segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Análise lances de perigo FCP-SLB


Lance que viria a dar o remate ao lado de Herrera. 1ª situação clara de perigo para o FCP. Pressão bem feita por parte do Benfica, obriga o FCP a bater longo. Erros de Jardel e André Almeida que não alinham por Luisão (central do lado da bola é que define a linha defensiva).




Lance de Jackson que termina com uma grande defesa de Júlio César. FCP a variar flanco de jogo, SLB a bascular bem. Diferença é feita por Alex Sandro primeiro, que tira Sálvio da frente (quando este tenta ir à queima) e depois Brahimi que arrasta bem a marcação, Óliver que deixa a bola passar (estupidamente perfeito) e Jackson que apenas é superado por Júlio César. Pormenor curioso o de JJ nesta imagem. Coletivamente era difícil fazer mais neste lance. As individualidades do FCP a causarem mossa.




Lance do 1-0. FCP a marcar individualmente. Há quem lhe chame um figo, JJ chama-lhe uma Lima... para além da sorte do Benfica em fazer este golo, de realçar o posicionamento ispétaculári de todos os jogadores do Porto. Nota-se o imenso trabalho defensivo de Lopetegui. "Epá, quando for lançamento lateral metemos um gajo a tapar o gajo que faz o lançamento e depois lá dentro cada um agarra um e esperamos."




Lance do 2-0 para o Benfica. Contenção espetacular em Talisca,entre a bola e a baliza a impedir o remate do brasileiro. Linha do FCP em número correto, alinhadíssima, e a controlar a largura e a profundidade. Trabalho tático defensivo de se tirar o chapéu e ir pedindo para colocarem umas moedinhas no chapéu a quem for passando... golo do Benfica (após má defesa de Fabiano) perante a péssima abordagem coletiva ao lance por parte do FCP.





Quaresma já passou por 3 e frente a Júlio César acaba por tentar o passe atrasado onde aparece Samaris (espetacular o posicionamento do grego!) a cortar. Após passar por 2 jogadores um na contenção outro na cobertura, surge um 3º fazendo nova cobertura e que também é ultrapassado. Mesmo assim, não há linhas de passe nem outra alternativa que não o que Quaresma fez ou o remate. Ambas quase condenadas ao insucesso à partida. É assim que coletivamente se defendem as individualidades. Paupérrimo o jogo apoiado do FCP em ataque organizado, especialmente na faixa central - 9 contra 4 (Brahimi não aparece aqui, estava atrás de Jackson) neste ataque organizado(!!!!!) do FCP. Não era uma transição ofensiva, era um ataque organizado e  já estavam a perder 2-0! Lance acaba com mais um pontapé de Quaresma num painel publicitário.




Canto para o FCP, 9 jogadores do SLB dentro da área e aos 76' de jogo, a perder por 2-0, o FCP coloca 4 jogadores dentro da área!! Bola na barra e ainda conseguem ganhar os ressaltos e meter a bola lá dentro após braço de Jackson. Quem falhou? César, acabadinho de entrar, perde para Jackson. Mais uma vez, FCP superior num duelo individual. 



Lance de Jackson à barra. FCP acaba de variar o flanco e o cruzamento de Quaresma é meio golo para Jackson. Falhou o colombiano. Mau posicionamento da linha defensiva do Benfica que devia estar mais recuada para poder atacar a bola de frente e ligeiramente mais próxima da bola. Luisão já havia saído pois claro. Há jogadores que são chave porque até a dormir fazem os movimentos pretendidos por JJ. Quando não estão, sente-se muito pois claro. 80 minutos, 0-2, 5 jogadores do FCP a atacar. E esta é a razão porque o FCP tem muitas dificuldades contra equipas que se fecham bem.



E foi isto. Individualidades 0, Coletivo 2. 

7 comentários:

  1. Muito bem, excelente análise.

    Saudações Gloriosas

    ResponderExcluir
  2. não me disseste nda no Le, mas novamente, parabéns pela vitória... estive a ver o teu jogo no sábado.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Baggio,
    Não te disse nada no LE do quê? Não percebi :/
    Gracias pelos parabéns, os putos estão a melhorar bastante...é preciso ir devagarinho.
    Quanto ao jogo tenho uma análise que é capaz de ferir muitos benfiquistas e que vai muito de encontro com o que tu escreveste. Lastimável a qualidade nas transições ofensivas. Quando a fizer aviso ;)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bruno, no primeiro lance também reparei nessa diferença entre a linha definida por Luisão e onde está Jardel, mas o André Almeida tendo em conta o posicionamento do Jardel está bem, não?

    Jardel alinha pelo Luisão, AA alinha pelo Jardel... ou não?

    ResponderExcluir
  5. A ideia é essa João. Se já há um gajo mais atrás, não te adiantes tu também. Se o gajo precisar de ajuda pode ser que ainda lá chegues.

    ResponderExcluir
  6. Bruno não percebo bem o que estavas a querer dizer no lance do segundo golo. Estavas a ser sarcástico com o comportamento colectivo da equipa do porto? Onde está o erro? Tirando o facto de o Indi estar ligeiramente fora da ultima linha, o que acaba por deixar o Lima em jogo...não estão a controlar a profundidade e a largura? Boa análise já agora. Agradecíamos mais coisas assim do género. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Mats,
    Estava a ser irónico sim.
    Há uma imagem melhor, onde se vê que eles estão alinhados, mas é obliquamente alinhados. Não é só o Indi, estão os 3 desalinhados! Para além disso, o Danilo está numa contenção mais do que passiva no Talisca (compreensível para dar tempo para se reorganizarem, mas devia impedir sempre o remate...ainda para mais do Talisca) e a defesa não se reposiciona em função da saída do Danilo ao homem da bola. Não houve controlo nem da profundidade (passe podia ter saído por alto para Lima ou Sálvio, tal como saiu o ressalto para Lima) nem em largura (bola descaída para a direita, jogadores do FCP descaídos para a esquerda). Abraço!
    Tenta apanhar uma situação em que a defesa do SLB esteja assim desalinhada e a pender para o lado contrário? Duvido que apanhes...

    ResponderExcluir