sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PAOK, VitóriaSC, Markovic e notas breves sobre o FCP

Não estive com total atenção ao jogo, mas algumas notas sobre este jogo e sobre o jogo contra o VitóriaSC. JJesus tem a equipa a jogar como pretende. Pressão altíssima, muitos jogadores na zona da bola, pressão, contenção, defesa a subir ou a baixar como deve, tudo certinho... com titulares ou suplentes! Espetacular o trabalho de JJesus! Neste momento, a nível tático, a anos luz do FCPorto de Paulo Fonseca. Graças a Deus! Ou a Jesus...
A meio da 1ª parte do jogo contra o Vitória comentava que Lazar Markovic estava a abrir o livro...e abriu... Markovic está hoje um jogador muitíssimo diferente do que quando chegou. Sabe defender e acima de tudo, o seu critério de decisão aquando da posse de bola é o da equipa: qual a decisão que aproxima mais a equipa do sucesso? Mérito, mais uma vez de JJesus. Há um lance no jogo contra o PAOK onde a bola é recuperada na zona lateral da grande área do PAOK. Markovic poderia avançar para a área, no entanto, vê Rodrigo no meio sozinho e rapidamente lhe passa a bola. Rodrigo remata por cima. O Markovic do início de época teria rematado, tentado penetrar ou qualquer outra coisa...o de ontem passou a bola para Rodrigo aproximando a equipa do sucesso. Isto é trabalho do treinador e inteligência do jogador.
Não costumo falar dos adversários, mas este FCPorto merece uma nota: Paulo Fonseca só pode ser tão benfiquista como eu, só assim se justifica o que está a pedir aos jogadores do FCPorto para fazer. O FCPorto até pode vir a ganhar todos os jogos e ser campeão, etc...se me perguntarem se acredito nisso, respondo claramente que nem pensar. Taticamente o FCPorto está tão mal como não estava à muitos anos...jogadores afastados, sem coordenação, com péssima ocupação de espaços. Não fossem os lances de bola parada e a mediocridade do Frankfurt e já tinham ido de vela na Liga Europa. Fico feliz que tenham passado; mantém-se mais uma equipa portuguesa em prova e Paulo Fonseca continua como treinador. Contra o VitóriaSC será mais uma vez um lance individual ou de bola parada a resolver. Caso isso não aconteça, não devem ganhar... mas isto é futebol, por isso cá estaremos para ver. O Sporting tem neste momento, quanto a mim, 70% de hipóteses de ficar em 2º lugar. 20% de ficar em 1º e 10% de ficar em 3º. Mas como sempre, a minha preocupação vai para o meu clube. O ano passado também estava tudo taticamente espetacular e mesmo assim não foi suficiente; a bola pode sempre bater no poste, um jogador pode sempre cometer erros individuais com influência no resultado (Oh Artur tens estado tão bem nos últimos jogos do Campeonato, como é q na Liga Europa estás sempre tão mal??? Até pareces outro! :P), etc... e por isso continuamos a gostar de futebol. Porque 1+1 é coisa que não existe...
Uma pequena crítica aqueles que criticaram JJ por não ter substituído Jardel. Quanto mais Jardel jogasse, mais a ferida abriria e mais pontos teria que levar...JJ estava a contar com esses pontos para o Campeonato... se fosse noutro clube se calhar contavam mesmo...
Domingo, jogo no Restelo! Concentração máxima!
Artur (o esloveno), Maxi, Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa, Enzo, Gaitan, Sálvio, Markovic (no centro) e Rodrigo. Mas ok, se JJ quiser pôr o 11 do costume também não me chateio :) interessa é que resolvam aquilo e tragam os 3 pontos!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SLB - VitóriaSC

Hoje é para ganhar. Sem hipóteses. Não pode haver outro resultado que não a vitória do Benfica. Provavelmente Cardozo será titular, a julgar pela titularidade de Lima contra o PAOK. Não me parece mal, até porque Tacuara é sempre Tacuara e contra o Guimarães geralmente até corre bem. O que não costuma correr bem é com JJesus fora do campo, vamos a ver se é desta que um jogo contra o Guimarães não vai redondar numa polémica qualquer fora de campo. Concentração máxima e resolver o jogo bem cedo é o que se impõe. O que também se impunha era um estádio composto, mas tal não me parece que aconteça. Serão os mesmos 40k de sempre o que já não é mau pois ao menos não teremos mentecaptos que passam o jogo a assobiar caso a equipa não marque nos primeiros 10 segundos de jogo. Os bilhetes são a partir dos 10€ para sócios e 15€ não sócios para quem não for mentecapto e quiser ir.
Oblak, Sílvio, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo, Sulejmani e Markovic; Rodrigo e Cardozo.

Há aqui o pormenor da troca de Lima por Cardozo que poderá não ser tão simples assim. Lima pressiona muito bem com Rodrigo e isso tem permitido à equipa subir as linhas e ganhar as bolas mais perto da baliza adversária - uma vez que a equipa está mais compacta e muito móvel, há muitos jogadores do Benfica por m2 perto da bola, permitindo uma recuperação de bola + rápida, seguida de uma saída a jogar apoiada. Com Cardozo será fundamental que isto não se perca. Caso se consiga assegurar isto (run Tacuara, run!!), então Tacuara é claramente uma mais-valia: a vontade de regressar aliada à sua veia-goleadora poderão ajudar a desbloquear um jogo onde o mais difícil será marcar o primeiro (caso se mantenha a pressão já falada que assegura que a bola não chega sequer à defesa do Benfica e que faz com que não soframos golos). Ao mesmo tempo, não se sobrecarrega Lima com 3 jogos seguidos e permite fazer a rodagem jogando em cada jogo quem mais se adequa às características desse jogo. Neste caso seria apenas Luisão a jogar os 3 jogos, mas a verdade é que por alguma razão é que ele não se chama simplesmente Luís e se chama Luisão. Tal como agora percebo porque é que o outro mentecapto se chama Luisinho...

To-to-to-to-to-to-to-to-to-to-to-to...Sálvio!!!!!!!!!! ;)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ohhhhhhhhhhh o campeão voltouuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!

O campeão voltou, o campeão voltou, o Sálvio voltouuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!! Um verdadeiro campeão Eduardo "Toto" Sálvio!!! Um benfiquista que percebe toda a completude do termo. Um dos nossos! Hoje quando fui beber café de manhã disseram-me que o Sálvio tinha sido convocado. Sorri e pensei que o meu dia ia ser mais feliz por causa dessa notícia :) confesso que há muitas coisas q fazem o meu dia mais feliz e esta foi uma delas. Sou um gajo fácil de ficar + feliz diga-se em abono da verdade.
Contra o PAOK, é tempo de rodar a equipa. Não porque não seja para ganhar, mas simplesmente porque mesmo rodando continuamos a ter uma grande equipa. Há quem diga que prefere que o Benfica seja eliminado já para garantir o campeonato. Eu como não consigo estabelecer uma relação de dependência nesse sentido entre as duas variáveis, e como sempre o fiz, quero é que o Benfica ganhe. Acredito que quanto mais longe formos na Liga Europa, mais perto estaremos de ser campeões e nunca o contrário (mais do que a forma física, a constante exigência de manter os níveis de concentração elevados são bem mais importantes...e como a motivação é importantíssima para manter a concentração elevada...).
Confesso que não sei muito do PAOK. Sei que o estádio é um verdadeiro inferno e é por essa razão que têm 16 vitórias em 18 jogos. Taticamente não sei muito, verei na 5ªFeira. No entanto, acho que será suficiente se nos mantivermos fiéis à nossa identidade. Por mim seria:
Oblak, Maxi, Luisão, Jardel e Sílvio; Fejsa, Enzo e Ruben; Sulejmani, Markovic e Rodrigo. Acho que JJesus irá optar por Djuricic a avançado em vez de Ruben a médio. Faz muito mal pois claro...se pusesse o sérvio a médio, a jogar de frente para a baliza aí sim poderia ser muito bom para o Benfica...a jogar de costas, vai continuar apagado durante o jogo e talvez ter a sorte de marcar um golito mesmo a jogar mal... este é um daqueles jogos que uma substituição estava 90% programada - caso estivéssemos empatados ou a ganhar, Toto para dentro de campo aos 80 minutos. Ohhhhhhhhhhhhhhh o Sálvio voltouuuuuuuuuuuuuuuuuu, o Sálvio voltou, o Sálvio voltou, o Sálvio voltouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SLBenfica - SportingCP: a análise do derby

Penso que será fácil concluir que o resultado do jogo peca tremendamente por escasso tal a superioridade do SLBenfica sobre o SportingCP. Ao contrário do que muita gente defende, coloco mais realce no mérito do Benfica do que no péssimo jogo que o Sporting fez. O Sporting fez efetivamente um jogo muito fraco mas devido à excelente forma como o Benfica jogou. Tal como tinha previsto, o Sporting chegou à Luz não para jogar ao ataque, mas acima de tudo para saltar a pressão da linha de meio-campo do Benfica, daí ter jogado com um ponta-de-lança com uma estatura mais elevada. Inteligentemente, JJesus colocou a pressão logo na 1ª linha. Creio que em todos os pontapés de baliza do Sporting na 1ª parte Rui Patrício foi obrigado a bater a bola para a frente, pois nunca conseguiu sair a jogar desde trás. O objetivo passaria por colocar a bola nos centrais e aí, então sim, tentar colocar a bola lá na frente, quando os médios do Benfica subissem as linhas para começar a fazer pressão. Trocou as voltas a Jardim, JJesus, quando obrigou a equipa a fazer uma pressão tão alta quanto possível. Defensivamente a bola era rapidamente recuperada por Fejsa, Luisão ou Enzo que saíam a jogar rapidamente com Gaitan, Markovic, Rodrigo ou Lima. Ofensivamente o Sporting, durante todo o jogo, foi muito próximo de zero. Apenas não foi zero porque há sempre um pontapé pra frente, um livre que surge e que permite despejar a bola na área ou um lançamento de linha lateral que permite a equipa subir. Lance de perigo houve 0,1: aquele em que o Heldon passa pelo meio de 2 jogadores do Benfica e consegue (imagine-se!!) entrar na zona lateral da área do Benfica; aí opta pelo remate que obviamente não levou perigo. Na análise antes do jogo havia dito:
"Quanto ao Benfica, caso jogue como o fez contra o Porto na Luz, terá bastantes hipóteses de sair com os 3 pontos do Estádio da Luz. Caso Rodrigo e Lima façam a pressão adequada, com o apoio de Gaitan e Markovic, será muito difícil para o Sporting conseguir fazer o jogo direto que de certo procura." - e foi exatamente isto que aconteceu. Nunca pensei foi que conseguisse ser tão bem feita.
Ofensivamente o Benfica foi Benfica. Génio, imprevisibilidade, a fazer o Sporting correr de um lado para o outro só a cheirar a bola, toques de calcanhar, rapidez, lucidez...enfim, uma panóplia de ótimas decisões com bola. Não é normal uma equipa ter tantos jogadores a decidir tantas vezes tão bem com bola. Este é sem dúvida um dos critérios que aproximará uma equipa do sucesso e é por isso que continuo a defender que o Benfica se encontra num patamar de qualidade que o Sporting nem por sombras conseguirá chegar (com estes jogadores pelo menos...) e que o Porto neste momento também já não se encontra: perder James, Moutinho e Lucho e entrarem Josué, Licá, Quaresma, Herrera, etc....é diminuir em muito a qualidade do critério em posse e, é esse que faz toda a diferença.
Colocar génios com bola deveria ser uma obrigatoriedade no futebol. Finalmente este ano(!) JJesus percebeu que os seus maiores trunfos, os extremos, não deveriam apenas dar profundidade à equipa, mas também aparecer nas zonas centrais de construção, permitindo que estes aparecessem em zonas centrais e entre-linhas com bola, permitindo a criação de jogadas muito mais perigosas através da combinação destes com os avançados e os médios centro. Depois, é o génio e a qualidade da tomada de decisão que fazem (ainda mais) diferença. Aqui, há um elemento que revela uma inteligência muito acima da média. Enzo Ferrari Pérez. Sabe quando virar jogo (quando tem bola quantas vezes o vemos a rodopiar sobre si mesmo até enganar o adversário e decidir para que lado quer fazer seguir o jogo), quando temporizar, quando progredir com bola para soltar no colega que entretanto se solta pelo seu marcador direto ter saído a Enzo (ou se não sai ninguém, toma "lã" vai buscar), sabe muito, muito, muito... acima de tudo, sabe o que o jogo lhe exige taticamente a cada momento, mas acima de tudo, sabe o que cada jogada lhe exige que faça. Enzo Ferrari Pérez e Nemanja Super Matic foram uma dupla para a qual o Benfica demorará muitos anos a encontrar outra igual. Só espero que nenhum treinador lá fora perceba a qualidade de Enzo, já que a de Matic já foi descoberta.
Tal como já tinha dito, o Sport Lisboa e Benfica apenas não será campeão este ano se não o quiser. Este ano não é comparável aos anteriores e, mesmo sem Matic, a diferença em termos individuais é demasiado grande. Se a isto juntarmos um grande orientador tático, nada mais será admissível que não o sucesso. E apesar disto ter ficado evidente no jogo de ontem, já havia ficado evidente para mim à algum tempo atrás. Quando uma equipa a jogar bastante mal, se encontra empatada em 1º lugar com duas outras equipas, uma a jogar "super bem" e outra a jogar "muito melhor do que o Benfica", então é bom que comecem a rezar para que o Benfica não jogue o que sabe, pois se isso acontecer, vai haver mossa. Cá estaremos para ver se a mossa se realiza e, um bom ponto de partida, é já o próximo jogo em Paços de Ferreira (quem viu o Paços de Costinha e agora vê o Paços de Henrique Calisto é como da água pro vinho...). É que tal como já escrevi, é contra os "menos bons" que o Benfica traz a sua face "menos boa" ao de cima. Saiba JJesus controlar esta nuance através da permanente concentração e motivação dos jogadores e será uma época para nunca mais esquecer, caso contrário, será apenas e só mais uma época cheia de ar, onde se é a melhor equipa, se joga o melhor futebol e no final, títulos só de ar.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Benfica-Sporting: a análise v2

Assumindo que os 11's se manterão (o que acredito que aconteça), o Benfica jogará como jogou contra o Porto, enquanto que o Sporting apostará quase de certeza num jogo mais direto. Bolas cá de trás para a cabeça de Slimani com Montero e Heldon a tentarem as diagonais para surgirem nas costas da defesa. André Martins surgirá pela direita e Heldon pela esquerda. Dier e Adrien a tentarem lançar as bolas cá de trás, tanto para aproveitar o adiantamento da defesa do Benfica como para aproveitar as subidas dos laterais. Menos bola para o Sporting, jogo mais direto para aproveitar o balanceamento ofensivo do Benfica. O pormenor que será com certeza um pormaior, será a pressão que será feita ao portador da bola por parte do Benfica. Caso Dier e especialmente Adrien não tenham tempo para pensar, ler o jogo e teleguiar a bola lá para a frente, o Benfica estará muito mais próximo do sucesso. Fazer o jogo circular por Maurício parece-me a mim uma ótima estratégia, uma vez que este é muito pior a lançar jogo do que Rojo. Muito cuidado com as diagonais de André Martins (em especial sem bola) e com o jogo entre-linhas, tanto deste como de Montero.
Quanto ao Benfica, caso jogue como o fez contra o Porto na Luz, terá bastantes hipóteses de sair com os 3 pontos do Estádio da Luz. Caso Rodrigo e Lima façam a pressão adequada, com o apoio de Gaitan e Markovic, será muito difícil para o Sporting conseguir fazer o jogo direto que de certo procura.
Caso o Benfica marque 1º, provavelmente recuará no terreno e aí a estratégia de jogo direto do Sporting cairá por terra, tendo que procurar alternativas através de combinações 1x2. Caso seja o Sporting a marcar, a estratégia manter-se-á e aumentarão as hipóteses de ter sucesso com a subida prevista no terreno por parte do Benfica.
Resta saber como estará o terreno de jogo. Caso esteja mau, a estratégia do Sporting pode revelar-se adequada. Caso contrário, a vantagem estará do lado da estratégia do Benfica (mais habituado a jogar em 4-4-2 e sem jogadores que desconheçam as rotinas e as dinâmicas da equipa).
De salutar o regresso de Jefferson à titularidade (parece que hoje já jogará, ao contrário do que aconteceria se o jogo tem sido no domingo, pode ser que os lagartos parem de chorar...) que é um elemento preponderante na equipa do Sporting, sobretudo na manobra ofensiva.
Última nota: se alguém me quiser contactar à hora de jogo, não vale a pena pois não vou levar telemóvel uma vez que lá não há cobertura :P

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SLBenfica - SportingCP: a análise

Não admito outro resultado que não a vitória do SLBenfica sobre o SportingCP. Qualquer análise que faça vai sempre dar ao mesmo: a vitória do SLBenfica. Por isto, só nos resta mesmo ganhar o jogo. Somos melhores e é preciso demonstrá-lo dentro de campo. Caso queiramos ser campeões a vitória é quase obrigatória. O Sporting joga sem o seu melhor jogador, nuclear para toda a sua dinâmica e o Benfica terá que saber aproveitar esse fator. Dier, Maurício, Rojo e Piris na mesma equipa obrigam o SLBenfica a pressionar alto. Para tal, só vejo duas soluções: 4-3-3 (lol ainda sonho que seja possível...) ou o 4-4-2 com Rodrigo e Lima. Pessoalmente claro que jogava com Fejsa, Enzo e Ruben no meio-campo, Markovic, Gaitan e Rodrigo lá na frente. Como não acredito no 4-3-3, ou melhor, o JJesus é que não acredita, seria colocar o Lima no lugar do Ruben. Pressão alta e taticamente ao nível do jogo contra o FCPorto e a vitória ficará muito mais perto. Pressionar muito todos os jogadores do Sporting será quanto a mim a chave do jogo. Especialmente Adrien que é neste momento o jogador em melhor forma e precisa de tempo para pensar. Caso seja apertado, ficaremos mais próximo da vitória. Vamos a ver se o 4-4-2 será suficiente para vencer uma equipa que tem na garra e querer as suas maiores virtudes.
E já agora, se puderem oferecer um golinho desta qualidade, a malta fica ainda mais contente :)


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Penafiel-Benfica

Não sei se hoje haverá jogo. Se houver, passa de incómodo para muito difícil. Com o campo nestas condições vantagem acrescida para quem defende. Mesmo assim, não há margem de manobra e apenas a vitória é admissível. De relembrar o post anterior para perceber a dificuldade deste jogo - estamos a jogar contra uma equipa da 2ª Liga.
Para hoje, começava com:
Artur, Cancelo, Luisão, Garay e Sílvio; André Gomes, Ruben Amorim e Djuricic; Sulejmani, Ivan Cavaleiro e Óscar Cardozo. 4-3-3 pois claro, com André Gomes a trinco e Djuricic a partir de frente para o jogo (a sua posição...). Lá na frente, Tacuara para recuperar a forma física e elevar o moral. Por mim era assim e duvido que não ganhássemos.
Vamos a ver...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sei o que valho, logo não valho o que sei

"Sei o que valho, logo não valho o que sei"
Este é o grande problema dos jogadores do Benfica. São bons e têm consciência que são bons ("Sei o que valho..."). Neste momento, a equipa do Benfica sabe que é de longe a melhor equipa do campeonato. Seja em termos individuais, seja o treinador, seja taticamente nos diversos momentos de jogo, raros serão os aspetos em que haverá melhor equipa do que a do Benfica. E isto é para mim uma constatação. Daqui deriva o grande problema da equipa: por saber que são os melhores, muitas vezes não colocam o pé no acelerador desde o início e deixam o seu destino entregue à sorte...ou seja, não chegam a valer aquilo que efetivamente podem e deveriam valer ("...logo não valho o que sei"). E quando este tipo de problema ocorre, isso pode ser verificado em que jogos? Nos jogos considerados teoricamente mais acessíveis pois claro. Atente-se que o Benfica perdeu pontos contra Marítimo, Sporting, Belenenses, Arouca, e Gil Vicente. O 1º jogo é aquele em que os níveis de concentração estão (por regra) mais elevados. Toda uma pré-época a preparar aquele momento. Onde é que estavam os níveis de concentração dos jogadores do Benfica? Onde estão sempre quando começa o campeonato, no modo "estes limpamos já...". Mas não no modo positivo de "estes limpamos já". Contra o Sporting, na altura em que o jogo se realizou, o Sporting não era o Sporting de hoje, era um Sporting ainda taticamente muito imaturo e com a confiança muitos níveis abaixo do que a que apresenta agora. Vamos jogar contra o 7º do ano passado? O Sportinguezinho?? Coitados... Seguem-se os últimos classificados em cada altura, Belém e Arouca... cuidado para não massacrarem muito os últimos... não queremos que fiquem traumatizados... e agora, no Sábado, aparece a equipa que perdeu 1-0 contra a equipa "formação", táticamente é muito próximo do zero e agora até está sem o seu melhor jogador...até cantam de galo! Em todos estes casos, foi o que se viu...e na Europa foi mais do mesmo...
Outro dado que atesta o que defendo é a quase ausência de goleadas: 3-0 ao Gil Vicente e 5-0 à Académica foram as únicas duas goleadas da época. Uma equipa com a qualidade do Benfica já deveria ter goleado pelo menos mais 4 ou 5 vezes...não goleia porque não coloca 100% da intensidade que deveria colocar. A nossa qualidade é tão superior à dos outros, que as coisas hão-de se resolver por si. Nem sempre caros amigos, nem sempre...
E como é que se resolve este problema? Fácil (teoricamente falando pois claro!). Fala-se à Leonardo Jardim, o jogo mais importante é o próximo e só temos que nos focar nesse jogo. Para golear e massacrar como diria JJesus no seu 1º ano. E se fizerem bem este trabalhinho, lá mais para a frente a vantagem vai ser tão grande que nos vamos poder concentrar na Liga Europa e tentar ganhá-la na final. Sim, porque este ano é para a ganhar!
Atrevo-me a dizer que com este plantel, Leonardo Jardim teria até agora 51 pontos em 17 jogos ou andaria muito perto disso... tal como JJesus no Sporting teria mais pontos do que Leonardo Jardim tem agora. Complicado? Não é assim tanto...
Saiba o Benfica perceber a completude desta problemática e arranjar uma solução, entre as muitas que se apresentam, e de certeza que no final do ano o campeão voltará a vestir de encarnado. Caso isto não aconteça, atirem-se dados para descobrir quem será campeão porque qualquer um dos 3 tem condições para o ser. O SportingCP tem o querer, o FCPorto o hábito de ganhar e o SLBenfica a qualidade. A ver vamos se JJesus aprende e define a estratégia correta. 4ªFeira contra o Penafiel já se poderá ver alguma coisa caso a estratégia continue a ser a mesma: a vitória pode não acontecer. Caso ganhem, porém, não significará que a estratégia tenha mudado, apenas que, mais uma vez, os 30 ou 40% foram suficientes para ganhar.