quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Derrota em Guimarães e outros

Há uns meses atrás, escrevi que seria muito importante o SLBenfica ganhar os jogos todos até Guimarães. E não disse até ao jogo com o FCPorto pois este jogo em Guimarães seria muito difícil. Sinceramente, pela forma e jogo que a equipa tem demonstrado, esperava uma vitória. Pelo 11 inicial, já torci mais o nariz. Forçar o partir do jogo em 2 (5 a defender e 5 a atacar) poderá não ser a melhor maneira do SLBenfica ganhar ao Vitória. Este estilo de jogo, quanto a mim, dá azo a que a equipa com os melhores jogadores ganhe provavelmente o jogo, mas podendo facilmente tal não acontecer, bastando para isso que a outra equipa jogue num 7x3, 8x2 ou 9x1, conseguindo transformar qualquer deles num 6x4, 5x5 ou mesmo 4x6 nas transições ofensivas. Jogue com meio campo portanto! O que se passou em Guimarães foi que o Vitória teve meio campo e o Benfica não. O Vitória jogou compacto, ganhou com mérito e teve também a sorte do jogo pois claro.
Para o meu Benfica, como perdeu neste momento não interessa. Interessa saber o porquê. Quanto a mim, JJesus voltou à tática do ano passado, onde a ausência de um médio equilibrador coloca a equipa ainda mais exposta ao risco. Uma coisa é fazê-lo na Luz, como já o fez, outra é fazê-lo em Guimarães. Ainda por cima num Guimarães sem Nuno Assis, que abdica da criatividade e talento para colocar em campo a tática e o rigor. Podia ter corrido bem? Claro que podia...as probabilidades é que diminuiram com os onzes que entraram em campo...

No final da época, a meu ver, a derrota em Guimarães terá apenas o sabor amargo de não permitir que o SLBenfica se sagre Campeão Nacional sem derrotas. O que já sendo muito, é apenas um dado estatístico. O troféu não virá com mais pó por termos perdido um jogo, nem deixará de ser o 33º. E isso é o que interessa.

Para tal acontecer, há que ganhar o jogo em Coimbra e pelo menos empatar na Luz. Se acho que esta deve ser a exigência de JJesus? Nem pensar...creio que isto deverá estar no seu inconsciente, mas exigir ainda mais à equipa. Trata-se basicamente de numa conversa aberta e franca, perguntar-lhes até onde é que querem ir na Champions. Caso queiram ir mais longe, uma vitória frente ao FCP na Luz fará elevar o moral dos adeptos encarnados, permitindo melhores lotações no estádio da Luz. Para além disso permitirá uma gestão mais precavida do esforço dos jogadores, podendo JJesus proceder a uma rotatividade no plantel que coloque o foco na Champions. Claro que quando falo de fazer boa figura na Champions é passar o Zenit e ver até onde é que podemos ir. Passo a passo. Mas também para isso, é fundamental vencer o FCPorto na Luz. E aí é que poderá estar o busílis de uma época. Uma vitória contra o FCPorto encaminhará a equipa e os adeptos para as conquistas de 2010. Um empate ou derrota poderá trazer de volta os fantasmas de 2011. Para que isso não aconteça, é ganhar em Coimbra e na Luz os próximos 2 jogos contra o FCP e o Zenit. Dessa forma os fantasmas estarão bem longe da Catedral e tenho a certeza que teremos um final de ano muito alegre para as nossas cores.

PS: Só espero que o Luisão não faça falta em Coimbra e JJesus não coloque a equipa a jogar em 5x5. Aí seria mau demais, seria o início de uma guerra aberta com grande parte dos adeptos, pois seria a sua casmurrice em níveis astronómicos frente aos adeptos que ainda não esqueceram o ano passado. Mesmo que ganhe o jogo!

Prognósticos:
Vitória em Coimbra
Empate na Luz contra o FCP (0-0 ou 1-1)
Vitória frente ao Zenit (passando a eliminatória)
-> Estes resultados permitirão a conquista do título nacional, mas gostaria de ganhar ao FCP na Luz para exorcizar os fantasmas que já falei anteriormente. Alguém se atreve a fazer prognósticos?

3 comentários:

  1. Interiorizar um empate com os corruptos é caminho andado para a derrota.
    Foi assim que perdemos a época passada e é norma no futebol.
    É daqueles jogos onde se vê o coração duma equipa.
    Claro que é necessário que as "pedras" estejam bem distribuidas!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, depois de Guimarães... veio a Académica. E não é só o Xistra, aquele penalty sonegado ao Aimar é de bradar aos céus.

    Sou daqueles que apoio que devíamos investir mais na arbitragem e ponto final, lamento dizer isso.

    ResponderExcluir
  3. lawrence,
    Nunca poderíamos jogar para o empate em casa com o FCPorto. O que eu disse foi que, a acontecer, não seria mau...caso tivéssemos ganho à Académica. Não ganhámos, pontapé para a frente, é para ganhar como seria sempre! Lá estarei para gritar o que for preciso!

    Jota Ene,
    o penalty custa-me que não tenha sido assinalado, mas podíamos e devíamos ter marcado muitos golos...não é hora de arranjar desculpas.
    Quanto ao investir mais na arbitragem não concordo. Ou ganhas porque és o melhor, ou ganhar porque és corrupto prefiro não ganhar. Seria uma facada nos mais de 100 anos de história do clube. Imagina o que seria/será ganhar novamente este ano com o FCPorto a ter controlo dos árbitros? É que dizem que o SLBenfica tem sido levado ao colo, mas a realidade é que não houve um jogo que o SLBenfica ganhasse por causa das arbitragens. Em vez de 4-1 seria 4-2 ou 3-1 e coisas do género. Se me tiver a falhar algum jogo, por favor corrijam-me.

    Abraços!

    ResponderExcluir