segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A diferença entre JJ e os outros e a importância das rotinas

Aos 10 minutos de jogo, o Nacional tem um golo bem anulado por fora de jogo na sequência de um canto.


Aos 18 minutos, o Benfica tem um golo bem validado, também ele obtido na sequência de um canto.

Nestes 2 lances pode-se ver nível do trabalho que Jorge Jesus tem com os seus jogadores e que a maior parte dos treinadores não consegue atingir. Não é por acaso que JJ tem feito poucas substituições. É que enquanto todos estes pequenos pormenores não estiverem automatizados, é um risco elevado pôr o jogador a jogar. A equipa do Benfica tem um modelo bastante difícil de implementar e que é assegurado por aquilo a que alguns chamam de "mau feitio" ou "teimosia" de Jorge Jesus e a que eu chamo "grau de exigência". É por estas e por outras que Bébé não toca na xixa ou que Gonçalo Guedes ainda só vai treinando com a equipa A. Quem viu ontem o jogo do Paços percebeu porque é que Urreta foi dispensado do Benfica; quando todos estavam em transição defensiva, Urreta assobiava...
Relembro um artigo que saiu na imprensa desportiva (creio que italiana) o ano passado na 2ª mão da eliminatória com a Juventus. Dizia o jornalista que em tantos anos de futebol era a primeira vez que tinha visto uma equipa a fazer fora-de-jogo premeditado (daquela forma) a partir de um canto. Os graus de maturidade da equipa e de coragem do treinador teriam que ser incrivelmente altos para que fizessem isto aos 80 e muitos minutos de uma eliminatória que bastava sofrerem um golo para estarem fora.
Jorge Jesus pode ser (e é!) teimoso, mas a sua melhor teimosia é a de acreditar no seu trabalho! Ele sabe que se continuar no caminho delineado, por muitos púcaros que se possam partir pelo caminho, a quantidade de água que ele traz da fonte é muitíssimo maior do que aquela que outros trariam no seu lugar. Eu acredito no mesmo mas sei que apenas no dia em que Jorge Jesus sair do Benfica muitos outros o reconhecerão.

9 comentários:

  1. Eis um excelente comentário, muito bem visto, e com o qual concordo totalmente!

    ResponderExcluir
  2. Mais um bom texto Bruno. E recordo-me bem desse canto contra a Juventus, absolutamente incrível, correu até um gif ou video - já não me recordo - pelas redes sociais. Era só jogadores da Juventus apanhados em fora-de-jogo eheh

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Bernardo. Eu cá não sei se tinha tomates para nessa altura da eliminatória mandar os jogadores subirem...lol...é que foi mesmo brutal! :)

    ResponderExcluir
  4. Este parece um belo blog para acompanhar, gosto muito desde tipo de análise táctica (e, sem qualquer tipo de ironia, acho que o JJ tem imenso para mostrar a este nível de pormenores). Fico à espera de mais análises! :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Vou juntar-te aos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Rui Pedro e Liverpool. Cá vos espero ;)

    ResponderExcluir
  7. Excelente análise! Que pena que alguns benfiquistas não vejam assim o trabalho do nosso treinador. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ao menos na defesa não tivemos muitos convocados para os jogos das seleções. Assim podem ficar no Seixal a apreender o modelo JJ. Só é pena o Samaris não ter ficado por cá.

    ResponderExcluir