segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ramires, Ruben Amorim, César Peixoto...

Uma das diferenças em relação ao ano passado, para mim a principal, é a diminuição de qualidade no que concerne às transições ataque-defesa.
A equipa quando erra um passe inesperadamente, ou seja, quando não se encontra "preparada" para perder a posse de bola (a equipa está preparada para perder a bola quando há um assumir do risco por parte de um ou mais atletas, e os restantes estão atentos para o facto da perda poder acontecer) faz péssimas transições ataque-defesa. Gostava de saber, quantos golos foram sofridos nestas circunstâncias este ano. Ainda agora em Eindhoven estas falhas nas transições causaram-nos alguns arrepios...e na Champions então...nem me quero lembrar da quantidade de vezes que isso aconteceu.
No meu entender, Ramires o ano passado era genial na forma como atenuava estas transições...sprintava e colocava-se muitíssimo bem. Lembro-me de estar no Estádio da Luz a ganhar 8-1 ao Setubal e eis que Ramires decide baixar a guarda...JJesus sprinta até à linha lateral e deixa o queniano com as orelhas a arder...JJesus sabia bem da importância de Ramires estar sempre concentrado...e em particular do seu papel nas transições...
Há dois jogadores no Benfica que podem fazer esse papel: Ruben Amorim (lesionado) e César Peixoto (já com uma qualidade inferior...). Que falta que tem feito o grande sócio do Benfica, Ruben Amorim...mas nem vou por aí...há que jogar com os que temos.
Uma forma de melhorar esta fase do jogo, é diminuir o número de vezes que estas transições ataque-defesa inesperadas ocorrem. E quando o Benfica faz isto, os resultados são bastante bons. Como é que o faz? Baixando as linhas... exemplo? Os jogos contra SCP e FCP em que o Benfica acaba a jogar com 10 jogadores... a equipa fica receosa, e como está a ganhar e só precisa de manter o resultado, baixa as linhas. Devido a isso, diminui o nº de transições ataque-defesa e sente-se muito melhor. Inicialmente na 1ª mão contra o FCP no dragão, C.Peixoto joga mais encostado a Javi Garcia, melhorando substancialmente estas transições, sendo inclusive mais fácil para a equipa transformá-las em defesa-ataque (como acontece no 1º golo).
Contra o PSV, isto só aconteceu, quando mais uma vez o medo entrou em campo e ainda nos encontrávamos em vantagem. Tornou a correr bem...
Contra o Porto, espero que o façamos a partir do 1ºsegundo, pois se assim for, será meio caminho andado para estarmos no Jamor.
Nós somos péssimos nas transições ataque-defesa, eles são óptimos nas transições defesa-ataque. Resultado: 3-1 até agora...com goleada pelo meio e tudo...há que aprender, rectificar e virar a contagem a nosso favor - pois se ainda houver 2 jogos contra o FCP e os ganharmos aos 2, a contagem ficará, a meu ver, a nosso favor, pois ganhámos mais troféus fora :P
JJesus parece-me que poupou contra o Beira-Mar quem quer que jogue contra o FCP. Peixoto ficou de fora, logo para mim é garantido que será titular contra o FCP. Mas Aimar jogou...Jara jogou...Martins jogou...aproveito para partilhar algumas hipóteses que me passam pela cabeça para 4ªFeira:
- Gaitan na esquerda, Peixoto no meio, e Jara na direita (Jara não precisa de descansar, precisa é de minutos, por isso ao contrário dos outros, ter jogado não indicia nada...)
- Gaitan na direita, Aimar no meio e Peixoto na esquerda (hipótese mais conservadora e a meu ver, a que se calhar faria mais sentido...)
- Gaitan na esquerda, Aimar no meio e C.Martins na direita (sai salvio, entra martins...a que menos mexe...não acredito pois martins jogou 90 - se bem que JJesus podia estar a pensar em substitui-lo e depois não o pôde fazer pois Luis Filipe lesionou-se)
- Surpresa das surpresas, o que é uma coisa que JJesus adora fazer nos clássicos (lembremo-nos de Urreta na Luz contra o FCP o ano passado), Gaitan na esquerda, Peixoto no meio e...Felipe Menezes na direita...não jogou contra o Beira-Mar, sabe controlar a bola como poucos, agarra-se muito à bola, temporiza bem o jogo...características (virtudes e defeitos), por incrível que pareça, até podiam muito bem encaixar optimamente no estilo de jogo pretendido...aquele que visa diminuir o nº de transições ataque-defesa. Bem motivado, a preparar-se para o jogo contra o FCP desde a derrota com a Naval...se jogar bem, pode ficar cá no próximo ano...hummmmm...será?? Não sei se Peixoto e Menezes juntos não seria qualidade a menos junta para o FCP, mas a ideia pelo menos, já me passou pela cabeça...a palavra a JJesus, que tem da minha parte uma carta em branco para fazer o que lhe apetecer (aspecto sem o qual, ele próprio já me confidenciou, que não aceitaria nunca treinar o Benfica :)).

PS: Como fazer do Roberto o melhor GR do mundo??? Fácil...colocar o Paulo Futre todos os dias a obrigar o Roberto a repetir o seu discurso: "Sócio, estou concentradíssimo!!!";"Os meus tomates estão aqui!!" "Vai vir charters e quando eles vierem, vou apanhá-los a todos, não passa nenhum" E outras tantas pérolas adaptadas ou puras...Pq a qualidade está lá...pelo menos eu acho...mesmo após tantos frangos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário