quarta-feira, 18 de maio de 2016

Capacidade de entender o negócio do futebol

Já há algum tempo que defendo que me parecia que o Benfica tinha percebido perfeitamente o que é o "negócio do futebol". Ao contrário dos outros, o Benfica percebe que estamos todos no mesmo saco e que o que interessa não é roubar uma migalha do saco ao outro, mas sim fazer crescer o saco; tornar o saco mais apetecível pelo público e consequentemente pelas empresas que queiram investir na procura de obtenção de retorno financeiro.

Então mas a paixão vai diminuir ou mesmo desaparecer? Claro que não! A paixão terá tendência a aumentar, tal como aumentou nos últimos anos na Premier League simplesmente porque havendo mais investimento consegue-se ter melhores jogadores, o que conduz a melhores espetáculos capazes de atrair mais público que gerará mais receitas, mais investidores, perpetuando o ciclo até que algo/alguém o quebre. Claro que o ciclo também se alimenta de vitórias, mas mais do que tudo, alimenta-se desta paixão que faz com que o futebol seja o desporto mais popular em todo o mundo.

Para o Benfica ser ainda mais forte a nível europeu, é necessário um Porto e um Sporting fortes a nível interno (e vice-versa) pois apenas havendo competição interna de um nível superior se conseguirá chegar lá fora e ter jogadores com a "estaleca" necessária para disputar os jogos com as grandes equipas. Alguém duvida que foi Messi que fez de Ronaldo um jogador melhor? Ou que foi o Barcelona de Guardiola que ajudou o Real Madrid a quebrar o record de pontos no campeonato?

Vem tudo isto a propósito das declarações de LFVieira mas acima de tudo do vídeo que o Benfica fez com Rui Vitória após a conquista do TRICampeonato. Se as primeiras poderiam soar a "só dizes isso porque ganhaste" (e eu não me esqueço que há bem pouco tempo não soubemos perder...) já o segundo veio provar que existe uma estrutura por trás que percebe exatamente o que é o negócio do futebol.

Se o futebol português estiver constantemente a ser acusado de resultados combinados, de oferta de malas de dinheiro e de cheques aos árbitros, nunca os investidores conseguirão esquecer o apito dourado e nunca Portugal poderá estar nos seus horizontes. Pelo contrário, se se louvar o espetáculo, se enaltecerem os jogadores, se se providenciar espaço para os verdadeiros artistas mostrarem o que valem, então será mais simples para todos terem um contrato com a Emirates ou com outro gigante qualquer e desta forma ter o dinheiro que todos os clubes tanto precisam.

Vejam o vídeo e tentem perceber o que vos digo, quando me parece claro que o Benfica percebeu perfeitamente o que é o negócio do futebol:


3 comentários:

  1. Servimos para educar os outros e ter infinita (diria centenária) paciência...
    Prefiro integrar uma futura Superliga europeia e ver dinheiro a sério (enquanto vemos os rivais a ficar para trás no pântano que tanto gostam de chafurdar).

    ResponderExcluir
  2. Com as potenciais saídas de Jardel e Lindelof, o que fazer? Manter Luisão na equipa e fazer de Samaris central?
    (Ficam naturalmente Lisandro e Kalaica).
    Se formos ao mercado, que nomes poderiam encaixar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muita calma...não há saídas confirmadas e caso se venham a verificar, não é com a posição de DC que temos q nos preocupar. Creio q Samaris não é opção para RV nessa posição.

    ResponderExcluir