sexta-feira, 5 de setembro de 2014

E agora que o mercado finalmente fechou...

Posso afirmar sem qualquer receio que o FCPorto é de longe o clube que tem o melhor plantel e o melhor 11. Quando assim é, torna tudo mais complicado para o Benfica poder fazer alguma coisa. No entanto, estamos a falar de futebol e há várias variáveis que não conseguimos controlar ou prever. Até que ponto Lopetegui vai conseguir fazer "uma equipa"? Até que ponto vai conseguir evitar egos e super-egos ou a formação de grupinhos que prejudiquem o todo? Claro que as saídas de alguns jogadores com carisma para "desequilibrar" vem ajudar a que tal não aconteça mas nunca se sabe. No entanto, duas coisas são certas: têm equipa para pelo menos quartos da Champions e para ganhar o campeonato facilmente. Defesa forte (coletivamente e pelas dinâmicas do modelo), meio-campo e ataque soberbos, banco brutal.
O Sporting está com uma profundidade de plantel maior. Em teoria ganhou na mudança de treinador e em alguns jogadores que chegaram como alternativas aos titulares. No entanto, obviamente que o que ganhou mais foi em Nani. Um dos super-jogadores portugueses está de volta a casa e poderá ajudar a fazer a diferença. Contudo, na minha opinião, a diferença será marcada pela negativa pois este ano deverão acontecer 2 coisas que não aconteceram o ano passado: jogos na europa e lesões. Recordo que o Sporting não teve nenhuma lesão média sequer o ano passado; qualquer lesão era ultrapassada em 2 ou 3 semanas. Este ano provavelmente o raio não cairá duas vezes no mesmo sítio e azares acabarão por acontecer. Defesa muito fraca, meio-campo muito bom e ataque razoável.
Quanto ao Benfica, a minha alegria foi tremenda quando à 1 da manhã consultei os jornais e percebi que já não havia hipótese do Enzo sair. Não tinha mesmo saído! Sempre adorei Enzo Pérez, desde os tempos em que vi os primeiros vídeos dele na Argentina. Então a extremo ou médio interior direito, a sua inteligência conseguia ser ainda maior do que a sua raça e abnegação em prol da equipa: a prova dessa inteligência foi dada ao ficar no Benfica pelo menos até Janeiro. Pelo menos no meu ponto de vista :)
Quanto ao resto da equipa, as não substituições efetuadas contra o SportingCP demonstram o estado atual da coisa: a manta está curtinha, curtinha... resta esperar que JJesus consiga transmitir as suas ideias para os seus jogadores e as contratações se transformem em reforços. Neste ponto há alguns jogadores que poderão vir a potencializar a equipa a médio-prazo: Lisandro López, Pizzi, Cristante, Samaris, Bebé e Derley. Se estes perceberem o que JJ pretende para o seu modelo de jogo, então a manta deixará de ser curtinha e o Benfica pode-se aproximar daquilo que foi o ano passado. Até lá é preciso ir ganhando jogos e somando pontos, para que quando o plantel tiver 16, 17 jogadores que compreendam e consigam fazer o que JJ pede, o Benfica ainda esteja na luta pelo título e possa discuti-lo até final. Defesa razoável, meio-campo novamente inexistente (oh Ruben!!!!) e avançados bons. Daqui a um mês ou dois, poderá ser Defesa muito boa, meio-campo e avançados espetaculares. Isto dependerá essencialmente dos jogadores porque a competência de JJ desde o 1º ano que não ponho em causa.

Hipóteses de ganhar o título (atingindo ou não o seu potencial enquanto equipa):
FCP: 40-60%
Benfica: 20-50%
Sporting: 0-25%

5 comentários:

  1. acrescentaria aos perigos que cada equipa defrontará, mas por razões diversas, o baixo nível de tolerância que os adeptos poderão apresentar perante os primeiros resultados negativos:
    no porto, porque se investiu muito, logo, vão querer resultados óptimos e para ontem;
    no sporting, dificilmente compreenderão que os resultados da época transacta foram inflacionados, em relação à real qualidade do plantel. como o plantel se mantém em grande parte, e ainda têm mais nani...
    no benfica, bastou ver a pré-época, e o alarido causado por jogos cujos resultados são tão pouco importantes, excepto para estimular um pouco o ego e confiança dos jogadores. não se vai compreender que o plantel perdeu muito, sobretudo em extensão, quando os óbvios suplentes de ontem tiveram de passar a necessários titulares de hoje...
    ou seja, se somarmos à desconfiança causada por hipotéticos maus resultados, a falta de apoio externo, não há plantel que aguente.

    ResponderExcluir
  2. Artur,
    Acho que o clube onde a tolerância será maior, por incrível que pareça, poderá ser o Benfica. Os adeptos acham que perderam mais do que na realidade perderam, ou melhor, os que chegaram, trabalhados por JJ poderão colmatar os gaps dos q sairam melhor do q se pensa. É preciso é dar tempo! Quanto aos outros, o FCP não creio q vá escorregar no início sequer e o Sporting poderá criar algumas desilusões sim...

    ResponderExcluir
  3. Bruno o Sporting está a desiludir e bastante mas também tenho imensa pena do Marco Silva que acho um treinador muito bom e com um modelo muito interessante, mas por ordens superiores é obrigado a entrar com menos 5 (Maurício, Sarr que é menos mau que o Maurício mas igualmente mau, o Cedric quando não joga o Esgaio, o adrien que é só corrida ou show-off, e o pior o slimani quando há um avançado como o MONTERO).
    Quanto ao Benfica para o campeonato vai continuar a servir jogadores como o jardel mas para o resto não serve mas o Jesus é brutalissimo na org. defensiva, em org. Ofensiva espero que não seja entregue a cavalos de corrida.
    O porto acompanhei muito pouco mas o centro da defesa fraquíssimo para a exigência, e o que me tens a dizer sobre o Oliver e o Adrian?
    Peço desculpa pelo longo comentário um abraço e continua a escrever sobre pelo menos os 3 grandes

    ResponderExcluir
  4. Brigas,
    O ano passado ao escolher um 11 mundial com uns amigos, disse que escolhia o Oliver. Claro que na altura não era um dos melhores MC's do mundo e nem agora o é. No entanto, vejo tanto mas tanto potencial no puto, que não me importava de o pôr a jogar no "11 ideal" só para ver o miúdo a subir patamares de qualidade e atingir níveis de excelência. É isto que penso do Oliver. Quanto ao Adrien, não vi muitos jogos do Porto e do que vi ainda não vi nada; não notei burrices extremas mas também não vi nada de especial; acho que aqui o tempo de adaptação está a limitar o seu aparecimento imediato. Com Tello, Brahimi e Oliver fica difícil pra qualquer um... mas o FCP tem tanta qualidade que até mete nojo! Qualquer dia faço o exercício de pegar nos suplentes do FCP e ver quantos é que entravam nos 11's iniciais dos outros grandes. Ah, e fico contente por o Marco Silva achar que o seu problema está no André Martins. Aliás, ele e 90% dos sportinguistas... por mim era 4-4-2 losango com WCarvalho, AMartins, JMário, Nani; Montero e Slimani. E só porque não conheço bem o Tanaka senão tb o Slimani ia aquecer o banco (do que vi do Tanaka - muito pouco - gostei!)

    ResponderExcluir
  5. Esperei até ao fim dos jogos para comentar e muitas coisas que referimos aqui mantiveram-se... O benfica muitas dificuldades, mas acaba por ganhar bem de louvar a organização do moreirense foi pena o golo sofrido numa das situações que o Benfica é mais forte!
    O porto e lopetegui a confirmar as credenciais embora tenham empatado mas também quando se mete o Quaresma a 20 mim do fim os estatutos ainda contam.
    No Sporting aí aquela defesa é simplesmente horrível... Como dizias André Martins só um jogo para se ver a diferença para o adrien, que no lance do golo do Nani podia ter feito bosta e da grande... João Mário muito bem o miúdo conseguiu meter o slimani a marcar um golo de bola corrida, Montero em 13 mim fez mais que slimani o jogo inteiro... Quanto a equipa sugerida eu jogava em 4-3-3 com o w.carvalho, André Martins, João Mário no meio, nas alas carrillo ou mané e depois do outro lado Nani e na frente Montero

    ResponderExcluir