quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A importância de um jogo

Há jogos que possuem um grau de dificuldade mais elevado do que aparentemente parecem. O jogo com o Moreirense é um desses jogos.

O Moreirense está a preparar o jogo contra o Benfica há 15 dias e tem tido todos os jogadores disponíveis. Por se tratar de um jogo contra o Benfica, os índices de motivação e concentração estarão no máximo. Taticamente, tem sido uma das boas surpresas da Liga e caso consigam transpor a sua estratégia para o relvado da Luz, a tarefa do Benfica poder-se-á afigurar bastante complicada. Um dos pontos fortes, e que advém do bom posicionamento e rigor tático, é a sua capacidade defensiva. Atualmente, é uma das 5 equipas que possui uma média de golos sofridos inferior a 1 golo/jogo.

Do lado do Benfica, as más notícias é que na 4ªFeira seguinte há jogo decisivo na Rússia, para a Champions, aquela competição que mexe com a cabeça de qualquer jogador. Para além disto, o Benfica não tem treinado com todos os seus jogadores e se por um lado os titulares deviam jogar para ganhar ritmo e entrosamento, a realidade é que o cansaço também não poderá ser muito elevado precisamente para estarem bem para o jogo seguinte.
Um dos principais problemas do Benfica este ano tem sido a falta de rotinas de alguns titulares e a incompreensão básica do modelo de jogo por parte dos suplentes. Isto coloca Jorge Jesus numa encruzilhada onde a manta poderá não servir para cobrir os pés e a cabeça. Se Jorge Jesus não jogar com os titulares contra o Moreirense arrisca-se a facilmente perder o jogo; se jogar, arrisca-se a não conseguir superar o desafio russo, até porque fisicamente o frio é mais exigente.

Como ainda estamos numa fase inicial da Taça de Portugal, existe a tendência para descontrair pois ao princípio "apanham-se equipas fracas". Não é este o caso do Moreirense e não afiguro o jogo nada fácil. Esta é uma competição muito importante para o Benfica e onde não podemos fraquejar, muito menos tão cedo e contra um adversário que, apesar de tudo, é claramente inferior.
Considerando que na Rússia devemos jogar com
Júlio César;
Maxi, Luisão, Jardel e André Almeida;
Samaris, Enzo, Gaitan, Sálvio e Talisca;
Lima

Para sábado jogaria com:
Artur;
André Almeida, Luisão, Jardel e Benito
Samaris, Enzo, Pizzi, Ola John, Sálvio;
Jonas
-> Maxi precisará de descansar depois dos jogos pela seleção, tendo que passar André Almeida para a direita e não havendo mais opções, jogar Benito na esquerda.
-> Samaris precisa de ganhar rotinas com Enzo e colocar Cristante poderia ser demasiado arriscado; Pizzi é inteligente por isso pode e deve jogar; poupava Gaitan para ir lançando Ola John.

Não vai ser fácil...


Nenhum comentário:

Postar um comentário