quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Previsão SCP-SLB

Há ditados portugueses para todos os gostos. Para o derby de sábado, os sportinguistas dirão que não há duas sem três. Já os benfiquistas defenderão que à terceira é de vez.
Disse-me ontem uma das pessoas que mais respeito no que a conhecimento futebolístico diz respeito, que seria um jogo diferente. O Sporting é pela primeira vez assumidamente favorito desde há 7 anos e por isso o Benfica saberá que lhe cabe um papel mais expectante. Essa expetativa traduzir-se-á num papel mais defensivo e de contra-ataque, campo onde o Benfica de Rui Vitória tem hipóteses. Não só porque tem Gaitan e Jonas na frente, mas também porque a defesa do Benfica é muito melhor do que as defesas do Tondela, Arouca e companhias - com quem o Sporting teve imensas dificuldades para marcar.
Compreendo o ponto de vista e consigo aceitá-lo. No entanto, há quanto a mim algumas variáveis que podem fazer a balança pender para o outro lado. A motivação que o treinador leonino transmitirá aos seus jogadores está a níveis "vingativos" tal como esse será o grau de concentração de toda a equipa. Já no lado do Benfica o medo e a falta de rotinas (mais uma vez RV vai mexer no 11 - acho mesmo que vai mudar de tática - 4-3-3) poderão ajudar à festa leonina.
Um dos pecados do treinador verde-e-branco é a sobranceria. Por se tratar do primeiro jogo em casa contra o velho rival e por ser um jogo a eliminar, não me parece que sábado seja o dia em que esta aparece. No dia em que esta aparecer, e não faltará muito, o Sporting perderá. A não sei quantos meses de distância é demasiado arriscado dizer que aparecerá no jogo da 2ª volta em Alvalade, mas acho efetivamente que poderá ser aí - dependendo obviamente da situação no campeonato.
É triste chegarmos a um ponto em que após 2 campeonatos conquistados e 1 derrota em 14 derbies apenas conseguiremos ganhar se o adversário não jogar o que sabe, pois os nossos processos estão tão errados que qualquer bobo os evidencia a olho nú. Após não sei quantos anos sem sofrer um golo nos derbies em casa, agora podem-se fazer várias perguntas incómodas: será desta que o Benfica conseguirá obrigar o Rui Patrício a fazer uma defesa? O que acontecerá mais vezes: adversários isolados na cara de Júlio César ou cruzamentos para a área do SCP? Conseguiremos entrar com a bola controlada dentro da área do Sporting? Haverá linhas de passe para o portador da bola? E num verdadeiro apogeu haverá quem pergunte se será desta, quiçá, que marcaremos um golo?
Todas estas perguntas poderão ter a resposta que ninguém espera e que não sei quantos milhões anseiam. Eu sou apenas mais um desses porque afinal de contas estamos a falar de futebol e é essa ilógica que nos faz tão apaixonados por este desporto.
Eu entrava com Júlio César; André Almeida/Sílvio, Luisão, Jardel e Eliseu; Fejsa e Samaris; Guedes e Gaitan, Jonas e Mitroglu. E entrava para ganhar sabendo primeiro que tinha que defender.
Jogos da taça costumam ser o contrário: maior preocupação em marcar a originarem muitos golos...
Prognósticos?
Coração 1-2
Cabeça 2-0
E os vossos?

14 comentários:

  1. Coração 0-1;
    Cabeça 3-0;
    Que ganhe o coração...

    ResponderExcluir
  2. Gostava de ter a cabeça e o coração alinhados e o facto de ser um jogo a defender, tipo atlético de madrid, a reduzida qualidade técnica dos avançados teo e slimani, podem ajudar a que com alguma sorte madrid se repita, mas racionalmente tenho algumas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. B Cool - ora repara na coincidência entre o jogo do Atlético e a minha previsão do coração? Todo o sal e água benta para tentar ajudar à festa :)

    ResponderExcluir
  4. Julio, Silvio, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Renato, Guedes Gaitán, Taarabt e Jonas... 1-3! :)

    ResponderExcluir
  5. Prognostico

    Vamos ganhar no numero de cruzamentos, no numero de passes longos da defesa para o ataque, leia-se futebol direto...
    Se bem que no ultimo dérbi o JJ não confiou muito na capacidade técnica do patricio e dos seus dois centralões e optou pelo jogo longo p o arabe...

    Depois espero que o RV não mude a equipa porque somos capazes de não chegar à baliza adversária...

    Espero que o Benfica consiga aproveitar as jogadas, em que agora somos mais fortes que são os cantos para causar perigo e se possível marcar uma bucha...

    E se tudo correr bem acho que empatamos 0-0 e ganhamos nos penaltys o que vai ser bom porque com as seleções ficamos sem a hipótese de poder ver o nosso Benfica e assim teríamos o prazer de ter uma overdose de SLB e ver 120 min.

    ResponderExcluir
  6. ahah

    Boa sugestão, Jorge, venham então umas penaltizadas...

    ResponderExcluir
  7. Se a táctica do 433 imperar então acho que me cheira a supertaça e nem cheiramos o meio campo adversário. Se o 442 imperar também não. Fdx... Coração 0-1, cérebro 0+x-0, com x pertencente a |N...

    ResponderExcluir
  8. Coração e Cabeça: esta época será apenas um outlier estatístico. Voltaremos a estar muito por cima deles (quanto mais depressa tivermos um treinador a sério).

    ResponderExcluir
  9. Vai ser 4 a zero a favor do Glorioso.
    A jogar no contra ataque com 2 golos de Jonas e ainda se vai ver o rui franguicio no seu melhor...
    Lss

    ResponderExcluir
  10. Previsão meramente especulativa e sem base racional: 3-1. E se calhar o golo vai resultar de um cruzamento. Por vezes acontecem coisas.

    Mas eu nem um euro aposto nesta minha previsão...

    ResponderExcluir
  11. Posso mudar a minha opinião para «muitos» a zero? Acabei de ler aquela entrevista do Gaitán onde diz que «perder duas vezes com o Sporting não é grave»... E eu que pensava que no Benfica não ganhar um jogo qualquer era grave! =/

    ResponderExcluir
  12. R.B.Nortor,
    Li as declarações e ia fazer um post a mandar vir com o Gaitan, mas no mesmo segundo vi o gajo a falar na RTP e o que foi escrito não faz jus ao que ele disse. Acho q ele esteve muitíssimo bem! 1º a negar o estrelato e depois a dizer que já tinha ganho muitas vezes e que o facto de ter perdido duas vezes não queria dizer nada de especial; estamos a falar de futebol e perder ou ganhar é uma consequência, há que trabalhar para ganhar o próximo e isso é q interessa (como q a dizer perdemos 2 Xs não implica q percamos agora, isso não interessa para este jogo).

    ResponderExcluir
  13. Então retrato-me... De facto há um mundo que vai de «grave» para «especial». Onde (por agora) estou não tenho RTP e não consegui arranjar stream com isso.

    Voltamos portanto ao medo apenas e só no sistema táctico. (Alguém que convença o JJ a meter só Juvenis e Iniciados, por favor!)

    ResponderExcluir