terça-feira, 5 de abril de 2011

Uma questão de respeito

Respeito quem é a favor da Paz, do Comunismo ou do Fascismo...respeito quem apoia o FCP, o SCP ou qualquer outro clube. Respeito, simplesmente porque são a favor de um ideal que crêem ser o melhor. Concordar ou não, não entra na esfera do respeito.
Há no entanto um conjunto de pessoas que eu não consigo respeitar tão facilmente...aquelas que são contra tudo e contra todos, que nunca são a favor de nada e simplesmente conseguem estar bem quando os outros estão mal. Independentemente do estado em que se encontram.
É para estes que eu me dirijo, e que fazem parte do 2º clube com mais adeptos em Portugal. Os anti-Benfica. Parabéns a dobrar aos anti-benfica que ganharam o campeonato no sábado. Parabéns 1º porque o Benfica perdeu, segundo, porque o seu 2º clube (que de uma forma geral é o FCP ou o SCP) também teve uma quota parte bastante importante na conquista do título. Os do FCP porque jogaram, e souberam levar a fruta à casa certa (que é +/- como antigamente se dizia "levar a água ao seu moinho") e os que têm como 2º clube o SCP que souberam escolher os seus melhores jogadores e ofertá-los em bandejas de prata, ou por uma quantia irrisória face ao seu valor, à sua filial, o FCP.
Conheço vários sportinguistas, entre os quais a minha namorada, que me disse "Fogo e o Sporting que empatou...". São estes que têm como 1º clube o Sporting, que mesmo tendo como 1º clube o Sporting, claro que não deixam de gozar as derrotas do Benfica ou do Porto. Mas acima de tudo, festejam as vitórias do Sporting. E essa é a razão pela qual, após o jogo de Domingo, calaram-se bem caladinhos pois sabem que o Campeão Nacional (ainda em posse - pois lembro  que o Porto é apenas matematicamente campeão) apesar deste ano não revalidar o título, mesmo que perca TODOS OS JOGOS até final do ano, fará melhor EM TODAS AS COMPETIÇÕES do que o seu clube, o Sporting C.P. Que sabem que o Benfica está à frente do Sporting, a nível de estrutura directiva, de missão, visão e definição estratégica, de valor da marca, de capital social e humano...enfim...está à frente em TODOS os aspectos relacionados com o futebol. E são esses mesmos adeptos do Sporting que estão demasiado preocupados com o que se está a passar com o seu clube e que para eles não basta que os outros percam, é preciso serem eles a ganhar, que merecem o meu respeito.
Para os anti-Benfica, cá estarei para os lembrar que é muito difícil ser contra um clube que apesar das dificuldades e dos vales azedos que teve que percorrer nos últimos anos, continua a ser, o clube com mais títulos e vitórias e que "no nosso Portugal, nunca encontrou rival".
Uma última palavra para todos aqueles que se dizem benfiquistas mas que não sabem que ser do Benfica é ter "a chama imensa" que tanto nas derrotas como nas vitórias, nunca se apaga. Nem se afasta, nem vai embora do estádio mais cedo. Porque ser benfiquista é estar e ser nas vitórias e ainda mais nas derrotas, porque foram as pessoas que ergueram este clube ao ponto onde ele está, tanto quando ganhava, como quando perdia. E se acham que ser benfiquista é ganhar sempre, escolham outro desporto e acima de tudo escolham outro clube. É que no futebol, nem a fruta consegue garantir isso, quanto mais "apenas" o esforço e o suor, quanto mais ser apenas "Entre muitos, um!", que é aquilo que o Benfica é.

"Et pluribus unum", com muito orgulho e muito amor.

Um comentário: