terça-feira, 13 de setembro de 2016

A velocidade que verdadeiramente importa

«Posso acrescentar um pouco mais de velocidade do que Jonas» - Gonçalo Guedes

Esta frase de Guedes foi facilmente entendida por todos os adeptos de futebol. É fácil de perceber: Guedes é, com e sem bola, muito mais rápido do que Jonas e daí poder acrescentar um pouco mais de velocidade do que este. Nada mais falso. A maior rapidez de movimentos de Guedes permite acrescentar mais profundidade à equipa, nunca mais velocidade. Guedes, ao contrário de Jonas, poderá ser mais facilmente lançado no espaço atrás da linha defensiva, trazendo à equipa essa profundidade que Jonas não dá pela menor velocidade de locomoção. No entanto, "acrescentar mais velocidade" é fazer as coisas acontecerem mais rápido e nisso, não há pai para Jonas. Não há nenhum jogador a atuar no campeonato português que consiga pensar e executar mais rapidamente do que Jonas, ou seja, não há ninguém que consiga acrescentar mais velocidade do que Jonas. Jonas pertence ao top dos cérebros mais rápidos e por isso consegue tantas vezes partir as defesas contrárias. Ainda não recebeu a bola e já sabe exatamente o que é que vai fazer com ela: se X, Y; se W, Z... tudo condicional, tudo em função do contexto, tudo em prol da equipa.


Ser mais rápido pausando o jogo

Creio que fará sentido dissecar um pouco o que é, em termos futebolísticos, velocidade. Segundo a definição simplista que enunciei à pouco, acrescentar mais velocidade é fazer as coisas acontecerem mais rápido. Jonas faz isso sempre, mesmo quando pausa o jogo. Se em termos físicos isto não faz qualquer sentido, em termos futebolísticos, em que o objetivo maior é o golo, fazer as coisas acontecerem mais rápido significa pura e simplesmente, tornar o golo mais próximo, ou seja, aproximar mais a equipa do sucesso. Algumas vezes tornamos o golo mais próximo colocando mais velocidade no jogo, outras pausando o mesmo. Ao tomarmos a melhor decisão, estamos a permitir que o golo possa chegar mais rápido, ou seja, estamos a "acrescentar um pouco mais de velocidade (em direção ao golo) do que se tomássemos decisões piores". Esta é a velocidade que verdadeiramente importa: a velocidade em direção ao golo, a velocidade das boas decisões, a que não está ao alcance de todos e que só alguns conseguem compreender realmente a sua importância.

4 comentários:

  1. Desculpa existe um Oliver! O mago voltou!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!
    Velocidade é isso mesmo e essa velocidade Guedes nunca a terá.

    ResponderExcluir
  3. Eh pá... Pode não haver pai, mas parece que na Luz moram dois filhos. O que tenho visto do Horta, e o pouco que vi do Rafa, dão a entender que o Jonas vai ter de ir "fazer sprints mentais" para não acabar em terceiro nos 110 barreiras!

    Entretanto, se o Guedes conseguisse juntar mais um ou dois neurónios à velocidade que tem, tinha tudo para ser um interessante jogador.

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=8c1VLOdZKKM

    ResponderExcluir