quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Para que não restem dúvidas...

Para que não restem dúvidas, estou de acordo com a tática utilizada por JJesus no jogo contra o SCBraga. No meu entender, a entrada de Ruben Amorim visava ganhar o meio-campo, garantir a posse de bola, fazendo-a circular ao longo de todo o campo, fazendo os jogadores do SCBraga correrem atrás da bola, ao mesmo tempo que esperava que Gaitan desencantasse uma obra de arte que passasse pela cabeça (ou pés...) de Cardozo e terminasse no fundo das redes de Quim. Após a 1ª parte, a entrada de Nolito e Bruno César garantiria, face a um SCBraga mais cansado, um domínio do SLBenfica e um aumento substancial da probabilidade de ganharmos o jogo. No entanto, o episódio ao intervalo (Gaitan acabou a 1ª parte a vomitar) obrigou JJesus a tirá-lo, sendo que me parece coerente na escolha que fez; na falta de querer efetuar logo 2 substituições que permitiriam aproximar o meio-campo do SLBenfica do seu ataque (saída de Ruben Amorim e Gaitan, entrada de Bruno César e Nolito), JJesus preferiu apostar em Rodrigo mais perto de Cardozo, obrigando à subida de Aimar para fazer a ligação meio-campo - ataque. O facto é que essa mudança acabou por permitir ao SLBenfica a obtenção do golo.
Esta (possível) tática de JJesus foi condenada ao fracasso a partir do momento em que o SCBraga descansava de 5 em 5 minutos e é beneficiado com uma grande penalidade mal assinalada a seu favor. Gosto muito de ouvir os comentários de outras pessoas, mas para mim são apenas isso, comentários. A lei encontra-se escrita (Lei 12 que pode ser consultada aqui) e onde se diz o seguinte:

Tocar a bola com as mãos implica um acto deliberado em que o jogador toma contacto com a bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios:
  • o movimento da mão na direcção da bola (e não a bola na direcção da mão);
  • a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada);
  • a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infracção;
Ora aqui fica claramente demonstrada a razão porque não deveria ter sido assinalada grande penalidade. Emerson está com o braço em movimento com o sentido contrário ao da bola e além do mais o braço está junto ao corpo 























Para além do mais (repare-se na 1ª imagem) a bola bate na parte de trás do antebraço do jogador, que para quem sabe um pouco de anatomia ou/e física, é impossível de ser removido que não através de uma cirurgia (mais ou menos bruta...). As duas imagens comprovam que o jogador está a retirar o braço da trajetória da bola, ficando deste modo provado a sua não intenção em tocar a bola.
Podia também fazer referência à agressão de Djamal a Gaitan ao minuto 5, ao penalty sobre Luisão ao minuto 12 ou à agressão de Alan sobre Javi Garcia mas penso que nem vale a pena...levámos um ponto que é mais do que levámos da Pedreira à 1 e 2 anos, sendo desta forma, 1 ponto ganho. Bem ou mal, o SLBenfica está a fazer um bom campeonato e uma boa Liga dos Campeões. O próximo jogo é em Old Trafford e tudo o que não seja uma derrota é inesperado e um ótimo resultado; sublinho apenas que acredito num desses resultados ótimos mas a sua não obtenção não constitui revés nos objetivos da equipa. A seguir teremos um jogo em casa contra o SportingCP e onde teremos obrigatoriamente de ganhar. Não porque seja imperativo a nível matemático mas porque é imperativo colocar cada um no seu lugar e no meu entender, o SLBenfica possui uma equipa muito melhor que o SportingCP.

Quanto às outras fantochadas, remeto-me ao silêncio porque gosto apenas do futebol jogado dentro das 4 linhas e das discussões que à sua volta possam surgir. Tudo o resto é isso mesmo, uma fantochada, que servirá para entreter fantoches.




Um comentário:

  1. Caro Bruno, completamente de acordo e também eu acho que JJ foi inteligente na abordagem ao jogo, até porque certamente a sua estratégia passava também por segurar a bola e controlar algum ímpto adversário e na 2ª parte tirar proveito de um dia a mais de descanso que os seus jogadores tinham em relação ao adversário e então sim, partir em busca dos 3 pontos, só que por razões óbvias não previu as falhas sucessivas de iluminação.

    ResponderExcluir