quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bases do sucesso

7 titulares depois, o Benfica consegue fazer aquilo que muito poucos conseguiam prever, revalidar o título de Campeão Nacional!
Mérito total para toda a estrutura do futebol, mas acima de tudo para Jorge Jesus. Após perder 7 titulares mais umas quantas primeiras opções, o mestre da tática consegue reformular a equipa e alcançar o almejado bicampeonato!
Mérito para LFVieira e toda a sua equipa que conseguiu trazer a mística de volta ao Sport Lisboa e Benfica. Hoje todos os jogadores compreendem a grandeza do Benfica e mesmo quando saem continuam com o coração na Luz. Isto só é possível porque se consegue transmitir a grandeza do clube, porque se consegue colocar um qualquer argentino a amar o Benfica como qualquer português. Porque se faz sentir o sentido que o Benfica tem!
Levou alguns anos a reerguer o gigante adormecido e agora parece que tudo sempre foi fácil e que o gigante nunca esteve moribundo. Eu não me esqueço desses anos e sei que não será fácil continuar na senda de conquistas vitoriosas. Para isso, é necessário não querer dar um passo maior do que a perna, mas acima de tudo, é necessário conseguir identificar os pilares que foram a base das vitórias e garantir que eles continuam a existir.
Para mim, no que à equipa principal de futebol do SLB diz respeito, o pilar nº 1 é Jorge Jesus. A diferença para os outros treinadores é abismal, e só essa diferença de categoria é que permite pegar num Jardel e metê-lo a jogar quase como um Garay, pegar num Pizzi ou num Samaris e pô-los a encher o meio-campo...enfim... pode ser teimoso, não saber falar português e ter muitos outros defeitos, mas é, quanto a mim, um dos melhores treinadores do mundo.
Uma coisa é deixar JJ sair porque tem um projeto realmente interessante, outra é deixá-lo simplesmente sair porque sim, porque se entende que a estratégia passa pela aposta na formação e JJ não cabe nesta ideia. Totalmente errado.
Quando Jorge Jesus sair, o Benfica irá penar. E muito... imaginem que são um jogador de futebol e têm um treinador que vos ensina 20 coisas e todas elas se demonstram bastante valiosas. São campeões e depois ele vai embora e vem um treinador que insiste em ideias que foram ultrapassadas à mais de uma década e vão exatamente contra aquilo que o treinador campeão vos tinha ensinado... vocês sabem que o novo treinador está errado, fruto da vossa vivência, aprendizagem e constatação de que aquilo que vos havia sido ensinado era o correto.
Jorge Jesus, custe a quem custar, é efetivamente um mestre da tática e um dos melhores a nível mundial. Renovem-lhe o contrato e ponham-lhe como objetivo fazer o tetra (nunca alcançado pelo SLB em toda a sua história). Mantenham o ordenado e aumentem-lhe os prémios em caso de vitória do campeonato ou Liga Europa. Com Jorge Jesus, o Benfica irá com certeza continuar a crescer. Sem JJ, a incógnita será uma constante.
A diferença entre o sucesso e o insucesso é muitas vezes grande e outras vezes ténue. Os verdadeiros mestres são aqueles que fazem que a diferença seja ténue quando perdemos e grande quando ganhamos. Jorge Jesus é um verdadeiro mestre e neste momento o nosso ás de trunfo.

8 comentários:

  1. Eu confio em LFV. E tenho a certeza de que, se ainda não assinou, não tem nada a ver com as condições contratuais.
    Essas já devem estar acordadas há muito, apesar dos media tentarem, deseperadamente, arranjar discórdia entre JJ e LFV.
    O Jesus só ainda não assinou porque o Jorge Mendes lhe deve ter enchido a cabeça com a possibilidade de sair para um tubarão europeu. Tão simples quanto isso...
    Como dizia o outro: Keep Calm, trust the president, and love Benfica.

    ResponderExcluir
  2. JJ não assinou porque a direção não queria renovar (info do final de 2014). A estratégia passa pela aposta na formação e a direção entende q JJ não é o treinador ideal para implementar essa estratégia. Há quem diga que haverá um Frank qq q o substituirá...
    O q eu espero é q a direção tenha mudado de opinião e renove com JJ...

    ResponderExcluir
  3. Luís Filipe Vieira já disse em diversas ocasiões que o Jorge renova quando quiser. Ainda para mais com a conquista do bicampeonato, estimo que até um aumento de ordenado estará contemplado. As pessoas continuam a falar da formação, como se JJ tivesse alergia à dita cuja. O treinador apostará em jogadores da formação se vir neles qualidade e competência. Se ele não vir isso em ninguém, que continuem a ser vendidos 2 ou 3 por época a 15 milhões cada, que o treinador continuará a ganhar campeonatos, que é o que no fundo, interessa...

    ResponderExcluir
  4. Dr. Ghozé Pablito,
    O principal problema com a "aposta na formação" é que as pessoas não percebem o que é que isso significa. Jamais com a base de jogadores que temos (restrita ao território nacional) poderemos almejar ter uma equipa competitiva e de nível europeu apenas com a aposta na formação nacional. O Benfica tem apostado na formação sim, mas a um nível mundial. Markovic, Matic, Gaitan, Jonathan, André Gomes, Rodrigo e tantos outros têm sido reflexo da aposta na formação. Nacional e internacional. É assim que o Benfica terá que continuar a crescer. E não há nenhum treinador (que o SLB consiga contratar) que o consiga fazer melhor do que JJ.
    Pergunto-me quantos benfiquistas não festejaram o bicampeonato porque não temos muitos portugueses... é como diz o JJ: não quero saber se é preto, branco, chinês ou brasileiro, hindu ou judeu...para mim são todos jogadores...
    Reafirmo no entanto, que apesar de saber o q disse LFVieira, o Benfica não queria no final do ano passado (2014) renovar com JJ. Espero q tenham mudado de opinião...

    ResponderExcluir
  5. Bruno, isso que dizes sobre o LFV e o JJ é mentira.

    Vê o vídeo a partir dos 2.50. A entrevista é de 14 de Agosto de 2014.

    https://www.youtube.com/watch?v=lMxcIG9HzJU

    ResponderExcluir
  6. Espero bem estar enganado, mas a info vem de um treinador campeão que falou com um treinador ex-campeão :P
    Parece que na engenharia financeira do Benfica JJ e as suas ideias não cabem. Claro q espero estar enganado!! Já não faltará muito para sabermos :)

    ResponderExcluir
  7. Epá mas se o gajo disse aquilo, assim de peito aberto - será que foi de mentira? Seria uma irresponsabilidade, ok, não seria a primeira. Julgo que é uma estratégia arriscada e sem grande lógica. Também compreendo que, para o Jesus, não faria grande sentido renovar naquela altura. E claro que há a hipótese de ele sair mesmo e até ir parar a um rival directo. O Benfica não vai acabar depois da sua saída mas, nesta altura, seria um baque. Vamos ver.

    ResponderExcluir