sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Análise FCP-SLB

Nota prévia: este é um dos textos que pode estar "biased" pela clubite.


O Benfica tem nesta época individualidades claramente inferiores ao que nos habituou em anos anteriores. Não só pela qualidade intrínseca dos jogadores mas também porque existem ainda muitas dinâmicas por assimilar por vários jogadores. Já do lado do FCP temos individualidades para dar e vender. O melhor onze misto (SLB e FCP) é, quanto a mim: Fabiano, Danilo, Luisão, Indi e Alex Sandro; Casemiro, Óliver e Enzo Pérez; Gaitan e Brahimi; Jackson. Se em vez de 4-3-3 preferíssemos um 4-4-2, entraria Jonas no lugar de Casemiro. Temos portanto 3 ou 4 jogadores do Benfica no melhor onze misto. O FCP teria 7 ou 8. Por aqui se pode ver a diferença de qualidade individual.


No entanto, penso que no domingo o Benfica poderá fazer um bom resultado no Dragão, fruto da sua maior qualidade enquanto equipa, do superior nível de entrosamento entre os jogadores e do conhecimento das dinâmicas coletivas. Para que isto aconteça é fundamental que o Benfica não permita que as individualidades portistas brilhem. Óliver, Brahimi e especialmente Jackson Martinez terão que ser "coletivamente anulados" pela equipa do Benfica. Nunca individualmente, sempre coletivamente, com contenções, coberturas e compensações bem feitas.


Geralmente os clássicos ganham-se no meio-campo. No entanto parece-me que o desta semana será determinado nos últimos terços do terreno. O Porto terá mais bola e o Benfica viverá acima de tudo de transições. E é aqui que se poderá encontrar a chave do jogo. Se o Benfica conseguir suster as individualidades do FCP - e sublinho que neste momento o FCP continua a ser pouco mais do que um conjunto de individualidades - poderá causar mossa através das suas transições ofensivas. Porque o FCP a defender encontra-se a um nível que  considero apenas "sofrível". Tal como também se encontra neste nível a sua 1.ª fase de construção de jogo. O Benfica, jogando com Talisca, Jonas, Gaitan, Sálvio e Enzo, poderá conseguir recuperar algumas bolas nesta 1.ª fase de construção do Porto e causar dissabores à equipa da casa.


Nunca o 4-4-2 fez tanto sentido como neste jogo - onde a defesa do FCP tem muita dificuldade em sair a jogar e vai ser necessário ter desequilibradores com passada larga (Talisca), a queimar linhas (Enzo) e a jogar com o cérebro (Jonas).

O meu prognóstico: 1-3.




Um comentário: