quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rendimento desportivo

Relativamente às ideias defendidas no último post, acabei de ler um artigo de um grupo de investigadores que vem sustentar exatamente aquilo que defendo.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=541328

Uma maior densidade de jogos fazem-se sentir ao nível da fadiga cognitiva, ou seja, ao nível mental, manifestando-se em particular nos níveis de concentração.

Detesto ler um jogador (neste caso Lisandro Lopez) a dizer frases do género "Seria um erro se pensássemos já no jogo com o FC Porto". Das duas uma: ou lhe perguntaram sobre o jogo contra o Porto e ele teve que responder assim (aceitável); ou então fizeram-lhe uma pergunta geral e ele tocou neste assunto. Se for este o caso, então o jogo contra o FCP já está na cabeça de Licha. E ainda não devia estar...
Jogo difícil para o FCP este fim-de-semana e difícil será também para o Benfica fazer o 1º golo. A Académica melhorou muito defensivamente com a entrada de um novo treinador. Rolo compressor exige-se!
O Rio Ave - FCP tem um ponto positivo para o FCP (o Rio Ave teve um jogo a meio da semana onde lhes cortaram as esperanças de estarem na final do Jamor) e um negativo (FCP-Bayern na próxima semana pode levar os jogadores do FCP a tirarem a cabeça de Vila do Conde). Apenas a vantagem de 2 golos permitirá o FCP descansar. 0-1 no início do jogo, ao contrário do que seria de esperar poderá ser a pior coisa que poderá acontecer ao FCP pois poderá levar a esse relaxamento que será contraproducente.

3 comentários:

  1. ...sobre o jogo de ontem: será possível pressionar da mesma forma a última linha do Bayern na 2@mão?
    ...ou os últimos 20 minutos de jogo, com a linha defensiva colada à baliza, vai ser a referência para Munique?
    A verdade é que se marcarem primeiro matam animicamente os alemães....

    ResponderExcluir
  2. Desculpa mas não vi o jogo por isso não posso falar sobre isso. Os 3 golos do FCP resultam de erros individuais e quanto a isso nenhum treinador do mundo pode fazer nada. Se vai ser assim na 2ª mão ou não, não sei... sei é que a Académica neste momento já não estará presente na cabeça de muitos.

    ResponderExcluir
  3. Pisão.
    Mesmo com lesionados.
    Ficou o jogo de Domingo mais difícil para nós? Por excesso de confiança? Ou isto é uma contradição?

    ResponderExcluir