sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Orgulhosamente errado

Desde há 2 meses que quero escrever, mas ainda não o tinha conseguido fazer. Ao contrário das minhas expetativas, encontramo-nos vivos na luta pelo título de Campeão Nacional. Tri neste caso.
O que mudou? Muita coisa e em especial mudou o essencial: o nº de oportunidades claras de golo. O Benfica deixou de permitir mais oportunidades claras de golo ao adversário do que aquelas de que dispunha. Sim, isto acontecia...! Este é e será sempre quanto a mim o melhor indicador para atestar a validade e o grau de maturação do processo. Então o processo não estava maturado na altura e agora já está? Não. O processo escolhido mudou abruptamente. Não sei o que levou a tal alteração mas que a mudança existiu, existiu. A forma de defender e de atacar são apenas vestigialmente semelhantes ao que eram à uns meses (permanece o intuito de ter a bola e pouco mais...).
Ofensivamente a equipa está a dar muito mais linhas de passe ao portador da bola (ao invés de se afastarem dele e o deixarem resolver individualmente) e deixou de fazer os 60 cruzamentos que fazia por jogo (devemos andar nos 20 agora, o que sendo muito, é uma  redução substancial), procurando muito mais o jogo interior (o que favorece a criação de oportunidades de golo porque, pasme-se(!), a baliza está no meio...). As transições ofensivas estão muito melhores, sendo que não devia ser este o momento mais forte de uma equipa que ataca tanto, mas provavelmente acabará por o ser - mas que nos jogos grandes ainda deu muito pouco (só em Madrid).
Defensivamente a equipa não tem estado tão exposta, fruto da pressão (+/-) que consegue fazer mais à frente no terreno. Mesmo quando se expõe, os posicionamentos estão muito melhores e já não vemos por exemplo 20 metros a separar os centrais.

A que é que se devem estas melhorias?
Infelizmente, parece-me que as melhorias derivam mais dos atores do que do encenador. Jogar com Samaris, Gaitan, Pizzi, Jonas e uns furos abaixo Renato e Mitroglou faz com que o estilo de jogo tenha que obrigatoriamente ser um estilo mais inteligente. Há trabalho (claro) de Rui Vitória, mas os maiores frutos parece-me que advêm da qualidade individual dos artistas (o que até nisto existe muito mérito de RV).

Está tudo bem?
Claro que não, muito longe disso, mas dá perfeitamente para ter orgulho no futebol que a equipa tem demonstrado. Muito ainda para melhorar, mas com uma boa base para suportar o que falta construir. Atenção(!!!!) faltam construir ainda muitos princípios! A defesa não cria uma linha de cobertura adequada (2º golo FCP por ex.), a contenção nem sempre é bem feita, existem algumas vezes em que temos um espaço muito grande entrelinhas e mesmo ainda dentro do mesmo setor (se bem que me parece que tem vindo a desaparecer a caça ao homem). Ofensivamente, muito mas muito melhor - aqui a maior diferença de todas: abandonámos as 80 ave-marias para a área que fazíamos por jogo...

SLB-FCP
O que se passou neste jogo foi futebol. Devia ter ficado prai 4-1 e ficou 1-2. Oportunidades em catadupa falhadas e permeabilidade defensiva nos golos (principalmente no segundo) permitiram a um dragão sem chama alcançar a vitória quase imerecida (porque em última instância o mérito é sempre de quem o alcança). Não retira em nada a confiança que sentia na luta pelo título, apenas nos retirou 3 pontos - vide que se tivéssemos "apenas" feito a nossa obrigação de ganharmos os jogos em casa contra os grandes não estaríamos 3 pontos atrás do SCP mas estaríamos 6 à frente...

Jonas
Para quem acha que Jonas nos jogos grandes devia sair... sugiro que comam um cagalhãozito ao pequeno-almoço para justificar a saída de merda pelo orifício errado.

A Surpresa
Deixando já a promessa de tentativa de um novo post sobre este assunto, a grande surpresa (para além de Renato Sanches que tem vindo a melhorar bastante) é sem dúvida a descoberta do melhor central do plantel.

Vamos ser Tricampeões?
Não sei, mas pelo menos vamos estar na luta. Tem que ser jogo-a-jogo e temos que ir pontuar a Alvalade. Acredito que o podemos ser e tenho a certeza que se nós não o formos ninguém mais o será.

13 comentários:

  1. Acredito que a melhoria da equipa se deveu mais á capacidade de Rui Vitória de entender que não conseguia defender como JJ fazia .

    JJ defendia com poucos jogadores , mas com muita qualidade , empregando muita gente no ataque para dar opções ao portador da bola para jogar em espaços curtos em detrimento de gente para defender .

    RV não conseguiu isso , mas foi a tempo de mudar o paradigma , encostando Pizzi á linha ( defensivamente é largamente melhor que Guedes ou Carcela ) , aproveitou o pulmão de Sanches e tem tido laterais mais defensivos por joga mais largo que JJ .

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo de volta.

    Há uma evolução muito grande, principalmente no processo ofensivo. A entrada de Pizzi e até do Renato ajudaram mas creio que não é apenas isso. O processo mudou. Menos cruzamentos, alas mais dentro e laterais na largura (estou curioso para ver Nelson Semedo neste "novo" Benfica) muito mais jogo interior, entramos muito mais vezes com a bola controlada na área adversária, etc.

    No processo defensivo ainda há muito a melhorar. Fejsa atenua muitissimo as falhas colectivas. Sem ele a equipa fica mais exposta. Parece-me que ainda há pouca pressão ao portador, as coberturas estão longe muitas vezes.

    No geral no entanto as melhorias são grandes e permitem-nos acreditar que, mesmo perdendo com o FCP, temos todas as condições para chegar ao tri.

    Sempre gostei muito do Lindelof a central. Inteligente, no posicionamento e a sair a jogar, sereno.

    Apoio a sugestão em relação ao Jonas.

    Viva o Benfica!

    ResponderExcluir
  3. Mário,
    Apesar de ser verdade o q disseste, não foi isso o que mudou. Pizzi não defende melhor do que Guedes e a principal mais-valia prende-se no facto de ser mais inteligente a jogar e ter sido solicitado a jogar por dentro (o que aquando da perda promove uma melhor reação). Quanto a AAlmeida concordo (mais defensivo que Nélson Semedo), Eliseu sempre foi o mesmo.

    Cosimo,
    Concordo com tudo o que disseste com exceção do Fejsa. Samaris dá muito mais à equipa em todas as fases do jogo do que Fejsa. Este apenas ganha nos kms q corre e no pau q dá. Samaris é topo e pode melhorar, Fejsa é e será o que já é (o que não sendo mau, é pouco para o SLB em 90% dos jogos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com bola concordo inteiramente contigo, o Samaris dá mais à equipa mas sem bola, tanto em organização como em transição defensiva acho o Fejsa mais forte.
      Ajusta mais rápido, é mais agressivo a atacar o espaço e entende melhor tanto a contenção como a coberura.
      Concordo que em 90% dos jogos do Benfica se justifica mais o Samaris que o Fejsa.


      Excluir
    2. Discordo :) Samaris dá mais em tudo em relação a Fejsa ;)

      Excluir
  4. Bem vindo de volta caro Bruno!O meu comentário vai abranger vários aspetos.

    André Almeida: falha claramente na contenção. No 1º golo do FCP, defende a linha final. Ainda me lembro do golo do Zenit, no ano passado, na Rússia, em que até usaste uma imagem do Lateral Esquerdo.

    Lindelof: é sem dúvida o melhor central do Benfica. Pena não ter jogado com o JJ. Excelente a construir. Sobe para atrair e solta.

    Samaris vs Fejsa: gosto dos dois, mas um treinador do Benfica obviamente que tem de optar pelo Samaris, porque a ideia é ter mais bola do que o adversário. Ainda me lembro de um post neste blogue em que fazias uma análise aos 11 titulares e vincaste que o Samaris dava show de bola nos treinos, pena não perceber nada do que lhe diziam (se não foi assim, foi por outras palavras).

    Renato: é claramente um grande jogador, a fazer lembrar um tal de Enzo Pérez. Para bem dele, que não vá para Inglaterra. Digo isto porque lá só se querem máquinas de correr e "gajos com caparro", o que "infelizmente" se enquadra no Sanches. Tenho medo que le aconteça como ao Markovic. Acho que o seu jogo não beneficiaria em nada com a ida para a BPL, mas qualidade ele tem.

    Grimaldo: infelizmente, os comentários dos Tadeias apontam só para a qualidade dos cruzamentos. A tomada de decisão não interessa...muito melhor que o Eliseu.


    No geral, concordo contigo, há uma falha clara na cobertura (por causa deste problema é que eu dou ênfase ao Fejsa porque defende bem o espaço entre lateral e central). Lindelof deu mais qualidade à defesa, mas veremos o que acontece com os regressos de Luisão e de Jardel.

    O meu onze: Júlio César, Nélson Semedo, Luisão, Lindelof, Grimaldo, Samaris, Renato, Pizzi, Gaitán, Mitroglou, Jonas.

    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E para quem quiser entender alguma coisa, que leia o teu 11. Topo!!

      Excluir
  5. Ó Bruno, se foram precisos 2 meses para reflectires, da minha parte estás perfeitamente desculpado!
    A tua análise, segundo a minha humilde opinião, é certeira em todos os pontos que referes.
    Na mouche! Foste lúcido e corajoso (!?), a contrário de outros post's da nossa blogosfera, que vão, num ápice, dos 8 aos 8.000 e em que não percebo porque é que:
    - Ou não se pode criticar ninguém nem qualquer situação, ou exigir mais empenho, responsabilidade, profissionalismo, etc.;
    - Ou então, por outro lado, todos os jogadores são nulidades, nada há de bom na equipa técnica e toda a direcção é uma bosta.

    Criticar e exigir, sempre! Defender e apoiar, igualmente!
    Sempre com coerência e tentando analisar cada assunto sem ideias preconcebidas. Só assim se defende o Glorioso do Nosso Coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foram precisos 2 meses para refletir lol simplesmente não tive tempo para escrever nesses 2 meses :)
      Acho que tocas num ponto essencial do nosso clube: a capacidade de ouvir a crítica e aprender com ela; desde o início da época que critico Rui Vitória e isso não me impede nem impedirá de ir todos os jogos à Luz apoiar a equipa. Agora as coisas parecem estar a melhorar, mas sublinho o que disse: ainda falta muita coisa e o caminho até ao sucesso passa por irmos ganhando jogo-a-jogo.

      Excluir
  6. Bem-vindo de volta.
    Dois pormenores:
    1-retomando o tema Fejsa: é melhor que o Samaris na contenção e na cobertura. Apenas isso. Mas foi por "isso" Que a equipa passou a sofrer menos golos. Samaris pode ser o melhor 4 do Mundo se usar mais a cabeça: técnica tem de sobra;
    2- infelizmente, nos 2 últimos jogos (Zenit e Paços), voltamos a estar muito mal em quase todos os momentos do jogo: transição ofensiva miserável, recuperação à perda sem agressividade, ataque organizado lento e sem apoios. Voltamos a não ter apoios e a distribuir mal a equipa no terreno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samaris é melhor do que Fejsa em tudo exceto no facto do Fejsa ser campeão todos os anos esteja onde estiver. Fejsa é mais defensivo, mas mesmo assim Samaris defende melhor (dobras então é abismal a diferença) -> mas isto é a minha opinião, Fejsa é bom, Samaris é muito bom.
      Quanto ao teu ponto 2 é difícil fazer o q fizémos com o Zenit (tem jogadores de outro mundo!) e contra o Paços estavam alguns jogadores com febre. Esperemos que tenham sido estas as razões (acredito mesmo que sejam).

      Excluir
  7. Bem-vindo de volta! Tens que te ausentar mais vezes porque parece que só jogamos futebol digno desse nome quando não escreves :D

    Antes do clássico, escrevi no genial 'Paradigma Rui Vitória' o texto abaixo...mas os últimos 3 jogos parecem indiciar uma regressão ao modelo de jogo (?) de 2015...

    É muito tudo isto.

    O timoneiro percebeu finalmente que não há balizas nas linhas laterais...levantou a proibição do jogo interior, pôs o 8 à frente do 6 em vez de lado a lado, o Pizzi como 'falso extremo' e o Mitrogolo ao lado do Jonas. Agora temos a equipa muito mais junta, quem tem bola tem mais linhas de passe disponíveis, vamos às alas depois de atrair adversários no jogo interior...

    Depois realmente pressionamos mais alto e reagimos melhor à perda da bola, portanto a transição defensiva também melhorou muito.
    Acho que a organização defensiva ainda tem muito que melhorar, ao contrário dos outros momentos do jogo.

    Mas não esqueçamos que, mesmo quando não jogávamos nada, ganhávamos os jogos pequenos - à excepção de Arouca. E os jogos grandes da segunda volta são no próximo mês...até lá, da minha parte só há menos pessimismo - ok muito menos ;)

    Se ganharmos aos frutistas e aos comediantes involuntários do Lumiar, aí sim, dou a mão à palmatória de muito bom grado! Carrega Benfica!

    ResponderExcluir
  8. Ontem, organização ofensiva = zero.
    Na 2@parte, ridículo como a última linha sobe sem pressão no portador no lance da melhor oportunidade do união. Parecia o sporting do MS.
    (se sairmos vivos do wc, vamos até ao fim!)

    ResponderExcluir