sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Bernardo Silva

Cada cabeça sua sentença. Perante esta premissa que deriva da liberdade de expressão, escrevo este texto para mostrar a minha discordância a 100% com a venda do Bernardo Silva (BS).
Se em vendas anteriores concordei quase sempre com o que foi feito, quanto a Bernardo custa-me concordar. Porque BS poderia e deveria ser o pilar da próxima década do Sport Lisboa e Benfica.
BS é o protótipo do jogador moderno: com uma técnica fora-de-série mas acima de tudo, com um cérebro dentro da cabeça. Cada movimentação que tem sem bola faz sentido. Cada toque que dá na bola é seguido de uma grande decisão e a maior parte das vezes de uma excelente ação. Para quem não conhece Bernardo Silva ou pouco o viu jogar, diria que é um misto do poder de decisão de Jonas e da leitura de jogo de Óliver. Sim, para mim, BS poderá ser dos melhores jogadores do mundo.

Dentro em breve será titular da Seleção Nacional e infelizmente nunca o será no meu Benfica. Perdão, nunca o será no nosso Benfica. Porque se há jogador que reconheço tanto benfiquismo quanto o meu é a Bernardo Silva. BS é daqueles que é louco da cabeça! É daqueles que como um certo maestro foi capaz de dizer "Faço o que for melhor para o Benfica!". É daqueles que acho que com um bom ordenado (obviamente!) era capaz de ficar para sempre no Benfica! Fosse assediado por quem fosse... Bernardo é um dos nossos e tem tudo para ser um dos melhores! Infelizmente não será dos "nossos" melhores...

Para quem acha que Bernardo Silva não encaixa no esquema tático de JJ permitam-me um desafio. Não pensem nele como um 8, mas pensem nele como um 9,5. Um jogador que come a relva quando está em pressão alta mas depois preocupa-se em abrir linhas de passe quando está sem bola e entre-linhas é capaz de semear o pânico na defensiva contrária. Com uma técnica e visão de jogo superior, nessa posição, BS valeria muitos milhões em pouco tempo. Ah, e muitos golos, assistências e títulos se ficasse pois claro...

Neste momento, Bernardo Silva seria titular neste Benfica. Gosto bastante do Talisca, têm os 2 a mesma idade, mas BS tem uma tomada de decisão infinitamente superior ao brasileiro. Se o Benfica tem estado a jogar bem, imaginar uma equipa com Bernardo, Jonas e Gaitan seria uma loucura. Génios a decidirem em prol uns dos outros...Ai Jesus!!! Até o Sálvio aprendia a pensar!!

Caro Bernardo, se tiveres a oportunidade de ler estas palavras, por favor, acaba o contrato que tens e volta para casa! Cá te esperamos pois é aqui que tu sabes que atingirás o pico da felicidade! Fico a aguardar por aquele será dos melhores jogadores do mundo, mas acima de tudo, fico a aguardar por aquele que já é dos melhores adeptos do mundo e será sempre do maior clube do mundo!



4 comentários:


  1. Há aqui um problema de lógica no teu raciocínio: o Bernardo Silva, na tua opinião, é um dos candidatos a melhor do mundo nos próximos anos (epá, até pode ser, mas será a maior surpresa da minha vida) então e sendo assim como é que poderia ser "o pilar da próxima década do Sport Lisboa e Benfica"?

    Vives em que mundo, Bruno? A ser como dizes, e a mim parece-me claramente exagerado, o Bernardo Silva jogaria dez meses no Benfica-principal e não mais do que isso. Ele próprio quereria bazar, mesmo que não o dissesse abertamente. Porque o Real, o Chelsea, o City, o Barça, o Bayern ou quem seja vinham buscá-lo por uma orelha, se fosse preciso.

    Por outro lado, o Bernardo é, em primeiro lugar, um jogador profissional de futebol. E depois é que vêm todas as outras considerações... Essa conversa do benfiquismo dele, que me parece ser sincero, não deve ser para aqui chamada. O Bernardo Silva pode até vir, um dia, a jogar no FCP, no Sporting ou mesmo na Sanjoanense ou no Vitória de Setúbal. É a vida! É normal! Quem me dera que o Oliver se chateie com o Pinto da Costa a comer um cozido e que para o ano esteja no Benfica.

    Portanto, nem o Benfica deve tomar decisões de gestão com base em que clube o fulano x ou y torce, nem o Bernardo (ou outro qualquer) toma decisões consoante a cor da camisola.

    Se eu gostaria que fosse diferente? Se calhar. Mas não é. A realidade não é como tu a descreves. Neste sentido, e não sabendo exactamente o que valerá o Bernardo no futuro (pode valer muito mais, acredito que sim, mas também pode não valer uma beata - não estamos a falar do Messi), considero ser uma venda inevitável. Seja o Bernardo ou outro qualquer da idade dele, tendo em conta também que o Benfica precisa de vender para manter uma equipa e uma estrutura competitiva.

    Dito isto, aprecio bastante o futebol do Bernardo e acho que ele tinha boas hipóteses de ser um jogador importante na equipa do Benfica, ainda que dificilmente fosse titular este ano. Concordo que o Bernardo é um 9,5 ou mesmo um jogador de corredor, ainda que nestas funções não tenha o perfil desejado pelo treinador do Benfica.

    Julgo que o JJ deveria ter dado minutos ao Bernardo já desde o ano passado. No entanto, tenho de ser correcto e dar o benefício da dúvida: o JJ é um treinador intratável a escolher jogadores e a potenciar as suas virtudes. E, até agora, salvo um ou outro caso - com o Emerson Conceição à cabeça - as decisões dele têm se revelado acertadíssimas.

    ResponderExcluir
  2. Edson,
    Não há nenhum erro de lógica no raciocínio. Pode haver um erro de julgamento, mas de lógica não há nenhum. Eu acredito que o BS se continuasse no SLB, por muito assédio q pudesse sofrer, se o SLB quisesse, continuaria sempre lá. Ainda há jogadores que têm amor à camisola. Poucos, mas há. Não acreditas nisto, eu acredito.
    Quanto ao achares que ele dificilmente era titular, achas que BS é pior do que Talisca? O que é que Talisca acrescenta como 9,5 que Bernardo não tenha? Passada larga e remate ou há algo mais? E o que BS acrescentaria...? Que diferença...
    Quanto a JJ, ainda hoje tenho a dúvida de que é que JJ viu q faltava a BS para ele poder jogar. Sei q o aconselhou a ficar este ano mas o pai "obrigou-o" a sair para jogar mais. A sério que não percebo o que se passou, cheira-me a negócio de esturro que embacia a vertente desportiva...

    ResponderExcluir
  3. Este jogador tem um potencial estúpido e nós vendemo-lo sem lhe dar 15 ou 20 jogos como titular ou suplente utilizado... dar-lhe 1000 minutos carafes... abrenuncio...porra...

    ResponderExcluir