segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A obra prima do mestre e a prima do mestre de obras

Há duas variáveis que considero terem mais peso no desempenho de uma equipa de futebol: a qualidade dos jogadores e a qualidade do modelo de jogo (providenciada pelo treinador).
São estas duas variáveis que irão ter o maior peso nos resultados desportivos de uma época. Depois, a questão de ganhar ou não troféus poderá ser influenciada por outras variáveis mais pequenas mas também com o seu peso relativo - as lesões, as arbitragens, o apoio dos adeptos, o azar (a bola que bate no poste e sai) etc.
Considero totalmente descabido e irrelevante discutir as variáveis menores quando as maiores estão erradas. Porquê? Porque as menores podem decidir jogos, mas são as maiores que decidem as épocas. É vital não confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras.

O SLBenfica poderia ter eliminado o SportingCP da Taça de Portugal - bastaria para tal que o árbitro mostrasse os cartões devidos aos jogadores do Sporting e tivesse a sorte do jogo - mas tal não implicaria que o SLBenfica teria necessariamente uma época melhor do que a que digo desde Junho que vai ter. Sim, até poderia ganhar a Taça de Portugal (quem está em prova está sempre sujeito a ganhá-la), mas não significaria que estaria no caminho correto. Para a prova que é o verdadeiro indicador, o campeonato, é necessário conseguir correr a maratona, não basta ganhar umas 4 ou 5 eliminatórias ou passar uma fase de grupos da Champions. Isso até um Beira-Mar ou um Schalke já conseguiram.

Estando as duas variáveis maiores fracas - o plantel do SLB é apenas razoável e o modelo de jogo fraco - há que perceber qual o caminho mais curto que nos conduz ao sucesso. Ou investimos 50M€ em jogadores de inegável qualidade e talvez algumas qualidades individuais consigam debelar fraquezas do modelo de jogo, ou então, investimos num treinador que consiga trazer a qualidade necessária para um modelo de jogo que funcione no campeonato português. Em anos anteriores a tarefa seria hercúlea, pois seria necessário conjugar os dois investimentos. Atualmente, o campeonato português está muito mais fraco e bastaria a segunda aposta. No entanto, já não está tão fraco como há umas décadas e já é necessária competência. E muita competência mesmo assim!

Um treinador estrangeiro é algo que não defendo pois o campeonato português é o que necessita de maior % de pontos a nível europeu e essa falta de contexto poderá originar um gap na exigência fatal do número de pontos a conquistar.
Assim sendo, há quanto a mim duas apostas de inegável qualidade e uma ligeiramente abaixo. Refiro-me a Vítor Pereira e Paulo Sousa, seguidos de Paulo Fonseca. Tudo o resto não será suficiente. Vítor Pereira será financeiramente inacessível (tal como já o foi no verão). Sobram Paulo Sousa e Paulo Fonseca. O 1º se quiserem um reinado, o 2º se quiserem aproximar-se da luta pelo título.


Perguntas de algibeira: RV já teve o tempo suficiente e que tantos adeptos em Junho exigiram ou vamos ter q continuar a aturar esta merda mais tempo? Não chega o record dos 60 anos? Não chegam as 6 derrotas em 16 jogos? Ah, já percebi... #aindapodeserpior

31 comentários:

  1. Não referiste um treinador que estaria disponível e ao alcance do Benfica. De qualidade inegável e que aproximaria o clube da luta pelo título. Com um futebol ofensivo e atrativo, refiro-me a José Peseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o eleito seria Rui Jorge. Porquê? 2 Razões:

      1- Tem uma filosofia de jogo realista, pois sabe que é no meio campo que se ganha os jogos, basta ver a forma como metia o meio campo sempre com 3 médios centro e dando liberdade ao numero 10.

      2- Sabe lançar jogadores, o que Vieira colocou a RV, jovens. Com a fornada que provem da caixa futebol campus (Renato Sanchez, Rebocho, Lindelof, João Carvalho, por exemplo) com Rui Jorge cresceriam muito mais.

      Obrigado e Saudações!

      Excluir
  2. Acho que o coloco abaixo do Paulo Fonseca, por isso, também acho que acabaria por não ser suficiente para chegar lá. Mas sim, é um dos bons treinadores que temos e não sei se não estarei a ser injusto no ranking.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que dizes mas ainda assim fiquei louco com a arbitragem de sábado. A fazer lembrar os anos 90!

    Dito isto, ver o Benfica tornou-se um exercício penoso. Não que me surpreenda (o Vitória de Vitória era isto) mas a incapacidade - ou será antes inépcia? - de melhorar o que quer que seja deixa-me deprimido.
    E agora, sem Luisão, volta o argentino! ´Tá tudo f#$#!o!

    Qualquer um dos treinadores já aqui referidos seriam "upgrades" consideráveis.
    Deixo uma pergunta. Tenho visto muito pouco dos sub-21 mas no actual "paradigma", e achando eu que as gerações de 97, 98 e 99 do Benfica têm talento como há muito não se via, o que vale Rui Jorge como treinador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que vi de Rui Jorge foi espetacular. No entanto também é importante salientar q tinha equipas superiores aos concorrentes. Não sei, era estudá-lo :P

      Excluir
  4. Foi uma pena não termos contratado o Marco Silva por vários motivos.Por ser um treinador jovem e cheio de ambição,por ter sido escorraçado pela lagartagem da maneira que foi.Posso quase garantir que não teríamos perdido os 3 jogos com o Zbording.Nesta altura do campeonato sinceramente não sei qual seria a melhor solução para inverter isto.Dei o benefício da dúvida ao Rui Vitória,fui sempre contra a sua contratação,depois de ser treinador do Benfica teve o meu incondicional apoio,mas agora chega,está provado que não tem andamento para este comboio.Ainda assim é o menos culpado,a estrutura que se chegue à frente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mikos,
      As 3 derrotas com o SCP serão o menor dos nossos males...

      Excluir
    2. Concordo,mas lá que custa a engolir custa.Um abraço.

      Excluir
  5. Li por aí algures que o Benfica,pondera,disse bem,"pondera"apresentar queixa contra o taliban verde pela bárbara agressão ao Samaris.Pondera????Estamos a brincar?

    ResponderExcluir
  6. Eu cheguei ao ponto em que 90% ou mais dos nomes que os adeptos dizem me entusiasmam mais do que pensar num Benfica orientado pelo Rui Vitória (tirando o Paulo Bento e o Marco Silva - por motivos diferentes-, oferecia-me aos outros todos para os ir buscar).

    Paulo Sousa e Vitor Pereira estão fora do nosso alcance, com muita pena minha. O Peseiro não sei o que tem feito, gostei dele no Sporting, mas na altura via o jogo com outros olhos.

    O Paulo Fonseca é o que mais me permitiria o efeito lua-de-mel com um treinador, em parte porque a sua ideia normal de jogo andar mais perto do que esta equipa já mostrou conseguir fazer. Por mim era aproveitar que o Benfica até vai a Braga e começar já a apalavrar a coisa. O Salvador podia fazer jus ao nome e fazer uma permuta imediata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prescindir do Vitória para conseguir a vitória já na 2ªF? Assino por baixo :)
      Mas tenho 2 más notícias: 1-RV não sai. 2-Se saísse, a aposta passaria por um pior ainda. Sim, é possível e seria sempre ponderado um dos nomes q referiste (não estou a brincar).

      Excluir
    2. É o Bento não é? Deus m'acuda!

      Excluir
    3. RV acabará por sair, a tolerância é 0 e será impossível mante-lo. É uma questão de dias, semanas até... o meu medo é o senhor que se segue...

      Excluir
    4. Gosto de pessoas inteligentes :) mas neste caso nem Deus nos acudia! Mas tem calma, RV só sai depois de haver investimento no plantel e mm assim fracassar. Depois sim, vem um Bento de mudança! Mas nisto já passou mais 1 ano...

      Excluir
    5. PAULO BENTO NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      POR FAVOR...
      QUANTO É QUE SE TEM DE PAGAR PARA ELE IR PARA O FUNDO DA LISTA??

      Com a dependência que temos de Sr. Jorge Mendes, infelizmente também acho que será Frei Bento o novo discípulo da Saga Vitoriana.

      Excluir
  7. Não sendo a minha primeira escolha parece-me que Paulo Fonseca seria a melhor escolha neste momento. Por outro lado também não é liquido que PF aceite um eventual convite do SLB nesta altura. O SLB está num estado idêntico ao FCP de PF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PF dava o cú e 7 tostões para treinar o Sport Lisboa e Benfica. E isso só demonstra a sua inteligência. Não é preciso mais matéria prima, acredita! Esta chega e sobra...

      Excluir
  8. Por mim ia buscar o Fernando Valente e mandava-os todos ir tomar no c*

    Não tínhamos obrigação de ganhar pq já está tudo perdido, só tínhamos obrigação de jogar bem... Não vejo ninguém cá no burgo mais competente para pôr uma equipa a jogar bem...

    Ganhem coragem e apostem na COMPETÊNCIA!!

    ResponderExcluir
  9. Nuno Espírito Santo ou Leonardo, demasiado caros?
    A época não está a correr propriamente bem a nenhum.

    ResponderExcluir
  10. B de Bielsa
    Post perfeito, mas a teoria do treinador estrangeiro não tem aderência estatística...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não validei estatisticamente, mas parece-me fácil q aconteça o q disse. Epá, mas Bielsa é Bielsa né? :) não me referia a esse estrangeiro, mas sim, há alguns nomes estrangeiros que são muito bons, era uma questão dos enquadrares bem no contexto português.
      A minha questão é: LFV não consegue perceber quem é bom ou mau cá dentro, vai perceber lá fora?? Achas que algum dia conseguiria identificar Paco Giménez ou Maurizio Sarri? O Bielsa para ele foi apenas mais um gajo mau que raramente ganha alguma coisa...

      Excluir
    2. Esse é que é o problema: a escolha do treinador é um assunto demasiado importante para ficar nas mãos de um comum adepto, ainda que esse adepto seja o Presidente.
      Tem de haver um gabinete de prospecção, que filtre candidatos finais, para serem entrevistados pelo Presidente (e pelo Administrador da SAD com pelouro Futebol).

      Excluir
    3. Bruno, Paco Jemez!
      (O Sarri agora é inatingível...)

      Excluir
  11. De todos os nomes estrangeiros apresentados, acham que faz mesmo sentido falar deles? Tirando o Paco Jemez, todos atingiram um estatuto que faz com que se calhar uma mudança para a liga portuguesa não seja o que pretendem ou não?

    Tenho pensado muito nisto, e comentado noutros sítios. Entretanto como preparação do fim-de-semana cheguei a uma conclusão: se eu quiser ver um jogo entre os dois últimos classificados da liga alemã ou inglesa, ou mesmo italiana, tenho mais facilidade do que em ver um jogo entre duas equipas de meio da tabela da liga portuguesa. Isto, aliado à tradicional ignorância que o típico adepto português, muitas vezes convertido em presidente de clube, em que não há uma análise criteriosa do trabalho do treinador, apenas uma visão resultadista, não torna a Liga Portuguesa um habitat pouco desejável para tipos que se querem valorizar?

    ResponderExcluir
  12. R.B., o argumento que um treinador tem um estatuto que não lhe permite vir para o nosso campeonato é incompreensível para mim. Bom demais? Se já aconteceu com jogadores e treinadores em diferentes momentos, porquê essa ideia?
    Mais, o JJ não estava no top-10 mundial dos mais bem pagos? O Benfica não tem um nome sonante?

    ResponderExcluir
  13. O argumento pode ser incompreensível, mas a verdade é que tudo depende de projectos. Como qualquer trabalhador, um treinador espera receber tanto como dá. É a questão do que deu JJ ao Benfica e do que deu o Benfica ao JJ. A questão é se o nosso campeonato consegue puxar um estrangeiro competente e consagrado (tirando o Paco Jemez, todos os outros nomes já o são, nem que seja na imprensa).

    Veja-se o caso do Bielsa, que sai do Marselha de uma forma em que dá a entender que foi ele quem despediu o Marselha. Achas que no actual Benfica um tipo alérgico a ingerências externas teria sucesso, ou não se fartava daquilo em três tempos?

    A questão das ingerências parece-me um aspecto fundamental. Poucos clubes com presidentes famosos por se imiscuirem nas tarefas do treinador andam a parecer capazes de atrair treinadores de top. Será que o Benfica, com a «estrutura» que se percebe ter, será atractivo o suficiente? É que o JJ até pode estar no top do mais bem pagos do mundo, mas é-o ou com muito esforço ou com origens monetárias muito nebulosas (ou ambos).

    Mais do que um nome sonante a questão é se o Benfica tem um nome competente. O Benitez tem um nome sonante, o Ancelotti também e eu preferia o Thomas Schaaf, no desemprego desde Maio, a qualquer um desses dois para substituir o RV, se for para falar só de estrangeiros.

    ResponderExcluir
  14. Um treinador quer um projeto onde possa brilhar. O Sport Lisboa e Benfica atual é facilmente um desses projetos. Mas 3ªFeira será mais fácil falar...

    ResponderExcluir
  15. Concordo inteiramente.
    Tal como sei que durante anos as ingerências foram zero, e agora é possivelmente a principal razão para manter o gajo porreiro que é o RV a fingir que treina (e ele não se cansa de o mencionar).

    ResponderExcluir