quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bayer - Benfica

Ora aqui temos uma eliminatória muitíssimo difícil. O jogo hoje ao final da tarde será tremendamente difícil e só uma equipa com grande querer, raça e ambição será capaz de trazer para a Catedral um resultado que nos permita discutir a eliminatória. Não penso que devamos equacionar sequer pensar no campeonato, temos este jogo importantíssimo para discutir. O campeonato vem a seguir!
Eu jogava com:
Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Melga; Matic, Enzo, Sálvio, Ola John e Gaitan; Lima.

André Almeida em vez de Maxi pois Maxi está em péssima forma, super desconcentrado nas tarefas defensivas, inconsequente nas ofensivas e, neste jogo em particular, necessitamos de um defesa direito, mais do que um lateral direito. Imaginando o Benfica a perder a bola numa 1ª fase de construção (como penso que muitas iremos perder), Maxi será capaz de abrir um buraco negro na defesa do Benfica que o Bayer de certeza não desperdiçará... hoje Maxi não pode mesmo jogar!
Lima em vez de Cardozo pela velocidade do 1º, que poderá ir de encontro ao ponto fraco do Bayer - a sua defesa, em particular, a velocidade.
Gaitan no meio em vez de dois avançados para podermos ganhar o controlo a meio-campo e termos a magia de um génio em part-time que adora tudo o que seja montra e que poderá fazer mexer o jogo através dos seus passes ao 1º toque ou arrancadas tirando o adversário do caminho.
Tudo o resto é a base do melhor 11.

Perante o facto de se tratar de um jogo fora, pensar-se-ia à partida que o Benfica teria que estar, acima de tudo, muito bem sem bola. Pois bem, o Bayer pelo que li e consegui ver, é uma equipa muito mais perigosa sem bola do que com bola. O segredo para o sucesso do SLBenfica estará na capacidade dos médios do Benfica não perderem a posse de bola quando estamos a partir para o ataque. A pressão não será alta, existindo sim, uma pressão muitíssimo forte na zona do meio-campo (2ªlinha), não permitindo aos médios do Benfica enquadrar com a baliza (André Gomes seria péssimo para este jogo!!!). O Benfica terá que saber jogar a 1,2 toques, pois só desta maneira será não só capaz de criar desequilíbrios, como também de evitar que o Bayer ganhe a posse de bola e lance os seus mortíferos contra-ataques. Esta é, quanto a mim, a maior arma do Bayer e que o Benfica terá que saber contrariar a todo o custo. Em momentos defensivos, a chave passará por Luisão: a sua capacidade de decisão de mandar a defesa subir ou baixar será vital para que os passes de Schurrle não entrem nos movimentos de ruptura dos 2 avançados. Se Matic não deixar o "10" enquadrar, tudo ficará mais fácil. Não deixar o adversário enquadrar é uma das grandes virtudes desta equipa (Bayer). Não os deixarmos enquadrar poderá ser uma grande arma nossa, pois a criatividade é coisa que não abunda pelas terras germânicas. Artur poderá também ter um papel muito importante na intercepção de passes para as costas da defesa do Benfica. Muito cuidado (Matic e Enzo!) com as 2ªs vagas de ataque da equipa alemã: jogadores à entrada da área é o que não faltarão. Nas bolas paradas: são alemães...muito perigosos neste tipo de lances. Defensivamente marcam ao homem...oh JJ, ensina-lhe os bloqueios ;)
Caso o Benfica se consiga colocar em vantagem, a tarefa será muito mais facilitada, pois o Bayer não possui muita criatividade em momentos de ataque continuado e expõe-se demasiado, fazendo com que a sua equipa suba com demasiados jogadores (em que equipa portuguesa que também equipa de vermelho e que também joga hoje é que eu já vi isto...); aí poderemos explorar o contra-ataque, e ir ampliando o marcador, ou pelo menos, fazer o Bayer tremer um pouco mais. Caso soframos um golo primeiro, muito cuidado, pois duvido que caso não marquemos rapidamente, iremos acabar por sofrer mais e mais...

Parece-me que o sucesso estará acima de tudo no conhecimento que JJesus terá do Bayer, pois não se trata de uma equipa que "invente" jogadas de golo. Todas as suas jogadas são estudadas, mecanizadas e de uma eficácia tremenda. Treino e mecanização em oposição à tradicional criatividade atacante que JJesus coloca nas suas equipas. Não se esperem grandes golos per si, espere-se bons golos provenientes de grandes jogadas. Vitalíssimo vir para a Luz em vantagem na eliminatória. No mínimo, um empate com golos é obrigatório, menos do que isso será expormo-nos demasiado à melhor arma do Bayer: a recuperação de bola no meio-campo e lançamento de rápido contra-ataque.

Força Benfica, vence por nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário