sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Para quando o salto qualitativo?

O tempo urge e o SLBenfica teima em não dar o tão desejado salto qualitativo. Para quando um SLBenfica forte contra os fortes? É que só desta forma será possível conquistar os títulos que os adeptos ambicionam (o campeonato e uma competição europeia). Enquanto teimarmos a querermos ser um rolo compressor contra os pequenos e não conseguirmos gerir a posse de bola e dominar o jogo contra os grandes, então o sucesso continuará afastado do Estádio da Luz. Não se pode querer jogar na mesma vertigem contra grandes equipas. Até poderemos ter sorte e vencer um jogo, mas o sucesso é feito de sucessos constantes e estes não conseguem ser obra do acaso. Há que moldar a equipa do SLBenfica para que consiga controlar o meio-campo. E isto não se faz apenas com dois homens nessa parte do terreno. Mesmo que um esteja numa super-forma (Matic) e que outro passe o jogo todo a correr para trás e para a frente. Há que equilibrar o meio com mais um jogador, seja ele um avançado ou um outro médio, e que os laterais sejam capazes de manter a equipa equilibrada.
Muito tem sido feito por JJesus. A equipa mesmo com poucos jogadores a defender, consegue defender bem. Mérito ao nosso treinador que conseguiu ensinar a todos os jogadores o posicionamento correto em cada momento do jogo. Mas esse posicionamento correto é dado em função de uma ideia base definida para toda a equipa: procurar o golo. E essa ideia base tem que ser trabalhada e moldada para que se consiga mudar o chip para "ganhar o meio-campo", "manter a posse de bola" ou simplesmente "defender".
Duvido que seja já contra o SCBraga que o SLBenfica consiga ser forte contra os fortes. Claro que tenho essa esperança, mas a ausência de mais um jogador no meio-campo faz-me aumentar a relutância em ver Lima a baixar mais para cobrir sempre Custódio quando não temos a bola, ou Maxi a não desequilibrar a equipa com raides para cima e vir a passo pra baixo, ou mesmo Sálvio a perder a bola quando ainda nos encontramos no nosso meio-campo.
Com jogadores tão dotados tecnicamente, o Benfica tem que aprender a circular a bola, procurando um ataque paciente em vez de um ataque a alta rotação. Já se percebeu que a grande equipa do Benfica consegue ser forte contra os fracos, através da utilização dessa alta rotação (o que lhe permite virar inúmeros resultados!), mas está na altura de deixar de ser fraco contra os fortes. E para que isso aconteça, é preciso muito querer, raça e ambição, mas acima de tudo, é preciso perceber o que fazer em cada momento do jogo para que tal aconteça.
Tem a palavra Jorge Jesus, nós por cá continuaremos a apoiar o Sport Lisboa e Benfica.
Força Benfica, vence por nós!

11 para Braga:
Artur, André Almeida, Jardel (caso Garay não recupere), Luisão, Melgarejo; Matic, Enzo e André Gomes; Sálvio, Gaitan e Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário