terça-feira, 3 de abril de 2012

SLBenfica - SCBraga e Chelsea-Benfica

Grande jogo!
Grande entrega por parte de duas grandes equipas que só poderia terminar com um espetáculo desta envergadura.
O SLBenfica teve muita sorte e, mais uma vez, colocou-se à sorte de tal destino ao sofrer um golo cheio de ausência desse elemento fundamental, também ele, no futebol.
Um golo nos tempos de desconto leva-nos a falar novamente num Benfica com hipóteses de ser campeão e se é certo que um campeão não se faz sem esse particular, a sorte, também é certo que nem sempre podemos deixar o nosso destino exclusivamente entregue a esse fator.
Já houve vários jogos em que a tal sorte não teve presente e o Benfica acabou por não ganhar. Uma equipa tão superior como é a do Benfica, face à maior parte dos seus adversários, deveria "arrumar" os jogos muito mais cedo e ultimamente isso não tem acontecido.
Parece-me que caso deixemos esse fator fazer das suas, não sairemos vitoriosos em Alvalade. Não podemos deixar a possível conquista do 33º entregue a semelhante fator. Mas esse jogo só vem depois de um que vamos ter em Londres. Parece que o adversário dá pelo nome de Chelsea e a competição por Liga dos Campeões. Prefiro Champions League, é muito mais imponente e soa muitíssimo bem. Para outros parece que Metalist é muito mais digno e Liga Europa muito mais digno de honra. Concordo absolutamente, tal como acho que ter influência no desfeche do campeonato é muito mais espetacular do que poder ganhá-lo.

O Chelsea é uma grande equipa, mas, quanto a mim, inferior ao SLBenfica nos seus melhores dias. Acredito que o SLBenfica possa ir ganhar a Londres e passar a eliminatória, se bem que, a ausência de 3 centrais poderá complicar e impedir esse resultado espetacular. Este é um dos jogos ótimos para JJesus. Gosta de jogar ao ataque e desequilibrar a equipa completamente cá atrás? Então este é um jogo ideal para fazer isso. Tudo a ganhar, nada a perder. Depois de 0-1 na Luz, ninguém espera outra coisa que não outra vitória do Chelsea. Mesmo desequilibrando e sofrendo golos, se o Benfica marcar mais um do que o Chelsea passa a eliminatória. Um jogo com muitos golos será indicado para o SLBenfica, necessitando por isso de marcar cedo. Para tal, é preciso ter a posse de bola e preparar-se para os temíveis contra-ataques do Chelsea - apesar de tudo, não acredito que o Chelsea ganhe a posse de bola e consiga ter a predominância no jogo como tanto se diz. O SLBenfica tem e vai assumir as despesas do jogo. Para isso precisa de um meio-campo que lhe dê bola com critério e rigor nos tempos de jogo (com Aimar...). Cá atrás, será preciso alguém melhor que Jardel ao lado de Luisão e que dê menos fífias do que Emerson. Matic não é hipótese para jogar no lugar de Javi, pelo que, a descida de Witsel para essa posição me parece a melhor opção.
Artur, Maxi, Luisão, Javi Garcia e Capdevilla; Witsel, Aimar e Bruno César; Nolito, Gaitan e Rodrigo.

Dissecando a opção Witsel, Aimar e Bruno César, refiro-me a um triângulo invertido com Witsel no vértice inferior e Bruno César e Aimar no meio à frente. Bruno César e Aimar seriam os jogadores que dariam critério e rigor à posse de bola, obrigando-os a um trabalho defensivo que não estão habituados, mas convenientemente ajudados por Nolito, Gaitan e mesmo Rodrigo, seria uma excepção que poderia dar resultado. Com este meio-campo o SLBenfica conseguiria a posse de bola, balançando a equipa para o ataque, ficando cá atrás com Luisão, Javi e Capdevilla que com a sua experiência poderiam terminar com os contra-ataques do Chelsea. A Maxi pede-se que seja super mais uma vez e voe para a frente e para trás à velocidade de um raio.

Matic e Emerson de inicio serão a morte do artista... jogadores sem critério, sem rigor e sem qualidade para a natureza deste jogo.

2 comentários:

  1. Ou seja, queres que o Javi, o Luisão, o Artur e o Witsel segurem todo o jogo nas bolas paradas contra toda a equipa do Chelsea? Só há uma equipa no mundo que com muitos baixinhos no 11 consegue bons resultados. É o Barça e porque tem sempre mais de 60% da bola e faz faltas longe da área.

    E onde é que o Bruno César já demonstrou boa capacidade de recuperação de bolas como é essencial no miolo? Nesse aspecto e de longe o melhor dos extremos é o Gaitán.

    Entrar só com o Witsel é que é suicídio. Para suicídios desses bastou o ano passado e o jogo em Guimarães.

    PS: quem é que jogou a titular a defesa esquerdo e permitiu que o Benfica estivesse nas meias finais? pois... bem me parecia.

    ResponderExcluir
  2. Caro Tiago,
    Quanto a bolas paradas não me parece que a altura seja o ponto forte do Chelsea. E se achas que esse aspeto é fundamental nas bolas paradas estás redondamente enganado...
    Quanto a recuperação de bolas achas mesmo o Gaitan o melhor dos extremos? Talvez. Mas o que seria pedido ao Bruno Cesar(BC) era para jogar a MC, logo, necessitando de maior adaptação da sua parte. O BC tem muitíssimo maior critério e rigor no passe do que Gaitan, Nolito ou mesmo Matic e seria essa a razão porque o colocaria a jogar no meio.
    Não jogaria só o Witsel no meio! Onde costuma jogar Javi e Witsel (6 e 8), eu colocaria Witsel(6), Bruno César e Pablo Aimar(PA) (ambos a 8), tornando o meio-campo mais forte. São novos papeis para BC e PA, mas que penso que cumpririam na perfeição - Aimar se calhar só 60 minutos, mas penso que seria suficiente, depois consoante o resultado poder-se-ia mudar algo.
    Quanto à escolha por Capdevilla em vez de Emerson é feita tendo por base a experiência do espanhol. O campeão do mundo é muito mais matreiro e possui a experiência necessária (poder de leitura e colocação em campo) para parar Ramires (algo que falta a Emerson). É que por velocidade teria que se pôr o Yannick a titular e mesmo assim não sei se seria suficiente (com um pouco de sorte eles poupam o Ramires :D)

    ResponderExcluir