sexta-feira, 6 de julho de 2012

1º Jogo do Campeonato Nacional: Setubal-Benfica

E lá vamos nós começar o Campeonato Nacional com uma deslocação a Setúbal. Obviamente que isto acontecerá na 2ª Jornada que é quando começa o Campeonato para o SLBenfica. Há já muitos anos que o Campeonato para o SLBenfica começa na 2ª Jornada e após estarmos a ganhar por 2-0 e acabarmos por empatar a 2 em Barcelos no ano passado, que fiz a promessa a mim mesmo de passar a considerar o início do Campeonato apenas à 2ª Jornada. Por essa razão, aqui estou eu a cumprir a minha promessa do ano passado.
Obviamente que o meu coração espera, especialmente por se tratar de um jogo grande, que o SLBenfica possa começar a encarar o início do campeonato logo na 1ª Jornada. Seria um grande passo para estarmos mais próximos de atingirmos o 33º. Tenho as minhas dúvidas, mas adoraria e espero q tal aconteça. Do fundo do meu coração encarnado!
Há quem considere que o sorteio foi viciado, o que para mim vai diretamente para o lote de conspirações ridículas. Quando temos que jogar contra todos, em casa e fora, e o principal fator de sorte é decidido na altura (forma do adversário, lesões e castigos), antever tudo isso seria de génio (ou de bruxo...)! Maior que a descoberta do busão!
Acho que já chega de arranjar desculpas, e tal como num combate de vale-tudo em que só há uma regra, a única regra para o SLBenfica este ano é a de "ganhar o próximo jogo". Estou-me a cagar se o árbitro roubou 50 penalties e anulou 30 golos...o último ano em que fomos campeões também aconteceram vicissitudes do género e a verdade é que o conseguimos ser mesmo assim.
Gestão do risco. Existirá este conceito no SLBenfica? Se existe, não está a funcionar corretamente e senão existe, devia existir. Uma situação básica: se estão a antever que o Pedro Proença vai apitar o FCP-SLB, ou se estão com receio, digam à Comunicação Social que o Pedro Proença vai ser nomeado para esse jogo. Que o sabem à 50 dias! Não me interessa como, interessa apenas que se consigam mitigar os riscos existentes. Que digam no final da 1ª Jornada para entregarem as faixas de campeão à equipa do Norte caso sejamos prejudicados na 1ª jornada e eles beneficiados...agora, não esperem pelo final para se queixarem. Eu se fizer isso no meu emprego, provavelmente vou para o olho da rua... antevejam, informem-se e façam algo antes das coisas acontecerem ou do campeonato acabar.

Um último ponto relativo aos valores do Red Pass...150€????? 10€ por jogo com a obrigatoriedade de pagar todos?????????? E depois durante o ano vão estar a dar borlas e promoções??? Em tempos de crise aumenta-se o preço desta forma?? OMG...estão mesmo a testar o meu limite...
Em vez de baixarem os preços dos cativos para 75€ para garantir que o Estádio tinha 60000 espetadores em todos os jogos e se conseguia levar a equipa ao título, não...opta-se por ter ao dobro do preço, ter 20000 cativos (se tantos!) e esperar que a época corra bem e a equipa puxe pelos adeptos em vez de ser ao contrário... há realmente pessoas muito competentes por detrás destas medidas...

3 comentários:

  1. Epá Bruno, que pessimismo. Epá eu sei que a 1ª jornada não nos tem trazido boas recordações, mas algum dia haveremos de ganhar e a obrigação de o fazer na recepção ao Braga é uma realidade e certamente somaremos aí 3 merecidos pontos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jotas,
    Quando vejo o Presidente dizer que vai ser humilde seguido da frase "temos um plantel q faz inveja a qq clube da Europa", os adeptos do SLBenfica a discutirem a manipulação do sorteio do campeonato, a gozarem com o SCP porque não sei quê, e outras q tais, sinceramente acho q continuamos na mesma...
    Não há ninguém que se preocupe em vender quem tem que ser vendido, que compre quem precisa ser comprado, que defina políticas internas claras, que chute os bufos para fora do clube, que perceba que é com o Estádio cheio que o SLBenfica aumenta as suas hipóteses de ter sucesso...
    Chama-se ao que eu fiz "gestão de expetativas". É para cumprir a promessa do ano passado. E se nada acontecer de estranho, lá estarei no Estádio a apoiar a equipa contra o Braga como sempre... custa-me é ver que com pequenas medidas o SLBenfica poderia melhorar muito e isso não é feito...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Já te adicionei lá no blogue.
    Quanto ao teu post vou discordar dos sorteios não serem manipulados. Até porque fiz um post exactamente sobre isso=) É verdade que temos de jogar com todos, mas penso que também é verdade que uma equipa jogando contra um grande tem mais probabilidades de sofrer castigos e a equipa seguinte beneficia com isso. Tenho lá umas tabelas das ultimas 5 épocas com os jogos em que os grandes defrontaram equipas que na jornada anterior defrontaram outro grande e o número de vezes que isso acontece com o Porto é absurdo. Comparando com o Benfica é mesmo ridiculo. Eu sinceramente não sou de acreditar em coincidências, ainda para mais tantos anos seguidos.

    Quanto ao primeiro jogo da jornada vai ser muito dificil. O ambiente pesado que se sente à volta do presidente e do treinador vão pesar nesse jogo. O árbitro que for para esse jogo (para mim será Jorge Sousa, Artur Soares Dias ou João Capela porque não quero acreditar que vão já lançar o Proença. Devem-no guardar para os clássicos) sabe que tem uma margem muito grande para prejudicar o Benfica. Se perdermos pontos o mundo vai cair sobre o Jesus e sobre Vieira e vai-se rapidamente esquecer os possíveis erros dos árbitros. Para além disso já é um hábito nas primeiras não conseguirmos vencer.

    Boa continuação aqui com o estabelecimento. Vou ficar atento=)

    ResponderExcluir