quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Finalmente a análise ao SCBraga-SLBenfica

Resultado justíssimo por tudo o que o SLBenfica conseguiu fazer. Mais na 1ª parte do que na 2ª.
Na 1ª parte o Benfica conseguiu encostar o Braga às cordas e os lances que o Braga conseguiu criar foram, de um modo geral, permitidos e controlados. Nesta parte houve controlo e domínio de jogo por parte do SLBenfica. Com Melgarejo a tapar muitíssimo bem Alan, com Ola John a compensar muitíssimo bem os desvios posicionais de Melgarejo quando ia atrás de Alan, a defesa conseguiu anular aquela que seria a 2ª maior arma do Braga. A 1ª, essa, era subtilmente anulada por Gaitan e Enzo: Custódio e Hugo Viana. Muito do jogo do Braga começa em Custódio e Viana, em particular, neste último. O Benfica conseguiu pressionar muitíssimo bem estes dois jogadores e, como se sabe, estes não são propriamente jogadores que joguem bem quando são pressionados.Grande jogo de compensações na equipa do Benfica, onde conseguia pressionar alto e criar bastante perigo.
Na 2ª parte o Benfica não conseguiu manter o domínio que havia tido, também por muito mérito do Braga, e tentou apenas manter o controlo. Esse controlo levou a que o Benfica conseguisse criar ainda muitas oportunidades de perigo junto da baliza de Beto mas permitiu a subida do Braga, em particular quando Gaitan deixa de ser o "vagabundo" que havia sido até então, para se encostar mais à faixa. Matic, Enzo e André Almeida fazem com que o Benfica recue mais no terreno, de modo a garantir mais segurança, mas é aí que o Benfica perde a capacidade de pressionar Viana e Custódio, permitindo que o Braga vá subindo no terreno. O golo do SCBraga resulta de um mau passe de Sálvio que apanha a equipa do Benfica balanceada para o ataque (desta vez nem foi por Sálvio estar a brincar no meio campo defensivo...), em particular Melgarejo, e onde Éder consegue um passe espetacular que permite a João Pedro reduzir a contagem. Mérito do Braga. Até final o Braga tenta crescer, mas parece-me que o controlo sempre esteve do lado do Benfica.
Jogo imenso, marcado pela qualidade individual dos jogadores (dos dois lados) e pela imensa capacidade do Benfica de funcionar como equipa. Cada vez mais as rotinas estão afinadas, a dinâmica é explosiva e apesar de ainda não conseguir gerir a posse de bola da melhor forma, está-se a aproximar mais do pretendido (penso que apenas esta capacidade poderá levar o Benfica longe na Liga Europa e conduzi-lo a um bom resultado no Dragão).
De realçar o espetacular trabalho do árbitro. Quando o que se discute é um lance aos 86min e que "por acaso" o árbitro até ajuizou bem (nas imagens da Sic Noticias, com o zoom, consegue-se ver o toque claro na perna esquerda de Lima que o faz tropeçar na perna direita) tanto do ponto de vista técnico como disciplinar (Lima ia isolado para a baliza), penso que é de salientar o trabalho efetuado.
Uma última nota para um outro jogo desta jornada: o FCPorto-Gil Vicente. Que tareião, que qualidade, que pressão, que capacidade para encostar o Gil às cordas. Isto apenas da 1ª parte que foi o que vi. O FCPorto está cada vez melhor e será uma luta muito renhida até final. A minha aposta é a de que o primeiro a escorregar, vai suar muito para correr atrás. Se o 1º a escorregar for o SLBenfica, o FCPorto será de certeza campeão. Se for o FCPorto, e se escorregar duas vezes, com uma vantagem maior do que 3 pontos, o SLBenfica este ano não deixará fugir o título. Caso isto não aconteça, o título será mesmo decidido no Dragão e aí, dependerá da evolução das equipas. Se fosse agora o FCPorto seria claramente favorito.

Logo há Taça de Portugal e é imperativo conseguir um resultado que nos permita ir discutir a eliminatória à Luz. Pensando na quantidade anormal de jogos que vamos ter quando for a 2ª mão (se tudo correr bem até lá pois claro!), o resultado ideal era mesmo fechar já a eliminatória, garantindo uma vitória por mais de 2 golos. Será muito difícil  Atenção, muita atenção, ao Paços. É uma grande grande equipa, comandada por um grande, grande treinador.

11 para logo:
Paulo Lopes, André Almeida, Garay, Luisão e Melgarejo; Matic, André Gomes e Gaitan; Sálvio, Ola John e Lima.
(isto partindo do principio que quem mais precisa de descanso seria o Super Maxi e o Enzo. Rodaria no máximo 2 jogadores e colocaria a equipa na máxima força. Está difícil gerir os esforços com tantas lesões...)
Não jogaria com 2 pontas-de-lança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário