sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Dúvidas

Apenas consegui ver a 2ª parte do SLB-Estoril e a partir do telemóvel. Depois de ver o resumo, foi-me impossível identificar falhas defensivas uma vez que nunca mostra a altura em que o passe de rutura é feito. No entanto, muitas das coisas que vi foram bastante positivas e demonstram uma evolução relativamente ao que havia sendo feito. Não estou porém convencido, pois acho que vendo o jogo acabaria por me dececionar uma vez mais: há comportamentos que não mudam se ninguém nos indicar como agir e os comportamentos defensivos de RV nas suas anteriores equipas nunca me convenceram.
Ofensivamente, até ao 1-0, o que vi foi bastante fraco. Completamente dependentes de individualidades. Ao invés de criar linhas de passe para jogar apoiado, RV prefere dar espaço ao portador da bola e pedir a todos os jogadores que se afastem dele. Lanço o desafio de me encontrarem nos últimos 3 anos uma imagem em que o portador de bola tem 0 apoios tal como acontece na imagem em baixo. E mesmo assim, Eliseu acabou por descobrir uma linha de passe (vícios antigos são difíceis de esquecer...).
Vai ser preciso ir devagarinho, jogo a jogo...


6 comentários:

  1. Muito bem Bruno, de regresso ao trabalho!
    Obrigado!
    (Eu não definiria melhor: ZERO apoios. A isso juntou-se o desastre da última linha, a distância entre sectores, a falta de referências)

    ResponderExcluir
  2. O que chateia é que é muito pouco... O FCP e o SCP apresentam outra dinâmica com o mesmo tempo de preparação. O Estoril se tivesse mantido a consistência posicional e não fosse "garganeiro" teria levado o ponto. Por outro lado continuamos a marcar passo no reforço do plantel. Um lateral, um médio... Se não houver progressos significativos deixas os primeiros pontos já contra o Arouca que está muito bem orientado... A ver vamos como diz o cego...

    ResponderExcluir
  3. .... Ironia das ironias, mesmo triste pela derrota, fiquei mais confiante após a derrota de ontem que após a vitória do primeiro jogo. Apesar dos erros de finalização e defensivos, conseguimos jogar futebol apoiado. Vi alguma coisa que se parece com uma equipa de futebol.
    Pelo que vi até agora (e no ano passado), podemos ser competitivos na Liga.
    A ausência de discurso que inspire os jogadores e os adeptos, é para mim um dos principais defeitos do RV.

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi falta de critério
    Bola para a molhada, remates sem qq hipotese de dar golo e muita fezada. Substituir RV asap!

    ResponderExcluir
  5. Equipa demasiado estática sem criar linhas de passes que obrigue o adversário a perder o posicionamento defensivo. Pouca pressão a seguir á perda de bola se necessário com recurso á falta. A falta destas características torna o futebol do Benfica totalmente previsível que chega a ser desesperante. Aquilo foi uma charutada para ver se pegava alguma. Grande Júlio que tirou duas bolas na cara dos avançados do Arouca senão aos 25 minutos já estaríamos com 3-0 no bucho. Como Benfiquista tenho a esperança que algo mude para melhor. Racionalmente a luta pelo campeonato irá terminar em meados de Outubro. Em Janeiro provavelmente estaremos apenas dentro da Taça da Liga. Espero estar redondamente enganado…

    ResponderExcluir
  6. Não querendo ser chato mas chamo a atenção para um detalhe. Normalmente o Benfica fazia golos em 99% dos jogos com JJ.
    Por isso não é assim tão dramático ter sofrido um golo do CSKA em casa. Na Rússia ele mete pelo menos uma bolinha mesmo que eventualmente não passe.
    Com RV ficámos em branco em 2/3 jogos.

    ResponderExcluir