quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

2 enormes péssimas decisões individuais na base do 0-0

O Barcelona apresentou-se ontem com uma equipa de poupanças, dando ao SLBenfica a oportunidade de garantir o apuramento para os oitavo-de-final da Champions. A equipa do SLBenfica entrou muitíssimo bem, a pressionar muito alto e onde o FCBarcelona mal conseguia sair da grande área. Sem a sua espinha dorsal, a equipa do FCBarcelona não era a mesma e o Benfica aproveitava para tentar chegar ao golo. O título desta crónica surge do festival de golos falhados que o SLBenfica teve. Parece-me a mim que a equipa do SLBenfica, chegando à altura de finalizar, deixou de funcionar como equipa. A atitude que lhes permitiu alcançar inúmeras oportunidades de golo - a pressão alta e o jogo coletivo - não alastrou para a finalização e foram inúmeras as vezes que os atacantes do SLBenfica colocaram a possibilidade de "marcar um golo em Camp Nou" à frente da possibilidade "do SLBenfica marcar um golo em Camp Nou". O lance de Rodrigo é para mim o lance a maior perdida da noite. É inadmissível que Rodrigo opte pelo remate.

E para aqueles que possam perguntar o que diria se tem dado golo, a minha resposta continua a ser a mesma. As premissas são simples e são sempre as mesmas nestas situações. Qual a probabilidade que Rodrigo tinha de fazer golo nesta situação?  60%? 70%? Irrelevante... as probabilidades de Rodrigo fazer golo, com um guarda-redes pela frente, eram de certeza mais baixas do que se tem optado pelo passe para Nolito que ficaria já sem o guarda-redes pela frente e com a baliza escancarada...aqui as hipóteses seriam de quanto? 95% ? 99% ?? Muito superiores sem dúvida...
Mas claro que o futebol é assim e ninguém tem o direito de crucificar o jogador. Há apenas que o alertar de forma a desenvolver mecanismos internos que o ajudem a melhorar a capacidade de decisão. Talvez não tenha visto Nolito. Não me parece. Penso que a hipótese mais provável é a de se ter encantado com a possibilidade de marcar um golo em Camp Nou e tirar todo aquele peso das costas que deve sentir nesta altura e que diz que o Rodrigo não voltou a ser o mesmo jogador desde que sofreu "aquela" entrada do Bruno Alves. Era a oportunidade de tirar todo esse peso das costas e Rodrigo preferiu tentar essa oportunidade ao invés de dar um golo certo a marcar a Nolito. Alguém que veja o trabalho psicológico que necessita de ser feito com Rodrigo pois parece-me que esse peso ainda está nas costas do jogador (e na mente dos adeptos). Pela sua qualidade, Rodrigo vai voltar a explodir. Até lá, fará um conjunto de más decisões e maus jogos...até que as coisas lhe corram bem uma ou duas vezes e ele consiga tirar das costas o fardo que carrega e possa explodir em direção ao estrelato que a sua qualidade impõe. Mais do que o físico, é preciso ajudar Rodrigo a recuperar psicologicamente.

A 1ª parte continuou com o Benfica a jogar muitíssimo bem mas a pecar na finalização. A 2ª parte foi uma coisa completa e inexplicavelmente diferente. A equipa estoirou? Não sei. Espero bem que não tenha sido isso pois o último jogo datava já de à muito tempo e Dezembro não é mês para estoirar fisicamente. Parece-me é que ao contrário daquilo que JJesus dizia, a equipa (principalmente técnica) jogou com o resultado até então em Glasgow. A troca de um ponta-de-lança por um médio-defensivo (aqui não estão em causa os nomes) é uma substituição que transmite à equipa uma satisfação global pelo resultado alcançado. E isso é, como se veio a verificar, um erro de palmatória e que custou ao SLBenfica o apuramento. Esteve bem JJesus em poupar Enzo e Sálvio? Claro que sim! Esteve bem JJesus no 11 inicial? Claro que sim (se bem que eu colocaria Cardozo em vez de Rodrigo, mas isso é um pormenor que não retira o mérito da decisão global). Esteve bem JJesus nas substituições? Não... a entrada de Bruno César que não manda "uma pra caixa" e a opção que já atrás referi foram erros enormes.

Não concordo quando se diz que a equipa merece uma grande salva de palmas pelo empate em Camp Nou. Pela 1ª parte sim. Pela 2ª parte merece estar 10 horas a correr à volta do relvado. Com os responsáveis pela equipa baixar as linhas na 2ª parte a correr com eles. A frustração de quase "tocar o céu" e falhar é demasiado grande para me deixar satisfeito com o que se passou.
Mas a equipa não é avaliada só por este jogo, e por aquilo que tem vindo a fazer até aqui, merece uma ou duas grandes salvas de palmas. Merece todo o apoio e força dos adeptos! Não é vergonha o que fizémos na Champions. Ficou um amargo de boca pois sentimos que somos melhores que o Celtic. Paciência, o futebol é assim. Umas vezes ganha-se, outras perde-se. Agora há que levantar a cabeça e pensar já no jogo seguinte. Mais tarde teremos a Liga Europa.

Força Benfica, vence por nós!

2 comentários:

  1. Acabámos por empatar 0-0. De certa forma até que nem foi mau de todo, porque acabou por nos permitir mostrar ao Barcelona, que não ganhámos porque não admitimos faltas de respeito, que foi o que eles tiveram para connosco ao jogaram de inicio apenas com um titular ( Poyol). Mas eles pensam que o Glorioso Benfica é o quê???

    ResponderExcluir
  2. E podemos conquistar um troféu europeu já esta época, e aí quem se lembrará do jogo de Barcelona?

    Vamos a isso Benfica!

    http://amesaredonda.blogspot.pt/

    ResponderExcluir