terça-feira, 16 de abril de 2013

Sorte Vs Trabalho - um post que se impõe agora, antes de tudo acontecer

No desporto, para uns ganharem outros têm que perder. A história do Sport Lisboa e Benfica é feita de muitas vitórias e dias de glória. No entanto, nos últimos anos, tal não tem acontecido com a regularidade desejada. A concretização da vitória conduz ao desejo de mais vitórias e confiança que essas vão ocorrer. Faz sentido. Quem está por cima porque foi melhor, tem maior probabilidade de continuar por cima uma vez que já se encontra à frente. Já esta frase poderá ou não ser verdadeira. Quem conquista algo por pouca diferença em relação ao seu concorrente direto, pode no ano seguinte estar atrás desse mesmo concorrente direto. Seja por excesso de confiança. seja pela motivação extra que o concorrente poderá conseguir para destronar quem conquistou o ceptro. Remetendo aos dias de hoje, enquanto que para o Norte ainda se acredita no título, se a história fosse ao contrário muitos seriam os benfiquistas que achariam que o título já está entregue. É que nos últimos anos o FCPorto tem ganho e muito, ao contrário do SLBenfica que só agora se parece estar a levantar. E quem ganha acredita que vai continuar a ganhar e quem perde acha que no final vai acabar por perder.
É importante fazer uma análise mais profunda e perceber que o caminho para o êxito futuro não depende exclusivamente do êxito presente. Depende sobretudo, da manutenção das condições criadas para o êxito (ou quase êxito). O SLBenfica encontra-se numa fase em que pode ganhar Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal (ordenadas por prioridades segundo JJesus). Mas também as pode perder. E é aqui que entra a renovação de JJesus. Muitos defendem que o futuro deverá estar dependente de ser ou não campeão, de ganhar ou não ganhar troféus. Porque JJesus só foi campeão no 1º ano, no 2º levou cabazada e no 3º desperdiçou a vantagem que trazia. Se este ano tornar a perder, criar-se-á o mito de que JJesus é quase como Peseiro e está sempre lá quase... e nesse caso terá que ir para a rua! Fazer JJesus depender do título de campeão nacional, por esta razão, é, quanto a mim, no mínimo ridículo. Fazer o futuro de um treinador depender de uma bola no poste ou de um lance mal assinalado colocará sempre o SLBenfica mais longe do sucesso. Deve-se conseguir fazer um exercício de abstração e perceber se JJesus coloca ou não o SLBenfica mais próximo do sucesso. Deve-se procurar analisar e entender se manter JJesus para o próximo ano fará com que o SLBenfica esteja mais próximo de conquistar o título ou se existe uma alternativa que o fará de uma melhor maneira. Caso exista essa alternativa, JJesus deve sair (independentemente de ser ou não campeão...). Caso não exista, deve ficar. O ser ou não campeão pode ser uma variável que influenciará essa possibilidade de sucesso para o próximo ano e aí, e apenas neste prisma, fará sentido esperar para ver o que acontece. Não faz sentido esperar porque se este ano JJesus desperdiçar a vantagem, então será assim para o próximo ano também... JJesus é um treinador que exige muito dos seus jogadores e quando as coisas não começam a correr bem (2ºano...) os jogadores começam a ficar com dúvidas e começa a haver um dispersar dos objetivos. Passa-se assim com JJesus como se passa assim com todos os treinadores (raras deverão ser as excepções). Quando um treinador exige muito de um jogador e os resultados vão aparecendo, o jogador continuará a obedecer ao treinador pois sabe reconhecer que os resultados se devem em grande parte à exigência que o treinador o obriga a ter. E aí, o ser campeão pode ser importante, mas nunca vital. Nestes casos em que o sucesso está próximo, é possível inverter a tendência negativa, motivando os jogadores para os troféus que lhes escaparam nos últimos momentos por entre os dedos. Dar-lhes confiança de que a vingança será servida no ano seguinte e ainda com uma dose maior de demonstração de poder.
Falo agora que o SLBenfica ainda não ganhou nada este ano e obviamente não faço a mínima ideia se vai ou não ganhar. Acho que JJesus deve ficar caso não exista uma alternativa melhor. Deve-se sondar os jogadores e perceber quais aqueles que querem ou não que o treinador fique. São eles que irão ter que o "aturar" o ano todo e é bom que estejam preparados para isso e acima de tudo motivados para dar o corpo às balas pelo treinador, deixando a pele em campo para fazer aquilo que ele lhes pede. Como desconheço a realidade interna do clube, não posso opinar com conhecimento de facto. Limitando-me a observar o exterior posso emitir a minha opinião pois claro, mas é fundamental que perceba que a minha visão dos factos é limitada e tendenciosa, quanto mais não seja pela comunicação social. Quanto a mim, JJesus estará, no mínimo, no Top10 dos melhores treinadores do mundo. Assim sendo, penso que não será muito incoerente achar que seria bastante bom se JJesus ficasse e o SLBenfica se mantivesse no Top 10 de clubes por muitos e bons anos. É que a diferença entre o passado recente e a atualidade é gigante, e essa é a razão pela qual devemos agir com dupla precaução. Antes estávamos pelos 60º, 70º...agora estamos no Top 10. Há que perceber onde estivémos (para evitar erros do passado), perceber onde estamos (e o que nos permitiu lá chegar), definir onde queremos chegar e qual o melhor caminho a percorrer. Se JJesus fizer parte da solução, muito bem, que fique. Com 4M€ ou menos não me interessa. Prefiro que o SLBenfica gaste 4M€ num treinador e esteja onde está do que tenha lá um treinador de borla e esteja afastado de tudo em Janeiro ou Fevereiro. Há que definir qual o todo que nos permitirá chegar onde queremos e aí tentar ter esse todo por inteiro.
Muitos benfiquistas têm medo que JJesus vá para o FCPorto. Eu confesso que não tenho o mínimo medo. Tenho medo é se JJesus sair e o SLBenfica não conseguir contratar um treinador melhor. Se conseguir, JJesus pode ir para o Porto à vontade. O problema quanto a mim é arranjar um treinador melhor do que JJesus. É que não me lembro de muitos...Mourinho, Guardiola, Ferguson, Capello, talvez Klopp...e quem mais?? Pois, é que não sei mesmo...  provavelmente deve-se à minha falta de conhecimento futebolístico, pois aposto que qualquer zé de esquina tinha sido campeão com o SLBenfica este ano logo à 20ª jornada! Perder Javi, Witsel, não ter lateral esquerdo, não ter trinco, não ter médios-centro, ter 5034 extremos...enfim...fácil, muito fácil...tinha tudo para dar certo! JJesus não é o melhor treinador do mundo, mas provavelmente é o melhor treinador para o SLBenfica tendo em conta o mundo que o SLBenfica pode financeiramente alcançar. Porque para mim mais importante do que o sucesso esporádico (como aconteceu com Trapattoni) é ter as bases prontas para estarmos mais próximos do sucesso. É fazer depender da bola no poste que entra ou que sai o sucesso ou o insucesso. Porque estivémos lá. Podemos não ter conseguido, mas estivémos lá. Outros ganharam, coube-nos a nós perder. Alguém tem dúvidas de que muito do reconhecimento que o SLBenfica tem pelo mundo fora se deve ao facto de ser o 2º clube com mais finais da Taça Europeia de Clubes/Liga dos Campeões disputadas? Para a próxima, com mais trabalho, será diferente era o que se pensava e que não deixava de trazer ao SLBenfica todo o mérito que havia tido na obtenção de um lugar na final. Porque como diz o Mourinho, o único sítio onde a sorte vem antes do trabalho é no dicionário. E para chegar onde o SLBenfica já chegou este ano, foi preciso muito trabalho. E esse trabalho teve que ser bem-feito, porque senão não havíamos lá chegado. Não façamos depender o futuro do SLBenfica da sorte, mas sim do trabalho. E é por acreditar nesta última frase que neste momento o que eu quero é saborear o presente e rezar para que toda a estrutura do SLBenfica faça depender essas 3 conquistas do trabalho e não da sorte.

PS: Vou JÁ MOR...estou só a acabar de fazer um post no blog :P

6 comentários:

  1. Muitos pontos interessantes neste longo Post!
    Saudações Gloriosas!!

    ResponderExcluir
  2. Há uma questão que faz toda a diferença. Já falei muitas vezes nisto. Se fosse só este ano que estivesse em causa então sim, a renovação de JJ seria uma prioridade pq estamos de facto mais fortes, mais perto de vencer sistemáticamente. Isso é indiscutível. Mas a verdade é q este é o 4º ano de JJ pelo que temos mais, bem mais, para analisar do que apenas esta época. E, a balança não pende favoravelmente para JJ nesta fase. Se vencer então sim, JJ volta a conquistar essa balança.

    Perder e ganhar é futebol. Pode-se fazer um excelente trabalho e perder por pormenores que nos são alheios...mas quando perdemos por erros próprios, erros repetidos vezes sem conta, então a análise ao vencer ganha outra dimensão.

    Por isso, apesar de reconhecer um bom trabalho esta época, tenho q esperar para ver se JJ vence.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se há mtos treinadores melhores que JJ, mas antes de estar no Benfica JJ nada tinha ganho e nessas condições há mtos... Se um futuro treinador será melhor ou não, só depois se saberá. Não só pelo que ganha, mas tb pela forma como a equipa joga. Mas, vejo assim de repente alguns treinadores com capacidade, na minha opinião para brilhar no SLB. Rui Vitória, Rui Faria, Pedro Martins, Peseiro ou Paulo Fonseca têm mostrado qualidade. Rui Faria é aqui a excepção, mas tantos anos com Mourinho tem que valer para alguma coisa... e o próprio Mourinho o acha o melhor treinador português...
    Contra JJ tenho essencialmente o baixo aproveitamento dos recursos humanos jovens saídos do clube. A favor tenho a forma como põe a equipa a jogar em termos atacantes.

    ResponderExcluir
  4. Boas. Excelente post. Permite-me que partilhe no fb?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado MAGALHÃES-SAD-SLB ;)
    Caro Pedro, referente a "Perder e ganhar é futebol. Pode-se fazer um excelente trabalho e perder por pormenores que nos são alheios...mas quando perdemos por erros próprios, erros repetidos vezes sem conta, então a análise ao vencer ganha outra dimensão." Concordo com o teu comentário. No entanto, penso que este ano tivémos esses erros próprios que deixaram de ser repetidos. JJesus está a fazer uma ótima gestão do plantel, rodando os jogadores que querem trazer algo para a equipa (aqueles que se estão a borrifar estão a ser encostados, pois comentários do género "estou-me a cagar para isto, recebo o meu € ao final do mês, se ele me quiser pôr a jogar põe, senão quiser não põe, não me interessa..." merecem ser punidos e são inadmissíveis!). Por isso, penso que há que aproveitar este JJ que aprende com os erros e traz à tona o que de melhor tem como treinador (apesar de continuar com alguns erros no que diz respeito à maneira como "pede" o que deseja, mas isso é da sua personalidade, se fosse perfeito não estaria no SLBenfica, quanto mais não fosse por motivos financeiros).
    Caro Redceltic, parece-me essa lista um pouco extensa mas percebo o que queres dizer. Rui Faria e Paulo Fonseca são para mim os 2 nomes que mais gosto. No entanto, não sei se JJ não continua à sua frente... quanto ao baixo aproveitamento dos jovens saídos do clube, diz-me um que não tenha sido aproveitado e tenha mostrado qualidade para integrar a equipa do SLBenfica. Pouco a pouco está a introduzir os jovens na equipa, exceção feita para Miguel Rosa onde uma questão de carácter particular com outra pessoa da SAD o parece impedir de ascender à equipa A(e aqui algo tem q ser feito!). Engraçado que gostes como a equipa joga em termos atacantes. Eu acho que não há equipa que defenda tão bem como o Benfica. Não há é também nenhuma equipa que arrisque defender com tão poucos como o Benfica o faz. É um risco que JJ quer correr e que lhe permite ter 4 empates em 25 jogos. E ser essa beleza atacante que referes.
    Caro Luis Almeida, agora e sempre, estás à vontade para partilhar no FB e onde quiseres! É para mim motivo de orgulho essa tua partilha! Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Jupp Heycknes.

    Campeão na Alemanha, finalista da taça, semi-finalista da Liga dos Campeões.

    Duas vezes vencedor da Liga dos Campeões (e espero que em breve ganhe a 3ª).

    Vai sair do Bayern no fim da época.

    Se o Jorge Jesus não ficar gostava de contar com Jupp.

    ResponderExcluir