segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Antevisão SLBenfica - Borussia Dortmund

Considero o Borussia Dortmund uma das equipas mais fortes da Europa e das que melhor futebol consegue praticar. Já ouço muitos (especialmente não benfiquistas) a menosprezarem os alemães, principalmente porque perderam por 2-1 contra o último classificado ou foram eliminados da Taça da Alemanha nos penalties frente ao Hertha. Tal como disse na altura em que calharam no grupo do SCP, a equipa portuguesa se quisesse passar teria que discutir a vaga com o Real Madrid e não com o Borussia. Quando focada, o BVB faz jogos estratosféricos e prova disso são os empates com o Real Madrid e a vitória frente ao Bayern Munchen e ao Leipzig. Quando chamada a dizer "presente", os alemães têm-no feito de uma forma inquestionável.

O que difere então da última derrota para um jogo com o Bayern ou Real Madrid? Acima de tudo, a capacidade de concentração. Nos grandes jogos, o foco é muito maior e os jogadores levam a equipa a patamares de excelência; contra equipas pequenas - e talvez devido a terem deixado de acreditar no título alemão - os maus resultados tendem a aparecer mais facilmente.

Para além da abordagem que o Benfica vai fazer do jogo (assumir o jogo ou jogar mais na expetativa), é também muito importante a forma como os alemães vão encarar o Benfica. Se acham que o SLB se aproxima mais de um Darmstadt ou de um Real Madrid.

Caso o BVB consiga explanar o seu futebol, o resultado da eliminatória não será nada bonito pois alguns dos pontos fortes dos alemães (pressão muito forte e alta em transição defensiva ou o explorar da velocidade de Aubameyang na profundidade) vai convergir com alguns dos pontos fracos do SLB (pouca capacidade de sair a jogar a partir de trás com pressão e linha defensiva lenta - principalmente Luisão e Eliseu).

Para o Benfica conseguir surpreender o BVB creio ser essencial a presença de Rafa e Cervi no 11. No meu entender, existem várias opções que poderão trazer sucesso para o SLB: passando pelo normal 4-4-2 ou mesmo pelo 4-3-3 com a entrada de Felipe Augusto (com a equipa a defender em 4-1-4-1). Mas tal como disse, a velocidade e critério de Rafa (principalmente) e Cervi poderão permitir uma postura mais defensiva da equipa da Luz (assumindo a importância de não sofrer golos em casa) com rápidas saídas com critério para o contra-ataque - opção que com Mitro e Jonas fica à partida descartada, obrigando o SLB a assumir o jogo desde o início. Mais importante do que marcar nesta 1ª mão, para o sucesso da eliminatória, creio ser fundamental não sofrer.

Uma última nota para a tardia inscrição de Zivkovic na Champions: dava jeito ter o sérvio agora não dava?

9 comentários:

  1. Tudo certo caro Amigo, mas só um reparo: o Zivkovic está inscrito! Só não joga a primeira mão porque vem com castigo ainda do... Partizan da temporada passada. Capice?

    ResponderExcluir
  2. Caro Mário,
    Se o Zivkovic tivesse sido inscrito na fase de grupos da Liga dos Campeões tinha limpado aí o castigo e já poderia jogar este jogo. Capice?

    ResponderExcluir
  3. Caro Bruno, parabéns pelo texto! Assertivo e coerente.
    Subscrevo-o na globalidade.

    Penso que neste jogo, seria importante, primordialmente, preservar uma estrutura defensiva equilibrada (1) e, complementarmente, ter 1 onze que saiba "sair para o ataque" com rapidez, inteligência e objectividade (2).

    Daí "o meu onze":
    -Ederson
    -Semedo, Lindelof, Jardel e Eliseu
    -Fejsa (meia-dtª), Pizzi (meio) e Filipe Aug.(meia-esqª)
    -Sálvio, Mitroglou e Cervi

    Ponto (1),
    aumentar a velocidade dos centrais e apostar na "dupla" mais eficaz e capaz, seja, Lindelof na dtª e Jardel na esqª (a solução mais equilibrada).
    Fejsa e o Filipe a preencherem o corredor central e a compensarem (mais o Fejsa) o expectável maior apoio do Semedo ao ataque, com o Eliseu a resguardar a ala esqª..

    Ponto (2),
    Pizzi seria assim 1 variante de "nº10", mais liberto para criar fluidez, dinâmica e objectividade ao n/ ataque, com condições para também aparecer como 2º avançado (nas costas do Mitro), tal como Sálvio, potenciando a disponibilidade do Semedo em subir no flanco dtº..

    Evidentemente, um banco com opções assertivas, quer de reforço à defesa (Luisão), meio-campo (Samaris e Horta) e ataque (Rafa, Carrillo e Jiménez) , além do Júlio C..

    Face ao passado recente da n/ equipa e ao que é expectável deste jogo com o Dortmund, as ideias supra parecem-me claramente uma opção táctica coerente na sua consolidação defensiva e ambiciosa no seu plano atacante.

    Sim, aquele reforço defensivo, mas também esta ambição ofensiva porque, evidentemente, TEMOS QUE TENTAR OBJECTIVAMENTE GANHAR ESTE JOGO!
    Estou convicto que, nessa perspectiva, as n/ chances de ganhar este jogo passam, e muito, por 1 estrutura tipo a supramencionada e, claro, DO 1º AO ÚLTIMO SEGUNDO DE JOGO, por 1 concentração e atitude ganhadora absolutas.

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu inverteria o triângulo do meio-campo, colocando Fejsa sozinho atrás e Pizzi e F.Augusto mais à frente; ficando Fejsa entrelinhas quando defendemos (pois o BVB é muito forte aí). Não vai ser nada fácil hoje, é um ótimo teste para o Sport Lisboa e Benfica!

      Excluir
  4. Eish estava a pensar em algo assim deste género agora mesmo!

    O Dortmund é excelente! O Benfica terá de fazer dois jogos de alto nível para eliminar esta malta.

    Gostei muito da análise e também das sugestões. Acho que temos algumas hipóteses mas eles são claramente favoritos.

    Em termos tácticos estou curioso para ver a estratégia em relação ao Weigl e à facilidade e criatividade com que ligam o jogo ofensivo.

    Na época passada gostei muito mais - foi até uma surpresa - do jogo em Munique do que em Lisboa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocaste aí num ponto essencial...Weigl...bem q lhe podia dar uma diarreia...
      Acho q estou como tu, com um pouco de esperança porque o ano passado portámo-nos muitíssimo bem frente ao Bayern, principalmente no 1º jogo.
      Acho que o RV vai manter o 4-4-2 e apostar em Carrillo e Sálvio, exatamente os 2 em que eu não apostaria...

      Excluir
    2. Um reparo: BVB eliminou o Hertha nos penalties, não o contrário.

      O que o BVB pensa do Benfica... Rodou equipa frente ao Darmstadt, numa ronda em que todos os perseguidores do Bayern cederam pontos. That's what they think!

      Excluir
    3. Obrigado, pensei que tinham sido eliminados :)
      Pela mudança no 11 também acho que nos têm em boa conta (fruto sobretudo da eliminatória do ano passado frente ao Bayern).
      Explorar espaços entrelinhas e descoordenação da linha defensiva alemã poderão ser pontos essenciais ofensivamente.

      Excluir
  5. Infelizmente eles fizeram um grande jogo e praticamente não deram espaço. Só se notou alguma descoordenação a defender mas também nada de anormal. O Dortmund é uma grande equipa, não só colectivamente como individualmente. Quantos jogadores do Benfica entrariam no onze do Dortmund? O redes e mais quantos? Mais nenhum ou talvez o Semedo e o Grimaldo mas sem garantias nenhumas.

    Foi para mim evidente depois, individualmente, que a maioria dos jogadores do Benfica davam mais um-dois toques do que eles só para a bola parar.

    Viu-se também que o único jogador capaz de ultrapassar o adversário em condução de forma consecutiva foi o Salvio...

    A estratégia para não os deixar ligar o jogo ofensivo nas calmas funcionou bem e o Weigl quase não cheirou. Só que para tapar a cabeça há que destapar os pés.

    Enfim, um bocado de sorte e muito Ederson, muito trabalho, um bloco baixo bem organizado. Mas isto é só meio jogo de futebol, uma meia de leite de futebol. Controlar sem bola é sempre ingrato. O Vitórias está a demorar muito tempo a perceber que é preciso elaborar um pouco mais a organização e a transição ofensiva. É preciso trabalhar outras alternativas para ganhar a bola mais vezes em zonas interessantes e magoar o adversário (especialmente os do nosso nível ou superior) mais vezes.

    Talvez na segunda mão as características do jogo nos permitam explorar outra estratégia. Caso contrário seremos eliminados, julgo.

    ResponderExcluir