quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pizzi, o inventor

Há jogadores que não criam unanimidade de opiniões entre os adeptos, essencialmente porque há diversas formas de ver o jogo. Um desses jogadores é Pizzi. Acusado pelos críticos de errar muitos passes, é um dos jogadores do SLBenfica que mais gosto, e um dos principais responsáveis pela mudança de jogar que se deu na época passada. Elemento chave e titularíssimo para mim em todos os jogos, seja no meio ou numa ala.

Ontem Pizzi fez mais um grande jogo e foi elemento vital na conquista da vitória. O que mais me fascina em Pizzi é a sua inteligência na procura de aproximar a equipa do êxito. Não procura o protagonismo para si, procura apenas aproximar o coletivo do sucesso.

Pizzi não arrisca nas zonas de construção, apenas nas zonas de criação. Ou seja, quando Pizzi falha um passe (e sim, continua a falhar muitos) não coloca em perigo a equipa. Já quando esse passe entra, aproxima em muito a equipa do sucesso.

Para perceber que Pizzi afinal é um ótimo jogador não será preciso muito, bastará apenas perceber que Pizzi é um criador de situações de finalização por inerência. Vê o que muitos não vêem e consegue passes de rutura que partem por completo uma defesa, ou seja, cria situações de finalização...pasme-se...faz o que é suposto fazer nas diferentes fases do jogo: assegura a posse em construção, cria situações de finalização na criação e ainda consegue finalizar bastante bem na fase de finalização.

Da próxima vez que vir Pizzi errar um passe não exclame apenas "outro passe errado do Pizzi", proponha a si próprio o desafio de pensar "e se o passe entrasse?" Aposto que se seguirá a conclusão de que seria um "granda passe". Pois bem, é aqui que está o mérito de Pizzi. Os passes que erra, são em zonas em que é suposto arriscar, pois o que se ganha se correr bem é muito superior ao que se perde senão correr. Muito raramente erra um passe na fase de construção e tem a inteligência e a criatividade para fazer o que muitos nem sonham pensar na fase de criação.


Ontem com este passe maravilhoso para Sálvio deu início ao 2-0. Onde muitos arriscariam um cruzamento para a área ou algo do género, Pizzi viu a possibilidade de isolar Sálvio. Onde muitos vêem um jogador que erra muitos passes, eu vejo um jogador que inventa passes na procura de criar algo que de outra forma nunca surgiria.

Tem calma Pizzi, o Jonas e o Rafa estão quase a chegar ;)

6 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostava de propor uma parceria entre os nossos 2 blogs com troca de links.
    O meu é http://ofuraredes.blogspot.pt/

    Abraço
    Tiago Wemans

    ResponderExcluir
  2. O Pizzi (que grande jogador se está a formar!) falha alguns passes que se entram, são de 'morte', porque tenta sempre jogar, como mandam os canônes, o mais próximo possível do pé de apoio do adversário. E este até para se voltar a sua reacção é lenta ou inexistente !...

    É a tal história do 'ficou pregado ao solo' ou só 'mexeu os olhinhos'.

    ResponderExcluir
  3. Este texto está muito bom. Gostei particularmente da diferenciação entre construção e criação. É isto tudo!
    Também grande fã do nosso Fabregas.

    ResponderExcluir
  4. Desde já parabens pelo blog e pelo tema!As opiniões acerca do pizzi são divididas pelos benfiquistas porque todos sabemos que não é nenhum craque,mas dá sempre uma grande entrega á equipa,e pelo meio vai tendo alguma sorte em certos passes e golos,porque arrisca claro(lá está o criar...)e não se nota tantas vezes os vacilos pq tem companheiros á altura para resolver as cagadas,felizmente.Desde que ganhemos está tudo bem,força SLB,rumo ao 36!

    ResponderExcluir