sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ser Benfica

Tive que deixar passar algum tempo. A dor foi muito grande e como não conheço ninguém na história da humanidade que tenha tomado grandes decisões a reagir a quente, resolvi deixar a coisa arrefecer. Tal como disse no post anterior, a época do SLBenfica não me satisfez. Não ganhámos nada e por isso jamais poderia estar contente. Mas isso é completamente diferente de dizer que tudo está mal. Estamos a falar de futebol caros amigos... a linha que separa o sucesso do insucesso é muito ténue. Uma bola que bate no poste e entra ou outra que bate no poste e sai...um bocado de relva levantado quando chutas...enfim, tantos e tantos pormenores que, somados, farão o sucesso ou insucesso de uma equipa. No entanto, o caminho a ser trilhado até se conseguir uma equipa que tenha categoria para estar nestes momentos decisivos é muito árduo. E esse caminho foi trilhado com muito sucesso. Para que fique claro, nenhum benfiquista está satisfeito, e eu como benfiquista também não estou. Agora, algum benfiquista se atreverá a dizer que tivemos sorte em chegar a 3 momentos de decisão? Algum benfiquista não saberá reconhecer que foi fruto de muita qualidade e trabalho? Não me parece...
Assim sendo, estamos no caminho certo. Num caminho que este ano terminou com 3 finais tristes. Ou melhor, 2 infelizes e um triste. Não queiramos passar uma borracha por cima desse caminho. Aproveitemos as ótimas bases que temos e saibamos crescer para que se possa chegar já para o ano aos mesmos momentos de decisão mas onde tenhamos mais condições para ter sucesso. Mais pontos de avanço no campeonato e uma equipa não tão desgastada para as finais. Para isso é importante ter um treinador que seja muito bom e que tenha a equipa totalmente do lado dele. JJesus cumpre a 1ª condição e não faço a mínima ideia se cumpre ou não a 2ª condição. Caso não cumpra, não deve ficar. Mas isso é um assunto que os adeptos benfiquistas têm que aprender a não procurar soluções. Jamais um adepto sem conhecimento do interior do balneário poderá dizer se seria bom ou mau o treinador X ficar. Mourinho é Mourinho e foi melhor sair do Real Madrid. Heynckes é Heynckes e foi melhor ficar o ano passado no Bayern Munich. Sinceramente não me interessa se JJesus fica ou sai. Interessa-me ter um treinador que tenha o balneário com ele. Isto partindo do pressuposto que tem qualidade para treinar o SLBenfica. Caso JJesus fique, rezo para que os jogadores estejam todos do seu lado e, se assim for, para o ano a raça, o querer e a ambição serão ainda maiores, porque eles, tal como nós, sabem as injustiças que aconteceram nas finais este ano. E aí, o SLBenfica estará imparável! Mantendo o núcleo duro de jogadores, saindo JJesus por já não reunir condições e contratando o SLBenfica um grande treinador (acredito muito em Rui Faria, acho que Paulo Fonseca também poderá fazer um bom trabalho...não vejo outros nomes para além destes...), o Benfica terá tudo para fazer uma grande época. Ou seja, independentemente de quem seja o treinador, o SLBenfica poderá ter reunidas as condições para fazer uma grande época. Mas para que isto aconteça, é preciso que presidente, estrutura, treinador e jogadores estejam todos a remar para o mesmo lado. Eu da minha parte afirmo que este simples adepto estará a remar para esse mesmo lado. Porque ao contrário do que muitos pensam, foram os adeptos do SLBenfica que este ano permitiram que a equipa chegasse onde chegou. Foram eles que tiveram a apoiar nos jogos em casa e fora, foram eles que passaram noites em claro a pensar no SLBenfica ou nas filas para as bilheteiras. Foram eles que juntaram as poupanças para fazer viagens malucas. Foram eles, fomos nós. Somos nós que somos o Benfica. O Benfica somos nós! E enquanto nós pudermos dizer ou cantar "Eu amo o Benfica", o Benfica será sempre o Benfica! Se a equipa que começar a próxima época perceber que "nós somos o Benfica", então eles também poderão ser o Benfica e colocar o nome do Benfica no seu devido lugar. Porque E Pluribus Unum (De muitos, um) Assim o esperamos. Assim seja!

PS: os Red Pass vão baixar de preço. E tu? Vais ser Benfica este ano? Eu lá serei :)

2 comentários:

  1. Penso que partes do pressuposto errado ao fazeres depender a permanência de JJ apenas a uma questão de balneário.
    É verdade que com JJ o futebol apresentado foi no grosso modo de bom nível qualitativo mas ainda assim com resultados semelhantes aos demais antecessores.
    JJ teve a meu ver melhores condições que qualquer dos seus antecessores para ter sucesso para além da tolerância perante esta ou aquela época menos conseguida. De resto esteve 4 épocas à frente do Benfica onde conquistou 1 titulo e 3 taças da liga. Em igual período o nosso rival FCP conquistou 3 campeonatos, 2 taças de Portugal, 3 Supertaças, 1 liga Europa.
    Não defendo que ao primeiro desaire se decapite um treinador, naturalmente que o trabalho leva o seu tempo a produzir efeitos.
    No entanto JJ demonstrou reiteradamente que não sabe lidar com a pressão, e fatalmente falha nos momentos decisivos. De resto, perdoem-me a expressão é muita basófia e show-off, para os resultados obtidos.
    Jorge Jesus é co-responsável pelas maiores humilhações sofridas pelo SLB na sua história senão vejamos:
    2010/2011 - Derrotas com o Porto 5-0 e 1-2 com a festa do titulo a ser feita na nossa casa. Na mesma época reviravolta histórica de uma eliminatória às mãos do nosso rival FCP que acho que nem sequer à memória na história da UEFA. Para além disso é eliminado da meia-final da LE pelo SP.Braga.
    2011/2012 - 5 pontos de avanço à entrada da 19ºJornada; Derrota na Luz 2-3 com o FCP e consequente perda da liderança. No final o FCP sagra-se campeão com 6 pontos de avanço, o que significa que nas ultimas 11 jornadas o Benfica perdeu 11 PONTOS.
    2012/2013 - Nem vou recordar, porque senão tenho de alugar a lua para plantar o melão.
    JJ não é DEUS e na minha opinião chegou ao fim o seu ciclo.
    Quanto às questões de balneário o que falta é pulso firme e regras muito bem definidas.
    No clube lá de cima não há problemas de balneário senão o macaco vai lá e coloca-os na ordem.
    No clube lá de cima com mais ou menos colinho não existem indiscutíveis sai um entra outro e aquilo é um rolo compressor.
    Podemos nesta ou naquela situação chamar a arbitragem mas na realidade o SLB falha por culpa própria.
    Seria bom que o Benfica e os benfiquistas reflectissem sobre este ultimo parágrafo porque a conclusão a que chego é que não aprendemos com os erros.
    Já estou a imaginar daqui a um mês e meio na pré - temporada a malta a dizer que somos os maiores e que ninguém pára o Benfica e daqui a um ano estaremos com um melão igual ou pior.
    A cultura do Benfica deve ser de exigência quer a nível desportivo quer a nível financeiro.
    Se a nível financeiro as coisas, a meu ver, estão a ser bem geridas o mesmo não se pode dizer do plano desportivo, que a meu ver é desastroso e esta análise é extensível às modalidades amadoras, em particular aquelas que disputamos com o nosso rival FCP.
    No mesmo fim-de-semana em que terminou o campeonato o SLB perdeu perante o FCP em confronto direto os títulos de hoquei(7-3) e andebol (26-23).
    Em suma, e do ponto de vista desportivo, o Benfica tem de falar muito menos e em altura própria e trabalhar muito mais. Não me revejo num Benfica perdedor, esta instituição é centenária, merece bem melhor, e ninguém está acima dela, e quem com ela colabora deve ter espirito de missão, amor à camisola, humildade, respeito e apenas um objectivo: GANHAR

    Desculpem a extensão do comentário, e um grande bem haja.

    Um abraço lampião

    António Martins


    ResponderExcluir
  2. Acho q o diferendo aqui é que eu não faço a mínima ideia se será bom JJesus continuar ou não. Para mim dependerá de como está a relação treinador-jogadores (ou seja, de quais as condições para ele ter sucesso no próximo ano). Para ti tem que sair pois em 4 anos não apresentou resultados.
    Eu entendo que a questão da permanência de um treinador não deve nunca ser só avaliada pelo que já fez. Deve ser sempre avaliada pelo que poderá fazer. Para ti o que o treinador fez é um fim que justificará a tomada de decisão. Ganha fica, perde sai.
    Para mim o que o treinador fez é apenas um meio. Serve apenas para se conseguir projetar o que é que o treinador poderá fazer pelo clube hoje e amanhã. E é olhando para isso, o que o treinador poderá fazer, que se deve optar se fica ou sai (daí a questão do balneário ser tão importante!).
    Aliás, este modelo é replicado com muito sucesso no FCPorto. O treinador não fica ou sai dependendo se ganha ou perde. O treinador fica ou sai dependendo se Pinto da Costa acha que ele terá ou não sucesso no ano seguinte.
    A questão é a meu ver muito simples e que terás que concordar: qual o treinador com mais capacidade de conduzir o SLB ao sucesso no próximo ano? É esse que temos que ter. Tu não acreditas em JJesus pelo que já aconteceu. Eu acho que o aconteceu pode não ser um fator impeditivo de sucesso.
    Grande abraço amigo e muito obrigado pelo comentário ;)

    ResponderExcluir