quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aprender com os erros ou simplesmente fazer as coisas bem feitas

Há quem diga que o ano passado os jogadores do SLBenfica esperaram até Dezembro para receber os prémios relativos à conquista do Campeonato Nacional, enquanto que, JJesus já havia recebido o seu logo no início da época. Essa terá sido uma das razões do mau-estar entre alguns jogadores. Não sei qual o fundo de verdade da questão, mas mesmo que nunca tenha acontecido, esta é uma das situações que não pode NUNCA acontecer. Diz-se que este ano os jogadores já receberam os prémios relativos à passagem aos oitavos de final da Champions. Se assim foi (espero bem que sim!), terá sido demonstrado por parte da direção do SLBenfica uma aprendizagem face aos erros cometidos no passado, ou, caso estes erros sejam mentira, terá sido um ato simples de como fazer as coisas bem feitas. Em qualquer dos casos, o ato por si só, é um ótimo ato de gestão (da moral, da integridade e do compromisso).

Um Feliz Natal a todos!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

33, Maxi, Aimar, Nolito e JJesus

33
Tal como esperava e aqui o escrevi, o SLBenfica teria que fazer uma grande exibição e golear o Rio Ave. Falhei no hat-trick do Cardozo, mas espero que fique para a próxima! O SLBenfica tornou a ser o rolo compressor desejado e a mostrar a solidez necessária para os desafios com que nos vamos deparar. Ao sofrer o 1º golo, comentei no Estádio que não havia problema, estávamos a jogar muito bem e era uma questão de tempo até golearmos...
Com esta vitória, alcançámos em pontos aquilo que vamos alcançar no final da época em Campeonatos. O nº 33. 33 pontos em 39 possíveis estamos pois de parabéns, sendo que os únicos pontos que perdemos foram em jogos em que o empate seria à partida um resultado aceitável: no jogo de estreia com o Gil Vicente - não é por ser fora com o Gil que o empate é aceitável, mas sim por ser o jogo de estreia; é uma maldição que temos e contra isso há pouca coisa a fazer...; contra o Porto no Dragão e contra o Braga na Pedreira. Boa! Ótima campanha até agora! Tal como já disse, penso que os próximos jogos (até à deslocação a Guimarães) poderão ser uma grande recta que permitirão ao SLBenfica acelerar definitivamente para o título. Na próxima jornada teremos um SCP-FCP e onde acho que o Sporting irá ganhar ao FCP, permitindo a ascensão isolada do SLBenfica à liderança do Campeonato. 

Caro Super-Maxi, 
O caráter das pessoas mede-se nas suas palavras, mas atinge a sua real dimensão nas ações que tomam. A renovação do teu contrato é a garantia de que a asa direita continuará a ter um jogador que para além da relva que come, cria um desgaste nas faixas do relvado da Luz que obriga a um tratamento especial dessa zona. Não há problema, não nos importamos que andes sempre pra cima e pra baixo como se fosses perder o comboio. Para nós, és o nosso comboio, e ficámos todos muito contentes por não te perder!

Caro Pablito Aimar,
Tinha esperança que no novo acordo ortográfico pudessem surgir novas palavras que me ajudassem a qualificar as tuas jogadas. Para além de não terem surgido novas palavras, a cada jogo que passa exiges novos adjetivos com novas jogadas maravilhosas que nos deliciam a todos. Aquele passe para o Saviola é...é...estás a ver, não há adjetivos! Acho que me vou render e passar a dizer que jogadas como a do 3º golo na 6ªFeira contra o Rio-Ave são jogadas à Pablito Aimar. Acho que não há outra forma de exprimir a beleza da jogada senão dizendo que saiu dos teus pés. Acho que toda a gente irá perceber. Quem não perceber, basta ver, rever e abrir a boca com o que fazes.
Já agora, pergunta ao Super Maxi onde é que ele deixou a caneta com que renovou o contrato, pede-lha emprestada e renova tu também sff. É que a falta de canetas no Estádio da Luz é a única justificação que eu considero aceitável para ainda não terem renovado contigo. Se necessário, não terei nenhum problema em arranjar-te uma caneta. Não quero que te falte nada pois também não tens faltado com nada aos benfiquista.

Caro Nolito,
Bem sei que pertences ao mesmo clube de muitos de nós (onde eu me incluo!) e que é o clube dos malucos. Basta ver o que fazes quando pegas na bola...há duas hipóteses: ou acaba em golo, ou não acaba em golo. Se acabar, vê-se que és maluco pela forma como festejas (e eu junto-me a ti nessa forma particular de festejar); se não acabar em golo, provavelmente dás um pontapé no ar ou murros no relvado (cuidado que tens um colega que já foi expulso por causa disso; não me lembro do nome dele, só sei que é conhecido como "o das emergências" após ter atingido a bela marca de 112 golos com o manto sagrado). Só um maluco como tu é que consegue inventar mais espaço no relvado mesmo quando já está na linha final. Finalmente percebi para que serve a rede da baliza: é para aparar as quedas de um maluco quando decide passar por tudo e por todos e meter a bola dentro dos postes de uma forma incrível. Podes repetir sempre que te apetecer que eu assegurarei que a rede estará lá sempre para te aparar. A rede e milhões de adeptos! Deixa-me explicar-te o problema que eu tenho contigo. É que se inicialmente te comecei por chamar Nozito, rapidamente te passei a tratar por Golito. Qualquer um dos dois me parecia que te assentava perfeitamente, mas cada vez mais acho que terei que adaptar para Nozão ou Golão porque o ito começa a ser pouco para ti. Não te esqueças de escrever a carta de Natal ao Messi a fazer-lhe inveja porque afinal de contas não ganhaste 4-0 ao Santos, mas és tu que jogas ao lado do Pablito. E isso, é um privilégio que o melhor jogador do mundo não vai ter (devido à falta de canetas no SLBenfica obviamente...).

Caro JJesus,
Saberás que estou do teu lado desde o 1º dia (e mesmo antes!) que entraste no comando da equipa técnica do SLBenfica. Nunca me esquecerei da beleza do futebol praticado à 2 anos e das alegrias que nos permitiste desfrutar. Sei que não esgotaste tudo, e no final do ano lá estaremos juntos no Marquês. Não questiono muitas das tuas opções pois quando o fiz, demonstraste muitas vezes que tinhas razão. No entanto, permite-me que te diga que de vez em quando deves deixar alguns jogadores confusos, como será o caso do Nolito(Nozito, Golito...o que quiseres...). É que o homem confidenciou-me que não sabe mais o que fazer...é que ele está a lutar por este ano marcar mais golos que o Ronaldo e o Messi e tu tens vindo a fazer-lhe a vida difícil. Às vezes penso que percebo a opção pelo Bruno César, mas a realidade é que quando pões o Nolito a titular, fico sempre a pensar como é que ele passou tantos jogos no banco. Ainda por cima o homem é maluco como tu, razão mais do que suficiente para vocês se darem bem! Por favor, não te sintas ofendido por te chamar maluco, mas a realidade é que só um maluco elimina o Manchester na fase de grupos da Champions! Agora os gajos querem o Gaitan para se vingarem de nós! 35M€ e podem levar o Nico (e o Peixoto ;)). É que para um maluco como tu, é fácil fazer mais destes...(que estratégia espetacular de lesionares o Enzo até Janeiro, assim os gajos não o vêem até o mercado fechar e depois quando levarem o Gaitan por 35M€, saberão que para levar o Enzo terão que pagar ainda mais!!). Ah granda maluco!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ZENIT :)

Viesse quem viesse viria com um sorriso :)
É o ZENIT :)

Sorteio da Champions - preferências

Gostava que nos calhasse o CSKA  nos Oitavos de Final.
Depois o Basileia nos Quartos (tenho o empate em casa encravado na garganta).
O Zenit nas meias (há que ensinar o Bruno Alves a jogar à bola).
E claro, na final, o grande APOEL!! Como português adorava vingar a equipa que eliminou o FCPorto! Tudo pelo país!!!
Se o FCPorto foi campeão europeu com as equipas que foi, porque é que não podemos almejar o mesmo??
Todo e qualquer sorteio que seja na íntegra diferente deste, será um sorteio dificil (mesmo que calhe o CSKA nos oitavos)...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A onda que começa no rio...

Como amanhã é dia de sorteio da Champions e estará toda a gente "para aí virada", penso que deve ser feita uma nota sobre o evento mais importante do dia de amanhã: o jogo no Estádio da Luz, SLB-Rio Ave, às 20h15.
Penso que este é o jogo ideal para JJesus começar a protagonizar o início da tão propalada e importante "onda encarnada". Esta onda não surge em nenhum canhão situado no Oceano Atlântico, nem tão pouco se situa na Nazaré ou possui 30 metros...esta onda surge em todo o Portugal Continental e Ilhas, restante continente europeu e todos os outros continentes. É uma esperança que invade os corações encarnados e atormenta todos os anti-benfiquistas. É a semente que poderá germinar, levando a equipa numa das suas folhas até ao topo, até ao título de Campeão Nacional.
Devido aos decadentes últimos anos D.T. e A.J, ou seja, Depois de Toni e Antes de Jesus, qualquer docinho servia para encher o estômago e fazer os adeptos acalentarem a esperança de sermos campeões (mais ou menos o mesmo que se passa agora com o SportingCP). Daí, que à 2 anos atrás, ainda muito antes do mês de Dezembro, a onda encarnada já tivesse surgido (em anos anteriores surgia só na pré-época...)e a equipa já a estava a surfar. Neste momento, o adepto encarnado é muito mais exigente e apesar do 1º lugar no campeonato e no grupo da Champions, a onda encarnada teima em não surgir. Seja pela eliminação da Taça de Portugal, seja pelas exibições aquém do esperado, a verdade é que a onda ainda não surgiu. Ora é importante perceber as condições para que a onda nasça: grandes exibições e goleadas quanto a mim são o fundamental e claro, qual o melhor sitio para a onda nascer senão no Rio que tem uma Ave que desta forma poderá prender a onda ao bico e levá-la a ficar gigante!
Numa boa jogada de marketing (vá lá, acertaram uma!), o SLBenfica oferece um bilhete a quem comprar outro (não percebo é porque é que eu não recebi sms com isto...). Assim sendo, espera-se uma boa casa para a recepção ao Rio-Ave (e por boa casa não me refiro a 40405 espetadores...) apesar do jogo ser numa 6ªFeira à noite (que raio pah....).
Muito público, adversário acessível, ótima equipa e grande treinador, penso estarem reunidas as condições para darmos início ao também muito desejado "rolo compressor". Este rolo tem início no Rei Artur e reprime todo e qualquer adversário de sair de dentro da sua grande área, obrigando a uma densidade populacional elevadíssima nessa mesma zona, e deixando o alerta vermelho para todos os que a seguir se dirigirem ao Estádio da Luz: perigo de goleada!
Sei também que este será o jogo indicado para o ser comummente conhecido como "Tacuara" dar inicio à sua série ispétaculáre de hat-tricks. Já andei com a Meo para a frente e aquele 1º golo do Tacuara é realmente um grande grande golo!
Venha daí a grande exibição com a goleada obrigatória para que a onda encarnada nasça definitivamente e invada o Marquês de Pombal daqui a uns meses!

PS: Esta onda tem mais de 30 metros e acredito que somos capazes de a surfar!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As perguntas certas

Fui ensinado por um grande sábio que mais importante do que procurar as respostas certas, é saber fazer as perguntas certas. Só então, a partir daí, se poderá almejar a conseguir obter as respostas certas. O grande problema de Óscar "Tacuara" Cardozo para a maioria dos adeptos do SLBenfica é que estes não sabem fazer as perguntas certas. A Tacuara não se pergunta se jogou bem ou mal, pergunta-se "Quantos golos marcou?" E a esta pergunta, semana após semana, Tacuara já respondeu com números que somam 111 em 188 jogos - média de 0,6.
Não me perguntem quantos sprints Tacuara fez, se bem que podem perguntar quantas bolas o GR ou os defesas adversários foram obrigados a atirar para fora devido à sua fraca presença. Não me perguntem quantos nós cegos já deu, se bem que podem perguntar quantos defesas já tirou do caminho em meio metro. Não me perguntem quantos passes errou, perguntem quantos lances de perigo originou. Cardozo é tosco com a bola, desengonçado a correr e para quem tem a sua altura, o seu jogo de cabeça deixa a desejar. No entanto, é importantíssimo em lances defensivos devido à sua elevada estatura, sendo essa também a razão porque sofre tantas faltas e muitas delas não são assinaladas, é muito importante para o estilo de jogo do SLBenfica que muitas vezes tem que bombear a bola para o seu homem-bomba, é um excelente rematador de longa distância que tem por hábito aparecer nos grandes jogos (Sporting, Braga, Porto, Champions...), dá imenso trabalho a um defesa para o marcar mesmo sem muito correr (quanto mais não seja porque se tiver 0,5m e rematar à baliza, a probabilidade de ser golo é significativa...) e é um finalizador nato que aparece cirurgicamente no sitio certo a encostar para o fundo da baliza. Cardozo é assim...um matador tosco, amado por uns e odiado por outros, um jogador que merece o lugar no 11 quanto mais não seja porque tem mais 1 golo do que esse mesmo 11...ou seja, 111...
Ao gang do assobio, a pergunta que eu faço é: nos últimos anos, qual o ponta-de-lança do SLBenfica que tem melhor média de golos marcados do que o Cardozo? Estou indeciso entre alguns confesso...não sei se terá sido o Martin Pringle, o Valdir, o Brian Deane, o Dean Saunders, o João Tomás ou o grande Nuno Gomes (média de 0,4 golos/jogo)...claro que temos também outro alto e tosco que também era assobiado e que por acaso tem uma média de 0,65...Era Van qualquer coisa e também foi corrido do clube...podemos sempre voltar à década de 60 e de 70 e reportar-nos a outros...pois podemos, mas isso era ser estúpido demais...
Eu cá continuarei a cantar para terem cuidado porque ele é perigoso e continuarei a chamar-lhe muitos nomes, a dizer-lhe para correr e que ele é uma porcaria, mas o mais certo é que quando olhar para o placar do Estádio, se do lado do SLBenfica não tiver um 0, o mais certo é estar lá o nome dessa porcaria...
Imaginem se o jogador a ser assobiado como é marca 0,6 golos/jogo, o que é que aconteceria se o enchessem de confiança e de moral e o pusessem a jogar com o astral em altas. Ah, espera já aconteceu não foi?? 46 golos em 54 jogos...bela merda esse gajo...bem que podiam contratar um gajo de jeito...este nem um golo por jogo consegue marcar...Que porcaria este Tacuara...

Enfim, como a minha política de assobios é diferente de muitos adeptos e eu não tenho o direito a julgar ninguém, apenas posso continuar a aplaudir e a dar força a todos os jogadores que entrarem com a camisola do Benfica para dentro de campo e, caso assim o entenda, no final, começar a mandar vir com eles. Se até o Luis Filipe aplaudi, porque é que hei-de assobiar o Tacuara?? Continuo com a impressão que cada vez que um assobio ao Cardozo se cala, o QI audível do Estádio da Luz aumenta substancialmente...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Falhanço, vitória e futurologia

Que incrível falhanço o do Tacuara!! Foi tão grande que estava a ver o jogo e a minha preocupação foi ver se o árbitro assistente anulava o golo por fora-de-jogo, quando heis que sou alertado por um grito de um amigo a dizer como é que ele falhou aquilo...falhou?? Mas falhou como???? OMG!!!!!!! (Nota: todos os grandes pontas-de-lança têm um falhanço memorável...este foi o do Cardozo, a partir daqui é sempre a marcar!)
Vai-se vingar pensei eu...e eis que nos dá os 3 pts merecidos e importantíssimos!!! LINDO!! Que importante esta vitória! Grande Tacuara!!!
Tal como previ, antes dos 2 jogos, perdemos na Taça e ganhámos no campeonato. Óbvio que a dependência entre estas duas ocorrências não é linear e nem se pode sequer dizer que exista, no entanto, não me deixa muito chateado pois a prioridade continua a ser o campeonato (apesar de eu adorar ir ao Jamor, a realidade é que com Marítimo fora e Sporting fora, seria muito difícil chegarmos às meias-finais).

Via aberta agora para uma série espetacular de vitórias no campeonato! Não poderá haver desculpas para fazer uma série de 8 vitórias consecutivas no campeonato (2 já foram) com:



8 vitórias é para mim o mínimo exigível. O jogo seguinte é em Guimarães e também será para ganhar, bem como os 7 jogos seguintes, onde teremos os jogos em casa contra FCP e Braga. Depois haverá a visita a Alvalade onde poderemos ter um resultado menos positivo. A minha pergunta é: caso o SLBenfica ganhe estes próximos 6 jogos, onde estarão FCP(tem que receber o Marítimo e ir a Alvalade) e Sporting (Coimbra, recebe o FCP, vai a Braga e Barreiros)?

Não se admitem outros resultados para o SLBenfica e depois logo se verá o resultado final, sendo que, pelo menos, um dos dois(SCP ou FCP) terá que perder pontos no jogo entre si. Que fique registado que desejo claramente a vitória do Sporting (caso o FCP ganhe ao Marítimo em casa)

Não haverá Champions e portanto, não haverá necessidade de poupanças ou gestão de qualquer género (no campeonato). Haverá Taça da Liga que penso que deve ser ganha com a 2ªequipa (Eduardo, Capdevilla, Matic, Nolito, David Simão, Saviola, Nélson Oliveira...qual 2ª equipa qual carapuça!!!É um equipão!)

JJesus tem a palavra. Quanto a mim, está descoberto o caminho marítimo para o 33ºTítulo, agora é uma questão de não parar de remar! Onda a onda, surfaremos a onda de 33metros, maior que a do canhão da Nazaré!

Nota especial positiva para 3 jogadores: Jardel (que exibições que tem feito!! Estou surpreso!), Javi Garcia (Limpa tudo!!!) e Pablito Aimar (QUE MAGIA!!!! Para não variar...).

Nota negativa para 2 jogadores: Emerson e Bruno César. WTF???? Emerson são umas atrás das outras (mantendo o que de positivo tenho a dizer dele - jogo aéreo e capacidade de travar contra-ataques adversários - e o negativo - perde bolas estúpidas, é lento e ultrapassado com facilidade, complica sem necessidade...) e Bruno César tem estado desaparecido desde o grande jogo que fez em Manchester...