quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SLBenfica - Anderlecht

Estava nas roulotes quando soube o 11. Gosto tanto exclamei! André Almeida à direita, Fejsa atrás de Matic, Enzo Pérez a equilibrar o meio-campo partindo da direita, Djuricic com liberdade... parece-me bem :) uma equipa mais compacta e disponível, a não viver tanto de rasgões e quem sabe a conseguir controlar o jogo. Pena que o esquema tático se mantenha o mesmo. Imagine-se Fejsa no vértice inferior de um losango, Djuricic no superior, Matic e Enzo a equilibrar. Markovic (com liberdade total) e Cardozo na frente. Parece-me que seria muito mais interessante este modelo, permitindo uma subida maior dos laterais e dando muito mais corpo ao meio-campo. Paciência...
Entrada muito forte em jogo com 2 golos a apontarem desde cedo o desfecho final do jogo. Na 2ª parte tivémos um Anderlecht muito mais partido e balanceado para o ataque. Inadmissível como o SLB não consegue marcar um golo a uma equipa que se expunha tanto... também inadmissível o que JJesus fez com Enzo Pérez. Na bancada bem que eu gritava pro JJ a dizer-lhe que o Enzo já não aguentava mais...no banco JJ esperava que Ola John acabasse o aquecimento. Com o ritmo que o holandês mostra, ainda se agora lá estivesse provavelmente não estaria quente... não coloques a cabeça no sítio que em vez de Ola levas é com um adeus! Markovic perde prai 3 contra-ataques e o público começa a perder a paciência...vamos lá a ver: Markovic estava absolutamente sozinho nesses contra-ataques e com 40 metros de terreno para percorrer atrás dos defesas. Se a bola passa, sprintaria isolado para a baliza...perdendo a bola como perdeu, tem 9 colegas (Enzo estava ainda lesionado em campo...) atrás dele e que não tiveram tempo para se desposicionar. Ótima leitura de Markovic, pior a forma como executou pois a bola não passou. A partir de determinada altura, tivémos Artur. Ou melhor, não tivémos... mas disto falarei num outro post dedicado exclusivamente ao guardião brasileiro e titular das redes do Glorioso. Domínio na 1ª parte, controlo na 2ª e uma equipa muito mais equilibrada dentro de campo e taticamente a um nível a que nos habituou o ano passado. Estamos a entrar no caminho certo, agora é preciso que os próximos passos continuem a ser acertados.

Breve análise individual/duplas:
Artur- Capaz de grandes defesas, encarrega-se no entanto de criar + oportunidades perigosas para o adversário.
André Almeida - tão bom ver um lateral direito que sempre que ataca não perde a bola e apanha a equipa em contrapé. Atacou com segurança e defendeu bastante bem.
Garay e Luisão - Intransponíveis. Limparam tudo. Nota-se o bem que lhes faz ter 2 à sua frente.
Siqueira - achava que é brutal e continuo a achar. Grande jogo com grandes pormenores. Gosto muito :)
Fejsa - está em todo o lado, é rapidíssimo, chegou a parar contra-ataques sem tocar na bola ou no jogador (ao levar que o adversário tivesse que ir para a lateral), fez as dobras muitíssimo bem (e a todos os que falharam!), esteve muito bem a construir jogo (passe curto e certo), resumindo, o melhor jogador em campo. Temos reforço!
Matic - Ainda não ao nível do ano passado, mas já a um nível muito elevado. É preciosíssimo a jogar a 8 e a pressão que provoca nas equipas contrárias acaba muitas vezes em uma de duas situações: ou ganha a bola, ou permite que algum colega perto a ganhe.
Djuricic - confesso que olho para este Djuricic e acho que está prai a 40% do que pode render... ainda não está habituado ao ritmo de jogo português/europeu e a jogar tão à frente tem mais dificuldades para explanar toda a sua visão de jogo (daí defender também o losango). Muito bem no entanto a defender ocupando a posição de colegas que se desposicionavam (quer Matic, Enzo ou Markovic).
Enzo Pérez - mais um bom jogo de um jogador que não sabe jogar mal. Apenas um reparo: Enzo, quando não aguentares mais atira-te para o chão e espera pela assistência médica. É que o JJesus não percebe de outra forma.
Cardozo - correu, lutou, pressionou alto, segurou jogo, abriu jogo para os colegas...não marcou. Exatamente o oposto daquilo que tantas vezes aconteceu nos anos anteriores. Se a somar a isto tornar a marcar, temos o melhor de Tacuara!
JJesus - 10 minutos para tirar um jogador que não podia como uma gata pelo rabo?? A sério?? 10 minutos??? Mister, repare nos ataques do Anderlecht durante esses 10 minutos! Em bola corrida foram os mais perigosos?? A sério?? Quer que some 1+1? De resto, impecável :) preparou muito bem a equipa e soube motivá-la para ter a entrada que necessitava ter no jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário