quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SLBenfica - SportingCP: a análise do derby

Penso que será fácil concluir que o resultado do jogo peca tremendamente por escasso tal a superioridade do SLBenfica sobre o SportingCP. Ao contrário do que muita gente defende, coloco mais realce no mérito do Benfica do que no péssimo jogo que o Sporting fez. O Sporting fez efetivamente um jogo muito fraco mas devido à excelente forma como o Benfica jogou. Tal como tinha previsto, o Sporting chegou à Luz não para jogar ao ataque, mas acima de tudo para saltar a pressão da linha de meio-campo do Benfica, daí ter jogado com um ponta-de-lança com uma estatura mais elevada. Inteligentemente, JJesus colocou a pressão logo na 1ª linha. Creio que em todos os pontapés de baliza do Sporting na 1ª parte Rui Patrício foi obrigado a bater a bola para a frente, pois nunca conseguiu sair a jogar desde trás. O objetivo passaria por colocar a bola nos centrais e aí, então sim, tentar colocar a bola lá na frente, quando os médios do Benfica subissem as linhas para começar a fazer pressão. Trocou as voltas a Jardim, JJesus, quando obrigou a equipa a fazer uma pressão tão alta quanto possível. Defensivamente a bola era rapidamente recuperada por Fejsa, Luisão ou Enzo que saíam a jogar rapidamente com Gaitan, Markovic, Rodrigo ou Lima. Ofensivamente o Sporting, durante todo o jogo, foi muito próximo de zero. Apenas não foi zero porque há sempre um pontapé pra frente, um livre que surge e que permite despejar a bola na área ou um lançamento de linha lateral que permite a equipa subir. Lance de perigo houve 0,1: aquele em que o Heldon passa pelo meio de 2 jogadores do Benfica e consegue (imagine-se!!) entrar na zona lateral da área do Benfica; aí opta pelo remate que obviamente não levou perigo. Na análise antes do jogo havia dito:
"Quanto ao Benfica, caso jogue como o fez contra o Porto na Luz, terá bastantes hipóteses de sair com os 3 pontos do Estádio da Luz. Caso Rodrigo e Lima façam a pressão adequada, com o apoio de Gaitan e Markovic, será muito difícil para o Sporting conseguir fazer o jogo direto que de certo procura." - e foi exatamente isto que aconteceu. Nunca pensei foi que conseguisse ser tão bem feita.
Ofensivamente o Benfica foi Benfica. Génio, imprevisibilidade, a fazer o Sporting correr de um lado para o outro só a cheirar a bola, toques de calcanhar, rapidez, lucidez...enfim, uma panóplia de ótimas decisões com bola. Não é normal uma equipa ter tantos jogadores a decidir tantas vezes tão bem com bola. Este é sem dúvida um dos critérios que aproximará uma equipa do sucesso e é por isso que continuo a defender que o Benfica se encontra num patamar de qualidade que o Sporting nem por sombras conseguirá chegar (com estes jogadores pelo menos...) e que o Porto neste momento também já não se encontra: perder James, Moutinho e Lucho e entrarem Josué, Licá, Quaresma, Herrera, etc....é diminuir em muito a qualidade do critério em posse e, é esse que faz toda a diferença.
Colocar génios com bola deveria ser uma obrigatoriedade no futebol. Finalmente este ano(!) JJesus percebeu que os seus maiores trunfos, os extremos, não deveriam apenas dar profundidade à equipa, mas também aparecer nas zonas centrais de construção, permitindo que estes aparecessem em zonas centrais e entre-linhas com bola, permitindo a criação de jogadas muito mais perigosas através da combinação destes com os avançados e os médios centro. Depois, é o génio e a qualidade da tomada de decisão que fazem (ainda mais) diferença. Aqui, há um elemento que revela uma inteligência muito acima da média. Enzo Ferrari Pérez. Sabe quando virar jogo (quando tem bola quantas vezes o vemos a rodopiar sobre si mesmo até enganar o adversário e decidir para que lado quer fazer seguir o jogo), quando temporizar, quando progredir com bola para soltar no colega que entretanto se solta pelo seu marcador direto ter saído a Enzo (ou se não sai ninguém, toma "lã" vai buscar), sabe muito, muito, muito... acima de tudo, sabe o que o jogo lhe exige taticamente a cada momento, mas acima de tudo, sabe o que cada jogada lhe exige que faça. Enzo Ferrari Pérez e Nemanja Super Matic foram uma dupla para a qual o Benfica demorará muitos anos a encontrar outra igual. Só espero que nenhum treinador lá fora perceba a qualidade de Enzo, já que a de Matic já foi descoberta.
Tal como já tinha dito, o Sport Lisboa e Benfica apenas não será campeão este ano se não o quiser. Este ano não é comparável aos anteriores e, mesmo sem Matic, a diferença em termos individuais é demasiado grande. Se a isto juntarmos um grande orientador tático, nada mais será admissível que não o sucesso. E apesar disto ter ficado evidente no jogo de ontem, já havia ficado evidente para mim à algum tempo atrás. Quando uma equipa a jogar bastante mal, se encontra empatada em 1º lugar com duas outras equipas, uma a jogar "super bem" e outra a jogar "muito melhor do que o Benfica", então é bom que comecem a rezar para que o Benfica não jogue o que sabe, pois se isso acontecer, vai haver mossa. Cá estaremos para ver se a mossa se realiza e, um bom ponto de partida, é já o próximo jogo em Paços de Ferreira (quem viu o Paços de Costinha e agora vê o Paços de Henrique Calisto é como da água pro vinho...). É que tal como já escrevi, é contra os "menos bons" que o Benfica traz a sua face "menos boa" ao de cima. Saiba JJesus controlar esta nuance através da permanente concentração e motivação dos jogadores e será uma época para nunca mais esquecer, caso contrário, será apenas e só mais uma época cheia de ar, onde se é a melhor equipa, se joga o melhor futebol e no final, títulos só de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário