terça-feira, 10 de setembro de 2013

Janela de oportunidade

Duas grandes preocupações
Desde o final da época passada que tinha duas grandes preocupações no que se referia a esta época. Saber se o balneário estava com JJesus e saber quem é que iria sair até o mercado fechar. Pelo final do jogo contra o Gil Vicente parece-me que o balneário está com JJesus. Senão estivesse bastava ter deixado o tempo passar que o treinador estaria no olho da rua quando o árbitro apitasse para o final. Ao invés a equipa lutou e fez tudo para virar o resultado. No final uniu-se no meio do relvado e deu o grito de revolta. Estamos juntos! É necessário agora que os adeptos do SLBenfica se unam também no apoio à equipa. Sábado há jogo em casa e seria muito bom que o estádio estivesse mais cheio do que habitualmente... duvido... postas de pescada há muito quem as lance mas poucos são os que as pescam. Quanto ao mercado não saiu ninguém. A nível desportivo fico contentíssimo e é o sonho por que ansiava. Plantel ainda mais forte do que aquele que chegou a 3 finais o ano passado. Espetacular! A nível financeiro não tenho conhecimento, mas penso que o ano apenas fechará a 30 de Junho, pelo que, as não vendas deste ano ainda podem ser colmatadas pelas vendas no final desta época. Muito boa decisão. Mais do que nunca, não há desculpas para o não sucesso.

Cortez
Antes dos últimos dias de mercado tinhamos na equipa para a posição de lateral esquerdo(LE) Cortez e Melgarejo. O 1º era o titular e o 2º o suplente (seja por opção técnica ou condição física). Quando o 2º é vendido, compra-se um LE que é melhor do que o atual titular (que entretanto não estava a corresponder às expectativas). Passando Cortez para suplente, Siqueira será sempre inscrito antes de Cortez na Champions. Havendo excesso de estrangeiros para a lista da UEFA (o SLB inscreveu 24 jogadores quando podia ter inscrito 25, desde que o 25º fosse formado em PT e nem isso tinha...), escolhe-se não se inscrever o LE que passou para suplente com a vinda de Siqueira, é estrangeiro e que tinha vindo a defraudar as expectativas. Para além disso temos André Almeida e Sílvio como possíveis alternativas caso Siqueira se lesione. Claro que é preciso resolver o estado psicológico em que Cortez deve estar, mas tirando isso, é preciso um desenho para perceber esta situação??

Lesões e desenho tático
Com as lesões de Gaitan e Sálvio, JJesus deve aproveitar para mudar algumas coisas na equipa. Se se procurar uma solução que implique menos mudanças, poderemos pensar em Matic e Enzo no meio campo, Ola John na direita, Markovic na esquerda (trocando consoante as necessidades do jogo), Lima no apoio a Cardozo. Fácil. Penso no entanto que JJesus deve aproveitar este fechar de porta para abrir uma nova janela. Uma janela em forma de losango e que permitirá ao Benfica crescer como equipa. Fejsa no vértice inferior, Enzo na direita, Matic na esquerda e Djuricic no meio. À frente, Markovic e Lima. Caso se pretenda não cortar muito, Matic poder-se-ia manter a trinco com Ruben Amorim e Enzo à sua frente. Uma outra opção poderia ser recuar Djuricic para médio interior com Enzo (passando a conduzir a bola desde trás, tirar-se-ia mais partido das qualidades do sérvio e facilitaria a sua adaptação pois passaria a ter mais tempo para pensar o jogo - principal diferença que encontrou em relação ao campeonato holandês). Obviamente que isto iria pressupor um maior rigor tático por parte de Djuricic mas que penso com a sua inteligência para ler o jogo facilmente se adaptaria. Isto abriria uma vaga para Nico brilhar a 10. Com equipas mais fortes, a solução Fejsa, Matic, Enzo, Djuricic/Gaitan seria a mais indicada. Contra equipas mais defensivas (essencialmente 90% do campeonato português) a melhor solução seria Matic,Enzo,Djuricic e Gaitan. Na frente, total liberdade a Lima e principalmente Markovic! Caso o puto de 19 anos não conseguisse trazer para o jogo toda a sua qualidade nessa posição, Djuricic seria obrigado a saltar fora, recuando Markovic para 10 e ficando com Lima e Cardozo na frente. Como se vê, hipóteses há muitas. E sinceramente nenhuma delas me desagrada, muito pelo contrário... agradam-me bem mais do que as que contemplam a ida de Enzo para o flanco direito ou a manutenção do esquema tático suicida...
Treine-se a pressão alta e a transição ataque-defesa (que atualmente é muito próxima do nível "porcaria") e teremos equipa para os jogos pequenos e espante-se(!) também para os jogos grandes!
Não me importava nada que para o ano viessem dizer que o JJesus só é campeão a jogar em losango e que nos outros sistemas táticos é uma porcaria e que blablabla whiskas saquetas...

4 comentários:

  1. Concordo com o texto...se calhar Jorge Jesus devia ler...é apenas a minha opinião

    Se não ganharmos esta época e a verdade é que começa muito mal, então!!!...não digo mais nada.

    ""Cansativo ter que estar a escrever letras e nºs."", quando se publica

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vamos ter esperança que as coisas vão mudar! Sinceramente acho que pela 1ª vez desde à muitos anos que temos um melhor 11 do que o FCP...mas vamos a ver :)
    Enquanto isso é continuar a ir ao estádio apoiar ;)

    ResponderExcluir
  3. "Treine-se a pressão alta e a transição ataque-defesa (que atualmente é muito próxima do nível "porcaria") e teremos equipa para os jogos pequenos e espante-se(!) também para os jogos grandes!"

    Na minha opinião o principal problema do Benfica é a organização ofensiva e é ai que o JJ mais falha. A organização ofensiva do Benfica é quase nula, atacando quase sempre em transições. Com uma melhor organização ofensiva, com mais jogadores integrados no teu ataque, vais poder melhorar a tua transição defensiva, pois tens mais jogadores proximos das zonas onde perdes a bola e podes ter uma reacção à perda mais rapida e com mais homens.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Certo Gonçalo, no entanto a proximidade à bola também te limita a rapidez e fluidez com que podes aumentar o nº de erros nas defesas contrárias (movimentando a bola mais rapidamente num maior espaço, obriga a maiores ajustes forçando o erro). A reação à perda de bola tem que ser muitíssimo mais rápida e os jogadores do SLBenfica têm que deixar de ser anjinhos. Deco aprendeu com Mourinho que na maior parte das vezes em que perdia a bola havia que fazer falta. Assim tornou-se num dos melhores nº10 não só a nível ofensivo como a nível defensivo. A equipa do SLBenfica parece que tem vergonha de recorrer à falta quando a equipa perde a bola e está desequilibrada.

    ResponderExcluir