terça-feira, 30 de maio de 2017

A não tanta hegemonia do Sport Lisboa e Benfica

Terminámos a época a comer dobradinha à hora do lanche e debaixo de uma tremenda carga de água. Maior do que a chuvada, só a alegria pela conquista da 26ª Taça de Portugal e o choro de dragartos que ecoava por todo o país - deve ser daí que veio tanta água... já os sportinguistas e portistas souberam reconhecer a superioridade do Sport Lisboa e Benfica e felicitar o #tetracampeão pelo #triplete a que apenas faltou a Taça da Liga.
Para quem ache que o Benfica se encontra num período de hegemonia interna indiscutível, com a conquista de 11 troféus em 16 possíveis, terei que discordar. Apesar dos números o fazerem aparentar, a realidade é que a margem entre o sucesso e insucesso tem sido demasiado reduzida para que possamos falar numa hegemonia comparável à que o FCPorto exerceu na década de 90 por exemplo. Nessa altura, o FCP exerceu sobre todos os outros uma autoridade suprema, arrasando com todos aqueles que o defrontavam. E é aí que o Benfica ainda não está, e é para o aí que terá que tentar caminhar. Não nos deixemos iludir com os títulos já conquistados, pois esses já passaram. Foquemo-nos desde já no futuro e saibamos trabalhar ainda melhor do que temos feito, pois muito melhor que a conquista do #tetracampeonato é a conquista do #penta.
O Benfica ainda não conseguiu ter uma série consecutiva de jogos a ganhar em casa ao FCP e a ir ao Dragão ganhar 1 a cada 2 jogos por exemplo... e isso é fundamental para a criação de uma hegemonia que perdure, o conseguir criar no adversário um sentimento de impotência que reduz em muito as hipóteses deste ter sucesso. O FCP e o SCP têm que saber que vêm à Luz perder, ponto final.
Há muito trabalho para ser feito e caminho para percorrer. É tempo agora de descansar das emoções deste ano, mais uma vez fabuloso, e prepararmo-nos para as batalhas que aí virão, tendo a consciência de que nada será mais fácil apenas porque ganhámos no passado, mas tudo continuará apenas a depender do trabalho que façamos.
Para o ano há mais, é rumo ao #penta!!!!!

Um comentário: