quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mudança de ciclo

Sempre defendi que a saída de JJ iria trazer graves repercussões ao Sport Lisboa e Benfica. Porque JJ está, quanto a mim, no top de melhores treinadores do mundo, e assim sendo, é difícil de substituir.
Caso o SLB fosse buscar Vítor Pereira, ficava assegurado q o SLB continuaria a ter um treinador de top mundial. Estaria por aí descansado e teria a garantia q iríamos continuar a lutar por títulos, e, mais importante, teríamos condições para começar uma renovação na equipa q nos permitisse continuar a sermos fortes no futuro.
Assumindo que Rui Vitória será o próximo treinador do Sport Lisboa e Benfica, será um passo atrás muito grande. Um passo que nos remeterá para 15 anos atrás. Com 6 titulares acima dos 30 anos, o grande baque não será na próxima época, pois acredito que o Benfica manterá todos os seus titulares à exceção de Nico Gaitan, mas sim quando estes trintões deixarem de ter a qualidade que têm hoje e tiverem que ser substituídos. Aí Rui Vitória não tem a qualidade que o Benfica teve no banco nos últimos 6 anos. Analisando os 4 momentos do jogo (deixemos de fora as bolas paradas), a grande perda dá-se maioritariamente em 2 grandes momentos - a transição defensiva e o ataque organizado. Apesar de Rui Vitória também ser inferior a JJ na defesa organizada, o facto é que o Benfica raramente é chamado a ter esse momento (foi-o nos jogos contra o FCP e em Alvalade) pelo que não será uma diferença que faça uma mossa assim tão grande.
Na transição defensiva JJ é provavelmente o melhor treinador do mundo. Não há nenhum treinador a nível mundial que consiga incutir os princípios que JJ transmite e q consiga ter tamanha eficácia a defender 2x2, 3x3, ou mesmo 2x3 ou 3x4. Para que se veja, aquele que para mim é o melhor treinador da história do futebol, Pep Guardiola, é inferior a JJ neste momento. O Bayern tem muitas dificuldades neste momento e esta foi a grande lacuna evidenciada por Vitor Pereira quando esteve com Pep. Pep anuiu.
No ataque organizado JJ é conhecido por aquilo que os adeptos chamam de "rolo compressor". Isto acontece porque JJ obriga a que em todo o momento o jogador com bola tenha n linhas de passe e decida bem. Se muita gente considera fácil e intuitiva a obrigatoriedade de dar linhas de passe, a realidade é q são poucas as equipas que o conseguem atingir. Quanto a decidir bem, parte muito do jogador, mas até isso acredito que se treina. E ter um gajo a berrar-te aos ouvidos cada vez que decides mal é uma das formas de atingir esse fim.

Este ano será pedido a Rui Vitória o tri. Creio que há eleições para o ano e por isso não consigo encaixar o que acho que se vai passar. Acho que se vão comprar zero jogadores com qualidade diferenciadora e vai-se apostar na prata da casa. Se assim for, obviamente que o tri passará a estar à distância de pelo menos mais 3 anos uma vez que se irá recomeçar a contar do zero. A equipa conseguiu alcançar o bi com muito mérito e ainda mais esforço. Este ano seria ainda mais difícil ser campeão pois as vantagens de passarem anos juntos são suplantadas pelo peso do aumento da idade dos 6. Sem manter o mesmo treinador e sem reforços de qualidade diferenciadora passará a ser uma tarefa hercúlea que nem o colinho dos adeptos conseguirá levar a cabo. Resta-nos pois esperar pelos reforços pois esse é o único caminho que poderá continuar a conduzir o Benfica ao sucesso. Desinvestir nesta altura era erro de amador e LFVieira é tudo menos amador.

A única coisa q é garantida no Benfica é que aconteça o que acontecer, os adeptos tentarão levar o clube ao colinho para o seu lugar de "E pluribus unum".

#Bicampeões

6 comentários:

  1. É um bom treinador,até pela sua autoridade, não é dos melhores do mundo.
    Cardoso e a sua indignação no final do jogo da taça de Portugal com o Guimarães, disse-lhe e demonstrou-lhe como era um profissional de futebol e o apego ao clube.

    Saudações Benfiquistas
    Tiago António

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que perde sobretudo na organização defensiva (onde é o melhor do mundo) e transição ofensiva.
    Na transição defensiva é inferior ao Vítor Pereira, ao Mourinho ou ao Jardim, só para citar portugueses.

    ResponderExcluir
  3. Tiago António,
    é a tua opinião. Para mim é um dos melhores do mundo.

    NSC,
    discordo, especialmente da transição defensiva (quanto muito VP equipara-se - Mourinho e Jardim jamais!). Transição ofensiva é o q o Rui Vitória faz há não sei quantos anos... e mais não sabe fazer...
    Não gosto da transição ofensiva de JJ...

    ResponderExcluir
  4. Confias assim tanta na capacidade de decisão do LFV?

    Eu adorava que ele trouxesse o VP, mas acho tão pouco provável...

    ResponderExcluir
  5. Penso que com Marco Silva ou Vitor Pereira (que ainda não renovou com o Olimpiakos) estaremos bem servidos. Penso também que apenas prata da casa não será suficiente. Rui Vitória tem virtudes mas não sem se tem mãos para um clube como o nosso. Vamos confiar em LFV. JJ não é Deus, deu-nos muitas alegrias mas também nos deu dissabores inexplicáveis, e acredito que continuaremos a ser ganhadores após a sua passagem. Com humildade e determinação iremos assistir a mais titulos e vamos ver senão vamos assistir à implosão dos nossos adversários. Não há almoços de borla.

    ResponderExcluir
  6. SAKANAGEM...ESTOU DE VOLTA...ihihihihihi.....

    sakanagem69.blogspot.com

    ResponderExcluir