segunda-feira, 8 de junho de 2015

A escolha "como se nada tivesse mudado", a "vingativa" e a "inteligente"

Tentando reduzir as escolhas que o Sport Lisboa e Benfica poderá fazer para o novo treinador, vêem-me à ideia 3 treinadores.
O primeiro, seria a escolha óbvia para implementar a estratégia definida pela direção logo em Outubro/Novembro e que passa pelo desinvestimento na verba para compra de jogadores e aposta nos jovens da formação. Rui Vitória seria um bom nome para implementar esta estratégia e até poderia ser bem sucedido. No entanto, a ida de JJ para Alvalade faz com que para mim esta seja uma solução curta. Tanto no investimento (que terá que ser maior) como no treinador, que terá que ter um nível de conhecimento maior do que o de Rui Vitória. O Sporting vai fazer o all-in este ano e contratará muitos jogadores que sejam "valores seguros". Perante isto, o assumir de Rui Vitória como o próximo treinador do Benfica seria uma opção que só faria sentido "se nada tivesse mudado" com a ida de JJ para Alvalade. Mas mudou...o capital angolano e da Guiné trouxeram ao Sporting um poder financeiro que não tinha até então e a contratação de JJ permitirá transformar potencial em valor efetivo.
A 2ª opção é a vingativa: Marco Silva. É a opção do coração e a que muitos benfiquistas ficariam contentes. Eu não. Roubam-nos um Ferrari e depois vamos gozar com os outros porque lhes roubámos um Renault... o homem é do Benfica; fez um bom trabalho no SCP; blablabla... tudo isso é absolutamente irrelevante pois tenho como factos que JJ é melhor do que Marco Silva e o SCP irá investir mais do que o SLB. Perante isto, a desvantagem seria dupla.
A 3ª opção é aquela a que eu chamo de inteligente. A opção ao estilo de Luís Filipe Vieira. Quando todos falam em Rui Vitória ou em Paulo Bento (cruzes canhoto!!), Vieira aparece com o treinador mais competente de todos e aquele que poderia na realidade lutar com JJ. Não só porque sabe o que é treinar um grande, como tem a competência para pôr a equipa a jogar aquilo que pode. Muitos benfiquistas iriam revoltar-se, mas isso também aconteceu quando LFVieira renovou com JJ após perder tudo. Era uma escolha 100% à Vieira, era uma escolha inteligente independente daquilo que os sócios querem, os interesses tentam ou os lobbies dizem... era a melhor escolha para o Sport Lisboa e Benfica. Falo obviamente de Vítor Pereira. O ex-treinador do FCP não devia ser contratado para espetar uma facada no FCP ou em JJ...devia ser contratado porque é, a par de JJ, o melhor treinador português da atualidade. Esta seria a única contratação que permitiria ao Benfica lutar na próxima época pelo tricampeonato.
Claro que quem vier será o meu treinador, mas confesso que me custará muito ver uma defesa sem estar incrivelmente super organizada, um ataque sem 5 ou 6 opções de passe e ao olhar lá para dentro ver todas aquelas coisas que aconteciam SEMPRE, nas vitórias e nas derrotas, terem desaparecido simplesmente porque há hoje 2 treinadores portugueses que estão taticamente a anos luz de todos os outros e estarão também a anos luz de distância do Estádio da Luz.
Resta-me a esperança de que Vieira dê mais um golpe de mestre como já deu muitos anteriormente, possa decidir pela sua cabeça e apostar na competência ao invés de simplesmente tentar a sua sorte... é que para o ano há eleições e sem ser com Vítor Pereira estaremos a lutar pelo 3º lugar e Vieira pela permanência...

12 comentários:

  1. mesmo...o problema é que o Vieira não é capaz de reconhecer a competencia tática de um treinador nem que passe 6 anos sentado ao lado de um.

    ResponderExcluir
  2. lol boa Mats, mas neste caso acho q Vieira reconhece mta competência a JJ...simplesmente financeiramente o SLB tinha a oportunidade para desinvestir e tentar rentabilizar o Seixal. Não esperava era q JJ fosse pra Alvalade... como vai, acho q devíamos repensar e redefinir a estratégia...

    ResponderExcluir
  3. Não acho que o Vítor Pereira seja assim tão competente tacticamente. Nem eu, nem metade dos clubes dos grandes campeonatos europeus. Se assim fosse, mal saiu do Porto teria ido para um desses campeonatos...

    Mais a mais, a forma como ele ganhou alguns dos campeonatos ao Benfica... não me esqueço dos seus abraços a Pedro Proença e outros tantos fait-divers...

    O pessoal é que parece já se ter esquecido.

    Mais, a forma como ele incendiou irresponsavelmente um derby grego levando a cancelar o jogo é de alguém que se não é parvo, parece!

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida uma boa resposta, nada de vinganças (MS) e nada de meio termo (RV) é sem duvida uma resposta à Benfica ... da mesmo forma que o JJ é profissional e foi para outras bandas, o VP seria profissional ... venha lá ele de onde vier.

    ResponderExcluir
  5. "Era uma escolha 100% à Vieira, era uma escolha inteligente independente daquilo que os sócios querem"

    Sim, porque o Vieira tem um jeitão para escolher treinadores. Só acertou num e, pelos vistos, nem percebeu.

    ResponderExcluir
  6. Desinvestir é um mito. Estamos muito à frente dos restantes clubes no que diz respeito à facturação (quotas, bilheteira, publicidade, patrocínios, prémios, e até receitas TV). Podemos sim, cortar nos desperdícios (jogadores com mercado e que por diferentes motivos não fazem a diferença). Isso dá espaço a quem vem da formação e é realmente bom.

    ResponderExcluir
  7. A minha ideia é que o Luís Filipe Vieira não é um bom presidente, e teve, em todos estes anos, uma única decisão altamente acertada, que foi contratar e manter o Jesus, mesmo após a época do 90+2. Em tudo o resto, mostra opções muito duvidosas, como a venda do Garay, o desmantelamento da equipa do Tri, aquele negócio do Roberto.

    Portanto, o Benfica não tem ainda uma boa estrutura de gestão desportiva, e conseguiu, apenas por sorte, acertar num treinador altamente competente que fez a diferença nestes últimos anos. E é triste que se tenha deixado apanhar pelo Sporting nesta história da mudança de treinador: em nenhum manual de gestão de recursos humanos se considera sequer a hipótese de reduzir para metade o salário de um funcionário altamente competente e que deu a ganhar milhões à empresa.

    Agora é com o LFV o próximo passo (e que me venham provar que estou espectacularmente errado, que não me importo nada) mas se for verdade a hipótese Paulo Bento... Bem... Vamos ser valentemente gozados e vamos merecer.

    ResponderExcluir
  8. O LFV não tem medo de eleições, e se tivesse no papel dele também não, porque não há concorrência à altura, mas principalmente porque o povinho é burro.
    A estratégia dele está definida, já meses antes do Benfica ter sido bicampeão. A estratégia é gastar menos no futebol, comprar menos, baixar salários (a venda no ano passado do Garay por aquele valor ridiculo prova isso, era um dos jogadores mais bem pagos), e vender mais, com a ajuda do J. Mendes, que consegue vender um Cancelo por 15M (não quero com isto dizer que o miudo não tenha qualidade, mas não tem experiência/qualidade para valer 15M).

    Por isso, acho que está mais que comprovado que virá o R. Vitória (a auferir um salário ridículo comparado com o JJ), a ter como principal papel desenvolver miúdos para vender, e os títulos, logo se vê...

    ResponderExcluir
  9. PP - há muito poucos a reconhecer competência a Vitor Pereira tal como há muito poucos a saber reconhecer competência (ponto). Daí continuarmos com Mancini's e Benitez's a treinarem equipas de topo. Vitor Pereira teve sorte em ganhar os 2 campeonatos, mas mesmo que não os ganhasse a sua competência era a mesma. Não é o ganhar títulos que te dá competência. A competência é que te aproxima de ganhar títulos. Depois há outros fatores que te fazem ganhar e que VP teve e JJ não teve nesses 2 anos. Mas o estar lá quando tens uma mega equipa e um mega treinador como adversários é garante que também tu tens uma excelente equipa e és competente.

    R20 - parece que vai a caminho do Fenerbahce :(

    O Soberbo - sim, o Vieira faz tudo errado por isso é q o Benfica está como está - futebol, modalidades, formação, é só escolheres...

    Quem - não é mito, é realidade e a estratégia passava por aí. Desinvestir à grande! Não seria apenas reduzir plantel, era continuar a vender o que desse e investir cada vez menos dinheiro e maior controlo de ordenados. Vamos a ver se a estratégia muda...

    Rui Pedro - é difícil discordar tanto de alguém, mas bem vindo a este blog onde todos queremos o mesmo apesar de opiniões divergentes. Acho que Garay foi vendido 1 ano depois daquilo que o SLB esperava (LFV o disse) e porque o ordenado era incomportável (agora não acredites nos valores que viste na imprensa porque senão vais enganado). A equipa do triplete não foi desmantelada, foram todos vendidos por valores impressionantes (esquece o Garay pois o valor não foi aquele) e o Benfica precisava de vender após o ano anterior não ter vendido ninguém.
    Quanto a estrutura, o Benfica tem atualmente a melhor estrutura de futebol profissional e de formação em Portugal. Não o tinha à mais de 30 anos...
    Quanto a reduzir o ordenado a JJ, a estratégia era de redução. Sou contra pois vejo em JJ a competência de poucos, no entanto compreendo a necessidade. Quanto à sua ida para Alvalade, sim, fomos apanhados na curva e completamente surpreendidos. Acho que ninguém esperava que viesse um Sobrinho qualquer injetar 100M€ no SCP... mas preocupemo-nos connosco.
    Quanto a Paulo Bento é o único ponto q concordo contigo: podia ser pior? Podia...mas teria q puxar muito pela cabeça para arranjar alguém pior...

    Tiago - não acredites no valor do Garay q viste nos jornais... quanto à estratégia, sim, seria essa (não sei se terá sido mudada). Quem me dera vender todos os Cancelos por 15M€!! O pior são os Bernardos que também vendemos por esse valor...
    Sim, deve vir o Rui Vitória e não será nada bom... "o povinho" como tu o chamas está a condenar LFVieira pela perda de JJ e caso este ano seja mau claro q haverá repercussões nas eleições. LFV cometeu um erro gigante e apesar de estar a tempo de emendar a mão, não me parece q o vá fazer. LFV sabe q sem títulos não haverá continuidade do presidente...

    ResponderExcluir
  10. Desinvestir não é vender por 25 e comprar por 3. Isso é rentabilizar. Nem tudo o que é comprado por 3 vale menos do que o que é vendido por 25. E o Benfica dos últimos anos é a prova disso. Isso é o que eu chamo de mito.
    Pode ser que o Vieira tire um coelho da cartola (VP ou Bielsa, por ex.).

    ResponderExcluir
  11. Quem - estou a pensar escrever um artigo precisamente sobre essa dicotomia desinvestir Vs rentabilizar. A questão é q é necessário alguém muito bom no banco + estrutura para conseguires rentabilizar...
    Reafirmo: o Benfica quer desinvestir.

    ResponderExcluir
  12. Absolutamente na mouche, este post!

    Venha o VP, se não for possível o Klopp.

    ResponderExcluir