que realmente gosto na vida, vivo-as com paixão.
O 1º ano que fui convidado pelo meu primo para comprar cativo no SLBenfica foi demasiado bom para eu conseguir antever o que se iria passar. Os festejos do título com Trappattoni devolveram-me a alegria de festejar um título como nunca havia festejado na vida. O último estava a caminho dos 11 anos e, apesar de me lembrar bem da festa que foi na escola, a realidade é que é muito diferente quando podemos pegar no carro e ir ao Marquês festejar com meio mundo. A tosga foi tal que não consegui ir ao Estádio esperar a equipa, tive que pedir para me levarem a casa. E não foi por não querer, foi mesmo por não conseguir. Foi, sem dúvida, a maior bebedeira da minha vida.
Na altura estava na faculdade e o stress dos exames e dos projetos era totalmente deixado à entrada da Porta 10. Esses e todos os problemas que pudessem existir, nunca entraram na Catedral. Não porque eu fizesse questão, mas porque quando era revistado pelos seguranças, sem eu me aperceber, havia sempre a pergunta: "Tem problemas?" E caso eu respondesse afirmativamente, seguia-se o pedido de "então deixe-os aqui sff, não pode entrar com isso para o Estádio."
Essa foi a principal razão porque ano após ano renovo o cativo. Porque a capacidade que eu encontro na Catedral de espairecer a cabeça é inexplicável. E o inexplicável só se explica através do inexplicável, e, é por isso, que o espairecer é conduzido pela paixão ao SLBenfica. É essa paixão que me faz vibrar e gritar com cada lance, como se dele fosse depender o destino do SLBenfica. É que no meu entender, vai mesmo... e não há conselhos de comprimidos debaixo da língua ou de "rapaz acalma-te" que me façam mudar de atitude ou de opinião.
Para amanhã estou particularmente nervoso por tudo o que aconteceu o ano passado e por saber as implicações que o jogo terá. Tal como já disse, não acredito minimamente que uma derrota amanhã possa permitir a conquista do título pelo SLBenfica. E não acredito porque se perdemos em casa contra o mais direto rival, então, é porque eles são melhores do que nós! E se são melhores, a classificação final assim o dirá. Não há espaço para vitórias morais. Nunca gostei delas e amanhã muito menos gostarei. Dou-a de bom grado aos portistas se assim o quiserem. Com um sorriso estampado na cara e o título de campeão em mente.
Se seguir a lógica dos jogos que vi este campeonato, o SLBenfica ganhará. Não por facciosismo, mas porque na minha cabeça a lógica que surge assim o diz. Empatámos em terreno adversário, passámos a Champions e eles não, num grupo bem mais difícil do que o deles. Em primeiro lugar! Temos 3 derrotas desde Agosto! Eles não sei quantas já têm... ganhámos os jogos TODOS em casa relativos ao Campeonato. O único que não sofremos golos foi contra o SCP, pelo que, seria engraçado e peculiar que o mesmo acontecesse apenas contra FCPorto e SCBraga. O FCPorto não jogou bem ainda esta época. O SLBenfica já e por várias vezes foi arrasador...nós temos JJesus, eles têm Vitor Pereira...nós temos Luisão e Garay, eles têm Rolando e Maicon...nós temos o Super Maxi, eles o Sapunaru...nós temos o Emerson, eles o Álvaro...pois...o Álvaro Pereira...OK, 4-1. O trio de meio-campo do FCP é um luxo. O nosso também...sinceramente não consigo colocar Javi atrás de Fernando, Witsel atrás de Moutinho ou Aimar atrás de Lucho... temos Gaitan (o génio, não o displicente!) e eles Hulk. Temos o maluco do Nolito e eles têm o James. Temos Cardozo e eles o Janko (5-1 aqui!). Temos o Rei Artur e eles o Helton elástico...muito equilíbrio... resultado final: 6-1 -> Rodrigo marca um saído do banco...olha 6-1...não foram eles que...pois...mais uma razão...

Grande parte do segredo para o jogo de amanhã estará em tapar as peças-chave da equipa adversária. O SLBenfica tem que conseguir jogar com um extremo direito que acompanhe as subidas de Álvaro Pereira - que falta faz Ruben Amorim para este jogo...FDSSS...e depois tapar as saídas de bola a partir do trio do meio-campo. Jesus que se relembre do que fez o ano passado no dragão para a Taça. Desta vez, colocaria o "Nolito passado dos carretos" a cobrir a saída de bola para o Fernando, com Cardozo a encostar na esquerda entre Maicon e Sapunaru. Dali não vem perigo...Gaitan na direita desde que estivesse disposto a defender até cá abaixo quando Álvaro Pereira subisse. Aimar a cobrir Moutinho e Witsel a cobrir Lucho. Javi para as dobras todas para não variar. Assim ganharíamos o meio-campo e recuperaríamos muitas bolas logo no meio-campo ofensivo. Lembro-me de um belo jogo que o CFOsBelenenses fez contra o SportingCP este ano. Mérito do treinador? Sim. Muito! Principalmente quando percebeu que se tapasse todas as linhas de passe ao Capitão América, este iria começar a subir com a bola até errar um passe. O papel de Capitão América no filme de amanhã tem que ser desempenhado por Maicon. Apenas o final do filme será diferente. Não ganhará a equipa do Capitão América...

Amanhã acabarei o trabalho cedo e seguirei viagem para Lisboa. Irei ao final da tarde para as roulottes do alto dos moinhos e começarei a malhar imperiais. Não muito cedo porque com os nervos com que vou estar, as imperiais iriam escorregar que nem enguias impedindo-me de ver o jogo sóbrio e, o espetáculo que vai ser, quero vê-lo sóbrio. Afinal de contas, não é todos os dias que se vê o SLBenfica a espetar 4 secos ao FCPorto...é esse o meu prognóstico movido a paixão e nervos. Irracional. Como o futebol tem que ser vivido (no bom sentido pois claro...). Cardozo 3 e Rodrigo 1 (com apenas 1-0 ao intervalo por Tacuara). Um último aviso para o gang que compra o bilhete que dá direito apenas a ver 85 minutos de jogo. Não façam isso amanhã porque senão vão para casa sem saber que afinal foram 4...4 golos e "4" pontos de distância para o FCPorto.

Para terminar, quero ver o estádio inteiro assim:


Força SLBenfica, vence por nós!

SLB-FCP não será o jogo do título...

SLB-FCP não será o jogo do título. SLB-SCB será o jogo do título. Braga e Benfica discutirão o título até final, sendo que a vitória recairá para os lisboetas, tal como aconteceu à 2 anos.
Nesse jogo, Luisão tornará a marcar, como não podia deixar de ser. Amanhã, não marcará...e é por isso que este não será o jogo do título.
Jogo do título (em que o SLBenfica é campeão, como vai ser este ano) tem sempre o mesmo marcador - Luisão, o "cabeça de ovo" como carinhosamente a minha irmã lhe chama, o nosso capitão.

Não sendo o jogo do título, quem no entanto o ganhar, será campeão - sei que parece ilógico, mas não...será apenas uma coincidência. Daqui a umas jornadas toda a gente irá dizer que o SLB-SCB será o jogo do título e aí perceberão que tinha razão quando escrevi isto. Em caso de empate (a minha aposta pessoal vai mesmo para o 0-0...), o SLB conquistará o título.

Agora vou-me deixar de adivinhações e pedir que o SLBenfica jogue pra caraças e goleie o FCP por 4-0! Contra Proença que muito vai roubar (e isto não é pôr-me a adivinhar...é tão certo como dizer que o estádio da Luz terá mais de 50.000 pessoas...), contra Lucho, Moutinho, quem quer que seja! É para ganhar, sem desculpas, não se aceita outro resultado que não a vitória!!! Porque se assim não fosse, não estaríamos a falar do Sport Lisboa e Benfica!

Lá estarei!!!