quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Muito pouco Benfica no clássico

O melhor indicador para medir o trabalho de um treinador (num jogo) é, quanto a mim, o número de oportunidades concedidas Vs o número de oportunidades criadas. É por essa razão que acho que JJ tem feito um trabalho espetacular no Benfica. Se a bola entra ou vai ao poste não depende do treinador. Agora a forma como a equipa consegue chegar lá à frente e impedir que os outros cheguem depende, em muito, do trabalho tático efetuado e da abordagem ao jogo.

Essa é uma das razões porque apesar do Benfica ter ganho 2-0 no Dragão (espetacular resultado) considero que o jogo não foi aquilo que esperava. O FCP tem individualidades espetaculares que para mim teriam lugar nas equipas de topo mundiais, em particular, Alex Sandro, Danilo, Óliver, Brahimi e Jackson são um quinteto de sonho. No entanto, taticamente a equipa do FCP é muito desequilibrada e tem na sua transição defensiva o seu pior momento. A juntar a isto, como a transição ofensiva do SLB é a sua maior arma, pensei que o Benfica iria pregar uns dez sustos ao FCP neste momento do jogo. Tal não aconteceu, e como vi o jogo com o coração ao pé da boca, não consegui fazer uma análise não enviesada do porquê disto ter acontecido.

Parece-me que JJ poderá ter abdicado mais deste momento em função de um maior rigor defensivo e essa não me parece ser a melhor opção. Quando a diferença entre a qualidade da transição ofensiva do SLB e a qualidade da transição defensiva do FCP é tão grande, é neste momento do jogo que devemos colocar as nossas fichas. A cada recuperação de bola do SLB devia ter-se seguido um ataque vertiginoso e tal aconteceu apenas 2 ou 3 vezes. Muito pouco em 90 minutos. O SLB limitou-se a jogar (bastante) bem dois momentos do jogo: a transição defensiva e a defesa organizada. Apenas esporadicamente jogou os outros 3 momentos. Mesmo com muita diferença na qualidade individual, considero que podíamos ter feito mais.

Fico com a impressão que em cada 10 jogos destes, o SLB ganharia talvez 2, e isso é um motivo grande de preocupação. Ao apostar claramente numa transição ofensiva com mais qualidade, tal número poderia chegar facilmente a 5. Porque o FCP é muito mau neste momento do jogo. Seria quase cada tiro, cada melro.

Obviamente que não sei qual a intenção de JJ, se tentou jogar nesse momento do jogo e simplesmente não conseguiu ou se abdicou quase sempre dele. Para os adeptos o importante é o resultado do jogo. Para mim, para além do resultado, há que conseguir ver indicações para o futuro. Deste jogo retiro duas: o FCP pode vir ganhar à Luz e o Benfica (se Janeiro não for catastrófico) vai ser campeão com + de uma dezena de pontos de vantagem.

Com Lopetegui e Bruno de Carvalho, este vai ser o ano mais fácil de Jorge Jesus. Pena para nós que deva ser o último. Esperemos que até lá LFVieira abra os olhos.

Notas de rodapé:
Luisão não é um senhor, é um gigante! Por mim era titular até aos 50 anos!
Amanhã há um jogo muito difícil onde apenas a passagem da eliminatória se aceita. Vai ser muito difícil, principalmente se o gigante não jogar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário