terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Perigos da eliminação europeia

A eliminação do Sport Lisboa e Benfica das Competições Europeias este ano não pode, nem deve, ser apenas vista segundo a perspetiva de que ficaremos com menos jogos e portanto poderemos estar mais concentrados nas competições internas.
O fator financeiro também não me parece relevante (o SLB faturou este ano 10M€ e o ano passado 15M€) para que conste desta equação.
No entanto, o factor que mais me preocupa é o da motivação. Não sei como é que a motivação era gerida nos anos anteriores (quando havia Campeonato e Liga Europa), mas considero que deve ter sido muito bem gerida pois conseguiu levar sempre a equipa até aos momentos de decisão.
Associado ao factor motivação existe como primeira derivada o factor concentração. O facto de se jogar muito, poderá em muitos jogadores servir como catalisador para aumentar os índices de concentração. Noutros, terá o efeito contrário e o cansaço fará diminuir esses índices. A minha preocupação vai para jogadores como Enzo, Gaitan e Sálvio que me parece que se encaixam no 1º lote.
Agora sem Europa, sem os grandes palcos, até que ponto é que os jogadores continuam a "querer" ganhar todos os jogos do Campeonato a todo o custo? O Dragão não será um bom indicador pois está inerentemente associado a "jogos que todos os jogadores querem jogar e ganhar".
Se Jorge Jesus achar efetivamente que "sem Europa fica mais fácil ganhar o campeonato" poderá estar a dar um tiro no pé, daqueles que o deixam sem conseguir andar durante muito tempo; por outro lado, se estiver consciente do que foi acima descrito, então estará um passo mais próximo do sucesso. JJ esteve mal a dizer que agora era mais fácil, mas estará muito pior se acreditar realmente nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário