quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Entre as 16 melhores da Europa

Ontem conseguimos atingir o objetivo da época no que diz respeito à Liga dos Campeões. O jogo poderia e deveria ter corrido muito melhor, mas tal como tinha dito aquando do sorteio, o Nápoles dá 10-0 em termos de qualidade individual e a nível tático (comparado com o Benfica q se apresentou nos 2 jogos). 

No jogo de ontem RVitória cometeu alguns erros fulcrais. O maior deles terá sido a superior preocupação individual que Fejsa teve com Hamsik. Num meio campo a 2, obrigar um desses jogadores a uma quase marcação individual é suicídio. Bastou a Hamsik estar do lado contrário à bola para criar superioridade numérica no lado da bola, uma vez que obrigava Fejsa a estar preocupado com ele ao invés da bola.



Outro dos erros foi não conseguir impedir a 1ª fase de construção do Nápoles. Com superioridade numérica clara nesta fase (mínimo de 3+GR contra Raul e Guedes), ao invés de garantir uma contenção mais pacífica na bola e uma cobertura mais eficaz impedindo a construção a partir do MC defensivo do Nápoles, o SLB colocava à vez Guedes ou Raul no central do seu lado que estivesse com bola mas o outro jogador não fazia a devida cobertura, permitindo quase sempre o sair a jogar pelo centro através do médio-defensivo. Se nos lembrarmos do ponto anterior que nos explica onde estaria Fejsa, percebemos como é que o Nápoles conseguia construir pelo meio e porque é que a defesa do SLB era constantemente desposicionada - deparava-se com jogadores do Nápoles a receberem entre-linhas, obrigando um defesa do SLB a sair ao jogador com bola para impedir de virar (tal como aconteceu no 1º golo).
Nesta situação a colocação interior dos extremos teria sido uma possível solução, mas que não aconteceu porque Sálvio estava a fingir que estava a defender, recuando muitas vezes para o lado (!) de Nélson Semedo, fazendo uma linha de 5 defesas, mas onde sempre que o perigo lá chegava, Sálvio era quase sempre batido.

O Nápoles soube sempre priveligiar a zona central para atacar, servindo-se muito bem das laterais para atrair e criar espaço no meio, como comprova o 2º golo.


Com bola, o Benfica teve inúmeras dificuldades pois o Nápoles não cai em referências individuais e mantém a sua defesa zonal e de coberturas sucessivas. Para além disso, e creio ser esse o principal problema para domingo, o Benfica tem demasiados jogadores de transição e poucos de pausa. Os 4 da frente do jogo de ontem são todos jogadores sem capacidade de retenção de bola, uma vez que quando a têm é para causar desequilíbrios. Contra equipas bem posicionadas defensivamente e com coberturas defensivas como é o caso do Nápoles, podes passar 1, 2, mas muito dificilmente passarás todos. É necessário desposicionar a defensiva contrária antes de a atacar (tal como o Nápoles fez contra o Benfica).
Para domingo seria muito bom já ter o regresso dos lesionados Grimaldo e Jonas, bem como promover a titularidade de Jardel (por Luisão que me parece estar a precisar de descansar), Rafa (por quem quiser, mas eu tiraria Sálvio colocando Rafa na esquerda e Cervi na direita) e Mitroglou (por Raul). Esta equipa seria uma equipa com uma capacidade de construção muito superior (garantindo maior posse de bola e aparentando um meio-campo mais preenchido) já para não falar no diferencial de massa encefálica que se faria sentir. Claro que Jonas muito provavelmente não estará pronto para jogar e Grimaldo ainda deverá estar lesionado; no entanto, a ideia que quero deixar é apenas a de que contra equipas melhores, jogadores com uma melhor capacidade de decisão farão muita diferença.
Perderíamos obviamente na transição defensiva mas ganharíamos muito em posse de bola e ataque organizado.


Um comentário:

  1. Muito bom! Foi isto, basicamente.

    Excepto para o nosso bombom, que conseguiu ver um jogo equilibrado, em que as equipas só se distinguiram pela eficácia na finalização...na Turquia tínhamos dado oxigénio ao Besiktas por não termos marcado o 4-0 - o bombom considera que o resultado mais perigoso do futebol é, afinal, estar a ganhar por 3-0...

    Que vá fazer workshops de team building para empresas e deixe o banco do tricampeão para quem percebe de futebol!

    ResponderExcluir