segunda-feira, 27 de agosto de 2012

V.Setubal - SLBenfica: reafirmando a descrença

O jogo de ontem reafirmou a minha descrença na mudança de atitude por parte de JJesus e no que se pede que a equipa do SLBenfica seja capaz de fazer.
Ganhar 5-0 ao Setubal no Bonfim é um ótimo resultado, e, com ou sem expulsão, acredito que o resultado não teria sido muito diferente.
Mas o problema "deste" Benfica e de JJesus não é, nem nunca foi, jogar contra as equipas pequenas. Contra estas, JJesus é o mestre da tática e com a panóplia de jogadores que tem à disposição, brilha! O problema sempre foi e continua a ser (o que me deixa muitíssimo preocupado) o jogar contra equipas grandes - videm jogo contra o SCBraga. JJesus continua a ser incapaz de analisar o que se passa, e apesar de, tal como ele disse, ser ele quem está nos treinos, a verdade é que é impossível haver uma análise. Como se justifica o facto de jogar em 4-2-3-1 a pré-época toda e no 1º jogo oficial da época jogar em 4-4-2? Posso não estar nos treinos mas há coisas que me custa a ver a lógica...
Aceito perfeitamente o jogar com 2 avançados. Não o consigo aceitar nunca quando isso nunca correu bem quando jogámos contra equipas mais fortes pois o desequilibrio que ocorre no meio-campo é por demais evidente, fazendo com que a equipa não consiga levar jogo a esses dois avançados.
Qual o problema de jogar com 3 jogadores no meio campo? Perante um adversário com um meio-campo fortíssimo, como o SCBraga, JJesus deve reforçar o meio-campo e trabalhar nas transições defensivas para que nunca possa ocorrer um desequilibrio da equipa - como aliás acontece sempre contra equipas mais fortes...
Não sei se JJesus já terá pensado num 4-3-3, essa tática tão básica e que tantos frutos tem dado a tantas equipas espalhadas por esse mundo fora, mas se já pensou, não percebo porque é que ainda não o implementou contra equipas mais fortes...
O problema tem sido sempre o mesmo, ganhar os jogos decisivos contra equipas mais fortes. Este ano, e até ver, o problema mantém-se pois JJesus continua teimoso. Se quer jogar com Melgarejo, que jogue! Mas não contra o SCBraga...devemos ter um lateral que "cumpra" o papel defensivamente, mesmo prejudicando o jogo da equipa em termos ofensivos e, por muito que eu gostasse, Melgarejo ainda não o faz. Carlos Martins foi simplesmente o melhor jogador do SLBenfica na pré-época, marcando e assistindo como ninguém. O que é que poderia ter feito mais para assegurar um lugar no 11? Acho que nada pois, fizesse o que fizesse, começaria sempre no banco. Eu se fosse Carlos Martins teria mandado JJesus para um certo sítio e pedido para sair: quando não são os resultados que produzimos que servem para nos avaliar e definir o nosso futuro, e, à partida o nosso destino está limitado, está na hora de procurar outro desafio.
JJesus continua a ser um péssimo condutor de homens e para quem disse que aprendeu com os erros, não se nota. Caso contrário, teria ganho ao SCBraga ou pelo menos jogado com uma tática e com jogadores que fizesse sentido (não para os adeptos, mas sentido para ele próprio e coerente com o que tinha feito até aí!).

Contra o Nacional lá estarei a apoiar, e acredito perfeitamente que ganhemos o jogo com mais uma grande exibição. JJesus é um grande treinador e põe a equipa a jogar futebol muito atrativo. Pena ter dois defeitos enormes e que o separam de uma carreira grandiosa: não admite os erros que comete, insistindo estupidamente em opções ineficazes (jogadores e tática kamikaze...) e, tal como já disse, é um péssimo condutor de homens com os quais não conta. Melhorasse estes dois aspetos e teríamos um JJesus a ganhar 2 campeonatos a cada 3 anos, no mínimo! Assim...ganhou um e vamos a ver o que se vai passar este ano...


A 5 dias do término do mercado faltam sair Gaitan e Saviola (desculpa Conejo, gosto muito de ti e se calhar é por isso que gostava que fosses embora...). Se forem outros a abandonar o barco, vamos ter problemas. Vamos ter muitos problemas...



4 comentários:

  1. Uma análise sobre o treinador JJ com a qual concordo quase na totalidade. Pode perceber muito de táctica mas quando joga contra os grandes a táctica dele vai sempre ou quase sempre por água abaixo.
    No que diz respeito à utilização e motivação de recursos humanos, considero-o um autentico desastre.
    Dito isto, agora podem acusar-me de não ser Benfiquista. Eu sei o que sou e é isso que interessa e estou-me nas tintas (para não usar uma célebre frase de Manuel Vilarinho) para quem pense que sou o que não sou.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Benfiquistas..
    É um gosto ter vindo a esta página, lool....
    Saudações benfiquistas para todos o membros deste blogue..

    ResponderExcluir
  3. Caro Atlas,
    Ser ou não ser benfiquista não tem a ver com acharmos que as opções são as corretas ou as erradas. Isso é a opinião individual de cada um (que vai mudando ao longo do tempo, muitas vezes concordamos, outras discordamos). Enquanto que o ser benfiquista não muda nunca. É-se-o e pronto!

    Cara Cidália,
    Bem-vinda ao blog, espero que passe por aqui mais vezes! Acima de tudo e sempre, o Benfica!

    Cumprimentos a todos!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, estamos a começar, eu tenho sempre fé, não a tinha quando tive equipas e treinadores que nunca me conseguiram fazer gostar d ver o Benfica jogar. JJ, de facto, tem teimosias dificeis de entender, mas falo só por mi, devolveu-me a ilusão e o gosto de voltar a ver o Benfica jogar e JJ no Porto, ganharia campeonatos a fio que no Benfica não consegue por razões óbvias. Espero que dentro de poucos anos, não estejamos todos a lamentar a sua ida para o Porto.

    ResponderExcluir