terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O lance mais evidente

E eis que deixei para uma análise especial o lance em que o Benfica poderia ter feito o 3-0.


O Benfica tem a bola e coloca-a entre-linhas, criando uma situação de 3x2. Algumas questões e observações:
- distância entre os dois defesas do FCP (Marcano e Alex Sandro). O facto da baliza não estar no meio, justifica o facto da zona central estar despovoada. Importante é marcar a bandeirola de canto "à la Maurício" e o jogador do Benfica que está sem bola.
- O Benfica está a atacar e até nessa fase mantém a defesa organizada e alinhada. Já a do FCP que está a defender, está ainda mais alinhada: é sempre possível traçar um segmento de recta quando definimos apenas dois pontos.
- O jogador do FCP assinalado com um quadrado está a ver se chega ao símbolo da BTV para lhe dar uma cabeçada.
- Os dois jogadores do FCP (Indi e Casemiro) que foram batidos pelo passe iam pedir ao Talisca para jogar aos Cowboys e aos Indis (finalmente um homem cujo posicionamento honra o nome que tem!). O D'Artagnan disse que preferia dar liberdade aos 3 mosqueteiros.

Espero que o Jorge Jesus não veja este post porque se o fizer não conseguirá concentrar-se para o próximo jogo, de tanto rir...

9 comentários:

  1. Esta equipa - não estou a falar dos jogadores individualmente - do FCP é péssima. Dizer que o Benfica não jogou nada é valorizar uma equipa do FCP que joga um futebol rústico. Se o Benfica foi fraco nas transições, por acaso até nem tenho essa opinião, o que se pode dizer de todos os momentos do jogo (transições e organização ofensiva e defensiva, bolas paradas) do FCP? São rústicos em tudo.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, posso estar enganado, mas tenho de cabeça que esse lance ocorre imediatamente a seguir a uma perda de bola. Se sim, é óbvio que a defesa não ia estar bem posicionada, assim como o resto da equipa, especialmente quando há 2-0 e necessidade de reverter o marcador.

    Ou seja: nem tanto ao mar, nem tanto à terra... Não deixes os óculos de benfiquista tapar a visão do jogo que me parece queres ter aqui.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo quando se perde a bola, a equipa tem de estar organizada ou saber reagir em situações de igualdade ou mesmo inferioridade numérica.

    O Benfica é um óptimo exemplo: as equipas do JJ são mesmo incríveis a defender com poucos e em situação de potencial desequilíbrio (3x3, 3x4, 4x3, 2x3). Já o FCP é uma equipa desorganizada em todos os jogos, nos diferentes momentos do jogo (não sabe o que é uma linha defensiva, marca bolas paradas homem-a-homem, em transição ofensiva só vê o corredor, não tem qualquer outra alternativa, e em transição defensiva tenta pressionar alto mas são inúmeras as vezes que com apenas um passe ficam em inferioridade numérica) desde o primeiro minuto.

    Vai fazendo bons resultados porque tem excelentes jogadores em diferentes zonas do campo. Na verdade, contra equipas do mesmo nível não conseguiram nada e nem estou a falar da Champions, onde o FCP era a melhor equipa do grupo - e de longe.

    Até podem ganhar tudo porque têm jogadores para isso, mas não é pelo trabalho do treinador que vão lá chegar.

    ResponderExcluir
  4. Edson,

    Digas o que disseres, não tiras os óculos de benfiquista, por isso...

    Só te pergunto: quantos e quais jogos do FCP viste este ano?

    ResponderExcluir
  5. Concordo com algumas coisas que os 2 dizem e outras não tanto.
    Edson, para mim, o Benfica foi fraco nas transições. Face à diferença tática entre ambos, o SLB podia ter tido muito mais oportunidades, bastava ter arriscado mais nas transições ofensivas (porventura o melhor que o SLB tem, tornando evidente a principal fraqueza do FCP, as transições defensivas). Quantas transições fez o SLB com sucesso? 3? 4? Muito pouco para 90 minutos.
    Jon, mesmo com bola, um dos méritos de uma boa equipa é estar posicionalmente preparada para reagir à perda. O posicionamento tático do FCP nesse lance é horrível. Podia ser pior? Podia, mas era difícil.
    Edson, a marcação HxH é opção do treinador. Aí não há que criticar. Pressionam mal, concordo. A questão é que muitas das "grandes" equipas europeias taticamente também não são nenhum prodígio. E é bom não esquecer que o FCP tinha apenas 3 jogadores (dos 10) que eram titulares o ano passado. Há ainda muito espaço para crescer. Resta saber se Lopetegui será ou não capaz disso. Sinceramente não acredito que atinja um nível próximo do nível do SLB atual, mas nunca se sabe.
    Quem tem Alex Sandro, Danilo, Oliver, Brahimi e Jackson...meu Deus!!! Pode fazer muita coisa bonita!
    Defensivamente o SLB expôs-se mais do que estava à espera, principalmente depois da saída do jogador mais influente do campeonato português: Luisão.
    Conto ainda hoje fazer uma análise do jogo, espero pelos vossos feedbacks sempre bem-vindos :)

    ResponderExcluir
  6. É isso Jon... Atacas-me pessoalmente, mas trocar argumentos com alguma lógica está quieto. Eu dei a minha opinião e justifiquei-a com os meus argumentos. E tu? A única coisa que fizeste foi defender o FCP. Nem sequer deste a tua opinião.

    Relaxa: o Tactical Porto foi calado mas fazia as mesmas críticas que eu faço. Também era das palas?

    Bruno, desculpa lá, mas tudo é opção do treinador. Tudo. Por isso, nada está isento de crítica. Que raio de argumento, estou escandalizado. Homem-a-homem nas bolas paradas defensivas? LOL

    Também não concordo com o argumento do tempo. Estamos a falar de seis meses de trabalho. O FCP demonstra pouca evolução, algumas coisas estão até pior (na pré-época pelo menos tinham algumas jogadas pelo meio). Isto faz-me lembrar a abécula do Kikas Flores: se vier um gajo competente este FCP joga logo o dobro. Ou o triplo.

    O Benfica podia ter feito melhor na transição ofensiva... Podia. Para mim, devia ter feito melhor porque eu não sou um grande apreciador da vertigem do Jesus. Mas também me lembro de algumas más decisões e de outras acções mal executadas. Em organização ofensiva o Benfica não é especialmente forte, apesar de ter esses momentos trabalhados, mas com algumas lacunas.

    Não seria neste jogo que ia fazer diferente. Mas olha pelo menos aproveita o corredor central! Coisa que no FCP só Quintero pode fazer - como é possível jogar o Herrera em vez do Quintero?

    ResponderExcluir
  7. Edson, tu dizes que no Porto tudo é mau tirando a qualidade individual de alguns jogadores... Pá, a partir daí não há mais nada a dizer.

    Ignoras a capacidade de reacção à perda que é boa, ignoras a capacidade de construção pelas laterais, ignoras os apoios que Jackson dá muitas vezes, enfim... Ignoras muita coisa.

    Tu viste o jogo com óculos de benfiquista, é legítimo, eu posso-te dar a minha visão de portista:

    - O Benfica veio com uma estratégia de jogar no erro, mas se o Herrera faz golo (bastava ter a sorte do Benfica na primeira vez que meteu a bola dentro da área do Porto) e o jogo era outro. O Benfica ia ter de subir linhas com bola e abrir espaços e depois podia ter o azar de o Porto com espaço ter metido mais 2 ou 3.

    - A estratégia do Jesus resultou perfeito para ele. Não vou questionar a mesma, por ter sido defensiva, porque é legítimo apostar nela. No entanto, não podes ignorar (como fazes) que a reacção à perda e subsequente transição defensiva do Porto não é assim tão má, caso contrário o Benfica teria metido muito mais transicções. E não, isso não foi só deliberado, foi também por incapacidade do Benfica face ao jogo do Porto.

    - O Benfica com esta estratégia se calhar ganhava mais 2 ou 3 em 10 jogos, pese embora a boa organização defensiva que sempre revela, mas convém atacar...

    - Na primeira parte, houve bastante jogo pelo Porto, houve envolvimento dos laterais, houve profundidade dos médios, que deu duas ou três jogadas perigosas. A única vez que o Brahimi enquadrou, por exemplo, foi assim, e ficou no 1x1 com o Maxi. Estranhamente, de há 3 jogos para cá, baixou muito o nível e perdeu a bola facilmente. Ao nível de há 3 jogos, a tal envolvência que o modelo do Lopetegui tem, tinha resultado porque o Brahimi só na cara do Maxi tinha ido embora...

    Enfim. Para que se conste, eu concordo com muitas das tuas críticas, até um ponto. Agora dizeres que é tudo mau, epá... tira os óculos de benfiquista.

    PS: o tactical porto tinha muita razão em muita coisa, mas entretanto passaram 2/3 meses e algumas coisas melhoraram. O JL nunca será de classe mundial, mas não é tão mau como o querem pintar, e sobretudo demonstra melhorias com o tempo.

    JON

    ResponderExcluir
  8. Ah, outro ponto, que quer tu, quer o Bruno desconsideram: o aspecto psicológico. A partir do 2º golo, bem ou mal, a organização que havia no Porto praticamente acabou. Daí que o lance acima seja para mim normal... Estava tudo de cabeça quente, é normal que a equipa não esteja "colocada para reagir à perda" e não percebo como podem não entender isso. Acontecia ao Porto, ao Benfica, ao Chelsea, ou ao Bayern... num jogo destes, aos 65 ou 70 a levar 2 em casa, os jogadores iam mesmo estar "organizados". Esquece!

    ResponderExcluir
  9. Edson,
    tenho que discordar :) Há princípios gerais - defendidos por todos - e há princípios do treinador. A zona ou HxH encaixa nos últimos. O procurar ter um homem na contenção pelo menos no terço inicial do terreno é por ex. um princípio geral.
    Jon,
    Acho que a transição defensiva do Porto não é má. É péssima. E acho que foi demérito do Benfica não ter aproveitado isso. Depois, acho que o FCP conseguiu jogadas de perigo maioritariamente através das individualidades e não através do coletivo. Quanto ao aspeto psicológico, concordo que em muitos casos possa acontecer, mas no FCP não foi esse o caso. Eles estão sempre desorganizados - no jogo contra o SCP vê-se isso brutalmente -> http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/10/previa-do-classico-na-taca-de-portugal.html

    ResponderExcluir