quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dores de crescimento

Já por várias vezes aqui referi o conceito de modelo de jogo e o tempo que é necessário para que um jogador adquira as rotinas necessárias para se enquadrar num modelo de jogo consistente. Ao contrário do que muitos defendem, não basta a um jogador ter qualidade para se adaptar a uma equipa, a não ser que estejamos a falar de uma equipa taticamente estupidificada, ou seja sem modelo de jogo que se veja.
Felizmente o Benfica é uma equipa que é taticamente evoluída e que tem um modelo de jogo. Tem um treinador competente que se encontra num patamar tático de excelência e cujo trabalho se reflete dentro do campo, No entanto nem sempre foi assim. Nos últimos 30 anos frequentemente o desnorte tático chegou a ser tal que bastava aparecer um Poborsky ou um Brian Deane para que, de um dia para o outro, se notasse uma subida de nível da equipa, sendo esta subida apoiada apenas no talento individual desses jogadores.
Hoje é diferente. É difícil a um jogador chegar ao Benfica, entrar no onze e começar de imediato a produzir a 100%. E mais grave ainda se esse jogador não  fez a pré-época. É para mim evidente que Jorge Jesus exige a todos os seus jogadores que conheçam todas as posições, especialmente na organização e transição defensivas.
O que acabo de dizer é a explicação que justifica o péssimo resultado e a péssima exibição que o Benfica fez ontem na Alemanha.
Com Cristante no meio e Derley na frente, o Benfica foi incapaz de sair da primeira zona de pressão do Bayer, que é o ponto forte dessa equipa e para a qual ontem tinha chamado a atenção. A posição de pivot, a mais importante no esquema de Jorge Jesus (Matic dixit), e contra uma equipa que tem como principal arma a pressão alta e que faz tudo para não deixar o adversário respirar, o jogador que joga a pivot tem que conhecer como a palma da sua mão as rotinas da sua equipa. Infelizmente, Cristante não conhece bem essas rotinas. Aliás, ele ainda não as conhece. Ponto.
Derley foi outro dos problemas pois impediu o jogo direto quando a equipa se encontrava bastante pressionada. Lima, sendo de estatura mais elevada, poderia receber mais jogo aéreo e, com as suas descaídas para as alas e a capacidade de reter a bola, conseguiria permitir o alívio para essas zonas a fim de permitir ao Benfica subir no terreno.
Jorge Jesus esteve pois, no meu entender, muito mal na abordagem a este jogo. O Bayer joga muito bem e faz uma primeira e segunda linhas de pressão demolidoras. O Benfica não soube ultrapassá-las, pelos motivos que ilustrei.
Reafirmo que a equipa demorará ainda algum tempo a aproximar do seu potencial máximo o seu real valor. Até lá, é muito importante controlar os danos, ou seja, procurar não perder muitos pontos.
Quando hoje comecei a ler a capa do Record pensei que tinham percebido exatamente o que se passou. No entanto, quando acabei de ler  reparei que o título era apenas um feliz trocadilho; para mim o título mais acertado teria sido "Dores de Crescimento", pois foi isto que se passou ontem. Continuará a ser assim nos jogos com adversários fortes, com equipas já estruturadas. Talisca ainda não compreendeu nem metade do que lhe é pedido, Lima está mal e Jardel não passará do que já é hoje. Por isso a equipa necessita de novos intervenientes, ou pelo menos de mais e diferentes opções. De momento, jogadores como Bébé, Pizzi, Lisandro López, Samaris, Cristante, Jonas e Derley ainda não conhecem suficientemente as dinâmicas da equipa para que consigam participar no jogo e serem verdadeiras mais valias. O seu tempo chegará, mais mês menos mês, mas por agora temos de nos contentar com o que há. A aspirina de ontem pode ter-nos causado uma forte dor de cabeça, mas serviu para que se perceba que há ainda um longo caminho a percorrer.
No domingo temos pela frente o Arouca, que no ano passado nos arrancou um empate. É preciso ganhar porque só ganhando as dores de crescimento diminuem e se consegue crescer.

8 comentários:

  1. A meu ver, derley, lima, jardel e eliseu nenhum deles vale um pataco muito menos pra um clube como o Benfica...o samaris tem de mostrar mais, o cristante ainda n jogou suficiente o que torna ainda mais estupidamente incompreensível a escolha dele pro jogo dontem, o jonas ainda n vi nada mas do q conheço é outro lima e o júlio césar mais valia deixar lá o artur porque mancos e pré-reformados já chegavam os q tínhamos lá....

    ResponderExcluir
  2. Eheheh calma Álvaro, também não são assim tão maus. Jardel não é nem nunca será nenhum Garay e a nível da construção de jogo é uma nulidade, mas na fase defensiva é bom e rápido (mas sim, não chega). Derley está ainda a entrar na dinâmica da equipa. Lima está a passar uma fase menos boa mas já nos mostrou o quão importante pode ser. Eliseu está habituado à La Liga onde muitos toques não são considerados faltas e aqui está a penar porque qualquer toque o árbitro apita; defensivamente ainda pode melhorar, no entanto tem um critério com bola muito mais interessante do que Siqueira por exemplo. Júlio César infelizmente também é um GR propício a frangos o que no SLB é considerado crime. Temos outros jogadores que entretanto vão crescer e de certeza que JJ os vai aproveitar. Há que ter paciência e ir com calma, sendo que, provavelmente iremos já muito tarde para a Europa. No entanto, eu acredito :) domingo lá estarei :)

    ResponderExcluir
  3. A análise é interessante e venho aqui comentar porque tinha lido a tua previsão para o jogo e disseste uma série de coisas que se confirmaram.

    Nunca tinha visto jogar o Leverkusen e, como escrevi há pouco no LE, também não conhecia a maior parte dos seus jogadores. Este texto está dentro daquilo que eu também acho do jogo, mas falta um pormenor que faz toda a diferença: fiquei com a ideia que, em termos de qualidade individual, o Bayer é muito, mas muito superior ao Benfica.

    O Enzo, só para citar um exemplo, não foi capaz de progredir uma única vez com a bola no pé. Não foi capaz de quebras linhas como ele faz tão bem (ou como fazia o Matic, por exemplo, e a diferença para o Cristante foi sobretudo esta; eu tenho gostado do Samaris com bola e acho que ele devia ter jogado, se estivesse em condições).

    Do outro lado, os alemães até de cabeça trocavam dois, três, quatro passes. O Gaitán foi simplesmente atropelado por todos os adversários que lhe apareceram à frente. Estamos a falar dos melhores jogadores do Benfica e de gajos que teriam lugar em 99 por cento das equipas do mundo.

    Achei que eles são uma equipa recheada de grandes jogadores (rapidíssimos, técnicos, inteligentes), jogadores que dificilmente estão ao alcance do Benfica (repara que um jovem alemão do Colónia, da segunda liga, rejeitou no verão assinar pelo Benfica), e muito mas muito bem trabalhados tacticamente.

    Ao Benfica faltou inspiração (sem dúvida), mas sobretudo faltou classe individual. Não concordo com o que disseste em relação ao Lima-Derley. Acho que a diferença entre um e outro é mínima. E o Derley fez o que pode: lutou, ganhou algumas bolas (inconsequentes), tentou combinar com os colegas... Mas é um jogador sem classe nenhuma (o Lima tem um bocadinho mais, é verdade, é a única diferença, na minha opinião).

    A única forma do Benfica ter equilibrado o jogo era roubar a bola do Bayer. De certeza que sem bola eles ficam malucos. Só que, para além de não ser uma característica do modelo do JJ, o Benfica não teve categoria individual para ultrapassar a pressão - e só tinha duas hipóteses. Ou bate longo (é sempre terrível) ou quebra contenção.

    Como sabemos, para quebrar uma contenção de grande qualidade e agressividade como a do Bayer, durante 90 minutos, são precisos atletas de alto gabarito e qualidade individual ou, então, uma organização ofensiva superior - que o Benfica não tem, apesar de ser agradável na maior parte dos jogos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que disseste Edson, não consigo extrapolar para a qualidade individual apenas porque não vi muitos jogos do Bayer. Pelo pouco que tinha visto até então há as tais coisas que saltam à vista e das quais fiz referência no post anterior. Quanto à qualidade individual tanto Enzo como Gaitan não são definitivamente o que vimos neste jogo, daí não poder concluir muito mais. Eram necessários jogadores que conseguissem circular rapidamente a bola e sair da zona de pressão e, para isso, apenas havia os dois que referi; muito pouco para os 5, 6 que pressionavam. Atenção que passando esta 1ª linha de pressão a zona central defensiva do Bayer é muito perto do mau, pelo que haveria boas hipóteses do jogo ser diferente. Antes do jogo comentei com amigos que quem marcasse 1º ganharia o jogo, pois ambas as equipas se dão bem a pressionar alto e a sair no contra-golpe (que no caso dos alemães nem é bem contra-golpe tão alto que recuperam a bola...). Vai ser muito difícil o Benfica conseguir algo pois para mim, aqueles que são os melhores jogadores (para além dos óbvios) ainda tiveram pouco tempo de jogo: Ola John, Pizzi e Lisandro López. Com estes três a jogar mais e com a subida de entrosamento de Samaris com a equipa o Benfica poderá atingir outro patamar.

    ResponderExcluir
  5. Se tu não extrapolas em relação à qualidade individual, eu não extrapolo em relação a Pizzi e Lisandro - porque nunca os vi a jogar no Benfica e vi muito pouco ou quase nada fora do Benfica. Agora, acho que o Lisandro ou o César deviam ser titulares. O Ola, sim, estava a ver o jogo e a pensar que ele daria um jeitaço lá dentro.

    Quanto à qualidade individual há certas coisas que não preciso de ver muito: toques, recepções, decisões com bola, passes. E os do Leverkusen pareceram-me sempre muito à vontade em tudo o que envolvesse bola. Faziam tudo sem esforço e, melhor, sem errar. Enquanto os do Benfica... Credo.

    Quem é, por exemplo, o lateral-esquerdo do Bayer? Espectáculo total.

    ResponderExcluir
  6. Edson mas eu acho que os jogadores do Bayer têm uma qualidade individual muito elevada; não me parece é que seja tão díspar da dos jogadores do SLB. Agora quando tens Cristante e Talisca na zona nevrálgica do terreno contra uma equipa que faz a pressão que o Bayer faz, e tens Gaitan e Enzo super desinspirados, isso nota-se ainda mais... Ola John sim... quando o gajo mete o Lima eu tinha metido o Ola, ficando o Gaitan no meio... Fuck, queria tanto q o JJ pusesse a equipa a jogar mais em posse, mas compreendo q o modelo de jogo dele não passa por aí... enfim...
    Quanto ao lateral-esquerdo, parece que é algo que está muito na moda e tem sempre uma qualidade brutal :D

    ResponderExcluir
  7. ahah

    Eu não sei se ele joga sempre assim, nunca tinha ouvido falar do rapaz! E olha que acompanho bué o que se passa no Brasil. Já fui ver, entretanto, a história do gajo, mas só isso. Mas digo-te, se ele é isto todos os jogos, cuidado...

    E o mesmo vale para o Bellarabi e para o Çalhanoglu. Não achas que a diferença é mesmo bem díspar. O ataque do Benfica, esta época, está muito fraco. Cardozo e Rodrigo fazem uma enorme falta.

    Jara, N. Oliveira (muito fracos), Derley (mais ou menos), Lima (é o melhor de todos). Acho que o Talisca é um bom jogador, com potencial evidente, mas é um miúdo de 20 anos. Não lhe vou exigir que parta a loiça com sete ou oito jogos nas pernas. Estes mais o Jonas servem para o resto, mas na Champions?

    Então eu acho que no resto até podemos estar equiparados, mas no ataque a diferença para o Bayer Leverkusen é muito grande. O JJ já melhorou a forma como prepara a posse de bola mas eu acho que, em alguns momentos, continuam a faltar apoios ao portador.

    Em Leverkusen parecia que os gajos tinham mais quatro ou cinco jogadores em campo. E nós sabemos que isso não é possível. kkkk

    ResponderExcluir
  8. Excelente análise. Apenas 2 observações: não considero Derley inferior a Lima, apenas em termos de experiência e entrosamoutra..ento com a equipa e quando falam do Lisandro, quantos já viram jogar com a exigência duma equipa como o Benfica? É que até o Sidnei é rei na defesa do Corunha, no Benfica a música é outra...

    ResponderExcluir