quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Justificação do desafio lançado

Ontem decidi lançar um desafio a todos os benfiquistas, questionando sobre as possibilidades de sermos campeões, JJesus e Cardozo.

O desafio tornado explícito para cada ponto:
- quem à 3ª Jornada diz que o SLBenfica não tem hipóteses de ser campeão, então quando o formos, por favor não saia à rua para festejar o título.
- quem estiver contra JJesus, quando este estiver bem nas suas opções, por favor, não o elogie.
- quem estiver contra Cardozo, não festeje os seus golos.

Obviamente que tal como o Éder disse num comentário há aqui alguns pontos que são contranatura. Chama-se argumentação por ridículo. Então não vou festejar um título do meu clube, uma boa decisão de um treinador ou um golo do Cardozo?? Pois é exatamente aí que eu quero chegar!
Serve apenas esta argumentação para expôr alguns problemas que os adeptos benfiquistas estão a passar. As suas tomadas de posições deviam implicar as decisões acima indicadas, no entanto, estas são tão ridículas que devia levar a que os adeptos do Benfica revissem as suas posições!
- À 3ª Jornada não acredito no Benfica campeão? E ainda assim chamo-me benfiquista??? A rever...
- Festejei e elogiei o futebol de JJesus no 1º ano? Festejei as quase 20 vitórias seguidas o ano passado? Então porque raio é que não dou margem de manobra para o homem fazer o seu trabalho??
- Festejei os golos do Cardozo e tirei o chapéu a muitos deles?? Então porque é que quando o homem falha um passe o assobio logo??

E é aqui que eu quero chegar: todos podemos criticar as opções do presidente, treinador, jogadores e qualquer colaborador do SLBenfica, desde que, tenhamos "conhecimento de causa" (partindo do pressuposto que ajudamos a pagar-lhes o ordenado, nem que seja comprando um bilhete aqui e além...).
Eu cá pago 2 quotas e 2 cativos (meu e da minha irmã) - os mais baratos :) - porque posso e não sou mais ou menos benfiquista do que aqueles que não o fazem. Não é assim que se mede o benfiquismo... o benfiquismo mede-se por estar empatado ou a perder aos 90 minutos e continuar a puxar pela equipa, acreditando piamente que vamos sair dali com a vitória! Mede-se por bater palmas ao Cardozo quando este falha um penalty (nem é um passe, refiro-me a um penalty!) e fazer o mesmo ao JJesus e ao resto da equipa quando estes saem do estádio derrotados mas deram tudo em campo.
Chega de dizer que o Cardozo não presta, que o JJesus é mau treinador...caros companheiros, estamos no início do ano e é com estes que devemos contar! E por acaso até são 2 pessoas que nos deram muitas alegrias nos últimos 2/4 anos!
O nosso adversário principal tem um nome: FCPorto. Uma cara: Pinto da Costa. Um corpo: com fronteiras indefinidas e com tentáculos por tudo quanto é sitio... como não é o único adversário que temos, o melhor que temos a fazer é preocuparmo-nos com os nossos e com o adversário seguinte. Tudo o resto é irrelevante.
Neste momento muitos benfiquistas fazem-me lembrar o ditado "Com amigos destes, quem é que precisa de inimigos?"
Podemos discordar das opções de LFVieira, Rui Costa, JJesus, Cardozo, etc...mas dizer que o Benfica está uma porcaria porque tem um presidente/treinador/jogador/what ever destes, então é perder poder de abstração e capacidade de análise. O SLBenfica tem vindo a melhorar e muito ao longo destes anos. Hoje encontramo-nos com uma máquina muito bem montada que não pode nunca ser posta em causa porque o Léo Kanu foi contratado e emprestado ou o Urreta tornou a ser emprestado. Há diversas análises que podem ser feitas, mas cada uma na sua dimensão; não podemos nunca é misturar dimensões numa mesma análise...
Dissecando o "Conhecimento de causa" - alguém sabe a justificação das tomadas de decisão de JJesus por exemplo? Provavelmente não, certo? Então tentemos uma outra abordagem. Tentemos todos fazer o exercício das nossas opções Vs as opções de JJesus e os resultados que estas produzem (a variável resultados que seriam produzidos pelas nossas opções serão sempre impossíveis de prever, não podendo portanto fazer parte da equação). Talvez aí consigamos passar a dar maior margem de manobra a JJesus. Por exemplo, no jogo contra o Nacional, eu não teria metido o Jardel. Teria optado pelo Miguel Vitor. O Benfica não sofreu golos e ganhamos. JJesus 1, eu 0. Simples...

Quanto ao "meu" papel, vou tratar de comprar o pack da Champions, ir ao estádio apoiar do 1º ao último minuto e tentar sempre "compreender" as opções de JJesus. Não que tenham que ser sempre as opções que eu tomaria, mas penso ser sempre importante tentar compreender o racional por trás.

PS: talvez JJesus tenha uma grande margem de manobra por tudo o que eu vivi no estádio à 2 anos e mesmo em muitos jogos o ano passado, mas de certeza que a sua maior margem de manobra advém do jogo SLBenfica - FCPorto de à 2 anos para o campeonato. Ao chegar ao estádio vejo que no lugar de Di Magia, JJesus colocou Urreta. Urreta tem até essa altura 0 minutos jogados!!! Vamos quase a meio do campeonato e JJesus coloca um jogador com 0 minutos num clássico que pode decidir o título! Chamei-lhe tantos nomes! A ele, a todos os seus familiares, amigos e conhecidos...sentei-me todo lixado no meu lugar, de braços cruzados, a olhar para o lado e a pensar, como é que é possível?? Não há justificação possível!! Para fazer uma surpresa, punha-me a mim!! Ainda ia ser uma surpresa maior! Urreta?? Tá bem que o puto é bom, mas tem 0 minutos...contra o Porto...FDSSSSSS!!!! Otário pah!!! É mm estúpido!! (isto para ser muito brando...). Estamos lixados...
Resultado Final: Benfica 1 - Porto 0. JJesus 20 - Bruno Pereira 0...
E acho que foi a partir daí que nunca mais me esqueci que é ele quem está com os jogadores todos os dias e que há razões que a própria razão desconhece, quanto mais razões haverá que nós adeptos também desconheceremos.

Força Benfica, rumo ao título, com o apoio de todos os benfiquistas! Eu acredito!
"Eu sou benfiquista, com muito orgulho e muito amor!"


Um comentário:

  1. Caro Bruno, não poderia estar mais de acordo, quem pensou muito no que leu no post anterior, deve reflectir sobre certas ridicularidades que por vezes diz.

    ResponderExcluir