quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Jogámos muito contra o Nápoles

O jogo contra o Nápoles de Sarri seria sempre complicado. Quando a isso se junta azar e erros individuais, claro que o resultado final provavelmente não será bonito.
Ao contrário daquilo que o resultado aparenta, do ponto de vista das dinâmicas coletivas o Benfica fez um jogo bastante bom. Tanto defensiva, como ofensivamente.

Ofensivamente estamos limitados pela falta de génios. Tendo isso em consideração, o que o Benfica fez (e tendo em conta que jogámos contra uma equipa de Sarri) foi bastante bom, com boas combinações e jogadas muito interessantes que facilmente podiam ter culminado em golo. Pecámos na finalização e no número de jogadas que fizémos.

Defensivamente todos os golos advém de erros individuais:
1º golo falta de agressividade de Fejsa no ataque à bola. Falha de concentração, nada a corrigir do ponto de vista coletivo.
2º golo perda de bola de Lisandro e consequente falta estúpida do mesmo, uma vez que Lindelof está a acompanhar o avançado de perto. A corrigir coletivamente a necessidade de travar o adversário mais cedo quando há uma perda de bola que possa comprometer - um erro que aliás já se repete.
3º golo de penalty onde o lance que precede a falta de Júlio César é elucidativa da boa dinâmica defensiva que a equipa do Benfica apresenta. A defesa mantém-se junta e alinhada, impedindo o remate e colocando o avançado em fora-de-jogo. Há um ressalto e a bola vai parar ao extremo que aparece isolado (sem ser em frente à baliza) perante um Júlio César que não conseguiu sair a tempo. Azar e mau cálculo do tempo de saída de Júlio César.
4º golo com um mau posicionamento inicial de Nélson Semedo (apesar de ser sempre uma diferença de 2, 3 metros, Nélson Semedo continua a não estar nunca no sítio certo quando a bola é cruzada do lado contrário) e uma saída péssima de Júlio César.


Resumindo, as dinâmicas estão bastante boas, o que falta é qualidade individual que nestes jogos contra grandes equipas acaba sempre por se notar. Lisandro é um destes casos, onde contra equipas melhores fica facilmente exposto.
Ansioso pelo regresso dos lesionados e pelo dia em que o "meu 11" será aquele q o Rui Vitória elegerá para entrar de início. Aí vai haver muito chocolate...

17 comentários:

  1. Gostava só de te corrigir dizendo que no primeiro golo a culpa é do Grimaldo que abandona a posição. O Fejsa não tem tempo de reagir e chegar a tempo, apesar de ter tentado.


    E acho que devíamos ter dado mais no ataque. Temos de corrigir em casa. E concordo, Sarri é muito bom e o Nápoles mostrou coisas mesmo muito boas, especialmente quando ganhou confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem visto! Não tinha visto o posicionamento inicial e como esse cada treinador tem o seu, não reparei no Grimaldo. Importante apontar-lhe isso!
      Devíamos ter dado mais no ataque mas com os reforços de Outubro isso resolve-se logo ;)

      Excluir
    2. Fiquei sempre na dúvida sobre o Grimaldo e o primeiro golo (e o que poderia um meia leva fazer numa bola colocadíssima como aquela).

      A primeira impressão que tenho é que o posicionamento inicial dele "tira-o" logo da jogada. Só que fui ver a repetição e parece ser evidente que ele está na trajectória da bola e saltita para fora dela. Bom olho!

      Excluir
  2. Sobretudo na primeira parte, jogámos bem. O jogo foi equilibrado e conseguimos fazer algumas coisas interessantes no ataque.

    Defensivamente, ter o Lisandro ou OUTRO QUALQUER faz muita diferença. A falta de qualidade que ele apresenta é gritante, ainda mais em jogos de champions. Ser voluntarioso e bom no desarme/jogo aéreo não chega para este nível...

    Tivemos azar e erros individuais que custaram caro. Novamente, sem Jonas a equipa produz muito pouco contra organizações defensivas fortes. Esperemos que daqui por umas semanas, com a pausa para a selecção já tenhamos recuperado alguns jogadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo a 100% contigo :)
      Onde escreves Jonas podes dizer Jonas e Rafa. 2 saca-rolhas de classe mundial.

      Excluir
  3. Ederson

    Nélson, Luisão, Lindlof, Grimaldo

    Zivković, Samaris, Danilo, Rafa

    Jonas, Mitroglou

    Acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lol mas não me importo nada com esse 11 :)
      Não colocaria Luisão porque RV tem treinado uma defesa altíssima (muito perto do meio-campo) e para continuar com isso teria sempre que ter Jardel em vez de Luisão.
      Depois não colocaria (ainda) Samaris porque Fejsa está a fazer um grande início de época (se bem que me parece que tem vindo a diminuir o rendimento...); o Fejsa do início do ano é titular no SLB pois tem varrido tudo e apesar de perdas de bola infantis (a sua principal falha) o traz de mais valias é muito grande.
      Finalmente, também não colocaria para já Zivkovic uma vez que ainda não tem minutos (nem ritmo portanto) e Pizzi é sempre uma opção espetacular.
      Mas qualquer um dos jogadores que indicaste é muito bom e perfeitamente capaz de ser titular desta equipa.
      O elo mais fraco continua a ser o Nélson Semedo que continua a cometer erros defensivos que já não devia fazer...(apesar de todas as suas outras qualidades).

      Excluir
    2. Danilo em detrimento de Horta? Não faço ideia do que pode render o Danilo, mas tenho achado o Horta muito interessante, numa lógica de 90% das equipas que o Benfica defronta.

      Zivkovic até ver não senta Pizzi, muito menos Pizzi na direita. Fazia mais sentido discutir Carrillo ou Cervi, mas com os reforços de Outubro estou trocava Luisão por Jardel, Samaris por Fejsa, Danilo por Horta e Zivkovic por Pizzi.

      Excluir
    3. Horta muito interessante!
      Jardel na vez de Luisão (concordo com os argumentos do Bruno).
      Fejsa (não sou fã de Samaris, é pessoal.)
      Jogo em casa com o Feirense, bom para largar o Zivkovic na "cancha" (se bem que deverá ser como suplente)!
      Vamos lá manter a liderança por a pressão do lado de quem tem que ir a Guimarães e à Choupana.

      Excluir
  4. Quem critica o Lisandro só pode ter visto o jogo de olhos vendados. Errou no segundo golo, mas com um redes competente, seria história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minuto 74, consegues ver o que se passou? Repara no Lisandro. É por estas e por outras do género que Lisandro é muitíssimo inferior a qualquer um dos centrais do SLB.

      Excluir
  5. 1 - O Nápoles tem bons jogadores e um óptimo treinador. Mérito em muitas coisas boas que fizeram, sem dúvida. Gostei especialmente da organização ofensiva. Muitos apoios, bola a rodar com classe, alguma criatividade.

    2 - Sabendo da forte organização ofensiva do Nápoles, penso que nem sempre pressionámos como era preciso. Não gostei muito da entrada do A. Almeida, que cumpre os posicionamentos como poucos mas é muito fraco com bola. A mudança obrigou o Guedes a sentar e o Horta - que fez um bom jogo, na minha opinião - não conseguiu ocupar tão bem o espaço na primeira zona de pressão. Fiquei com a ideia que se colocou muitas vezes lado-a-lado com o Mitroglou, quando talvez devesse ter recuado um pouco, para evitar o 6 deles receber tão à vontade. Entraram bolas a mais nas costas da pressão, foram muitas e quase todas de um gajo tremer ainda a bola ia no meio-campo. O Guedes ainda teria ajudado em posse porque ele recebe-enquadra muito bem e quebra as linhas adversárias com facilidade. Acho que teria dado jeito. Também gostei do Carrillo com bola, fez um jogo muito giro. Mas a defender... Mxiuuuu Tem de trabalhar mais, especialmente na Champions.

    3 - Também gostei de algumas coisas mas o jogo, como sempre, teve várias fases. Entrámos muito bem, a impor respeito com bola, a jogar nas calminhas e a controlar a situação. Depois eles acalmaram um bocado e começaram a perceber melhor onde ferir. E aqui o Nápoles cresceu muito e não parou com o intervalo. Só tirou o pé depois do quarto golo - e assim o Benfica apareceu e voltou a dar uma sapatada. Foi um jogo interessante.

    4 - Com mais opções poderia ter sido um pouco diferente e o Lisandro é burro. Com o empate no outro jogo é um resultado que não deixa mossa - mas aperta os tomates para os restantes quatro jogos. Esperemos que a equipa continue a evoluir e que Rafa, Jardel (nunca esperei escrever isto) e Jonas, especialmente, venham em boas condições. Felizmente, o Benfica passou de uma equipa estranha para uma coisa engraçada. O Rui Vitória arrisca-se a entrar para o Benfica tipo Nel Monteiro e a sair que nem Johnny Depp. O futebol é mesmo fixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ponto 2 poderá ser necessidade de mais tempo de treino para as dinâmicas deste esquema?

      Excluir
    2. Não faço ideia, mas acho que o Horta não tem muita rodagem a 9,5. E talvez isso se note mais sem bola do que com bola - o Horta com bola é fantástico. Mesmo. Gosto muito de o ver seja a oito ou a 9,5, aliás, o miúdo é daqueles que até a central daria jeito.

      Excluir
    3. 9,5 é Jonas, tudo o resto é fogo de vista...

      Excluir
    4. Concordo com a tua análise Edson principalmente na parte do Carrillo. Acho que toda a gente "bateu" nele pq não cumpriu defensivamente, que é verdade, mas c bola traz muita qualidade, principalmente pausa.
      Acho que precisa de jogar e muito para ter o ritmo e aprender a defender. Dão tantas oportunidades ao Salvio q na maioria das vezes pouco mais faz do que estragar jogadas com potencial e ao Carrillo nada. Enfim uma pena!

      Quanto ao Lisandro, não sei como descrever sem o rasgar todo, mas a falta de qualidade, principalmente cognitiva que tem é tal que nem na equipa b eu o punha a jogar. Volta Jardel!! E enquanto este não vem o lugar tem de ser do Luisão!!

      Abraço e parabéns pelo blog Bruno

      Excluir