quarta-feira, 18 de maio de 2016

Taça da Liga

Já explanei várias vezes pessoalmente a minha opinião sobre a Taça da Liga, mas creio que nunca o fiz aqui.
É sem sombra de dúvida a 3ª competição nacional e nunca passará a ser a 2ª - a Taça de Portugal tem um encanto e uma história tremendos.

Quanto à comparação entre a Supertaça e a Taça da Liga, claro que a Taça da Liga é mais importante uma vez que não podemos confundir alhos com bogalhos: a supertaça é um troféu (são eleitas duas equipas para o disputar), enquanto que a Taça da Liga é uma Competição onde qualquer equipa da Iª ou IIª Liga a pode ganhar.

Durante vários anos sempre defendi que o vencedor da supertaça seria um ótimo indicador para mostrar a força da hegemonia de um clube - tal como se veio a verificar com o FCPorto: enquanto o FCP ganhava a Supertaça, a hegemonia pertencia-lhe.

A Taça da Liga tem outra característica importante: uma vez que é jogada pelos suplentes, permite avaliar a profundidade do plantel - o que permitirá extrapolar para o campeonato, que sendo uma prova de regularidade, qual a equipa que possui o leque mais alargado de opções. O Benfica tem sido o vencedor de quase todas as edições e tal facto vê-se refletido na luta pelo título: das 7 vezes em que foi à final (ganhou 6 e a outra joga-se 6ªFeira), 5 esteve na luta pelo título até às últimas jornadas ou foi campeão.

Se antes sempre atribuí importância à Supertaça, pela ordem de razões acima apresentada, agora atribuo ainda mais importância à conquista da Taça da Liga.

Desde miúdo que nunca gostei de perder "nem a feijões", por isso não consigo perceber como é que alguém pode não querer ganhar uma competição simplesmente porque a decidiram chamar "Taça da Cerveja" (como se ainda por cima cerveja fosse mau...). Mais do que soar a desculpa de quem nunca a ganhou, é efetivamente uma desculpa de quem nunca a conseguiu ganhar. Só espero que na 6ªFeira consigamos conquistar a 7ª (Maravilha) Taça da Liga. Seria isto sim, a cereja no topo do bolo de amêndoa que deixou alguns engasgados.

11 para 6ªF:
Júlio César, Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Grimaldo; Samaris, Talisca, Guedes, Carcela; Jonas e Giménez.
Se estou a desvalorizar a competição com este 11? Não, simplesmente temos um plantel com profundidade e neste 11 estão presentes 7 jogadores que entram no meu melhor 11.

Carrega TRICAMPEÃO!!!!

6 comentários:

  1. Não sei se o Julio Cesar ja curou a lesão. Mas essa também seria a minha equipa. Talvez com o Jardel em vez do Lindelof (este vai para a selecção ao contrário do Jardel que não terá mais competição este ano).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta época, quero eu dizer...

      Excluir
    2. E queres poupar o Lindelof porque estás com pena da Suécia? Lindelof tem que jogar :)

      Excluir
  2. Se Lisandro não está já vendido, para mim era Lisandro ao lado do capitão.

    Não é desvalorizar coisa nenhuma. Se não conseguem ganhar ao Marítimo (ou a quem quer que seja) na Taça da Liga, será que têm estofo para lutar pelo título? É que normalmente o Benfica tem jogar o triplo dos adversários.

    Concordo com a cena da profundidade do plantel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que já disse lol para mim é Lindelof + Jonas + 9...

      Excluir
    2. Eu tirava ao Lindelof para ver se o argentino tem aprendido alguma coisa nos treinos.

      Ou isso ou como o sueco já não volta, na pré-temporada logo se vê e aí está bem, vai-se com uma dobradinha!

      Excluir